Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 17 de março de 2012

População de São José de Espinharas participa do Dia Estadual de Combate ao Fumo

O pátio da Igreja de São José foi o local escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde, numa parceria com a própria igreja, para a vivência de um importante momento contra o tabagismo. O Dia Estadual de Combate ao Fumo, celebrado na última quinta-feira 15, marcou a rotina da população do município de São José de Espinharas.

O trabalho educativo com a comunidade foi iniciado com uma peça teatral enfocando o uso do cigarro. Na sequência foi apresentado um vídeo alertando sobre as consequências do consumo do tabaco, com comentários explicativos. Houve um debate dos profissionais de saúde com os moradores sobre esse problema que gera um custo bastante alto para a saúde pública do país.

A população recebeu muitas informações sobre os serviços disponibilizados pelo SUS, inclusive em seu município, a cerca de como encarar um tratamento contra o fumo. Para a secretária municipal de Saúde, Ilva Lacerda, o Dia Estadual de Combate ao Fumo foi bastante proveitoso, sendo mais uma importante oportunidade de oferecer educação, conscientização aos moradores, inclusive muitos jovens, sobre as doenças provocadas pelo cigarro e mostrar os caminhos para quem precisa e quer se livrar da dependência química e psicológica.

Polícia prende pai e filho acusados de tráfico de drogas em São Mamede


Marcos Eugênio
As polícias Militar e Civil prenderam nas primeiras horas deste sábado os mototaxistas Sidraque Marques Oliveira, 49 e seu filho Vinícius marques, 24, ambos mototaxistas da cidade de São Mamede. Uma terceira pessoa também foi detida pelo mesmo crime, Everaldo de Lima Pio, 40 anos.

Os três vinham sendo investigados depois que o destacamento de São Mamede passou a receber diversas denúncias de populares de que o trio vinha praticando tal ato ilícito. Segundo o comandante do III BPM, Cunha Rolim, a Polícia sabia da grande movimentação na casa dos acusados, principalmente à noite, mas não conseguia pegar o flagrante.

“Com os mandados de busca concedidos pela Justiça de São Mamede conseguimos dar esse flagrante. Outras duas pessoas devem ser presas logo, logo e outras estão sendo investigadas, comentou Rolim.

Chamou atenção da polícia o padrão de vida de Sindraque, possuir de vários imóveis na cidade,  uma casa relativamente de bom valor, algo não compatível com a profissão que o acusado desenvolvia e ganhava a vida, mototaxista. No momento da prisão ele tentou livrar o flagrante jogando parte da droga na galeria de esgotos.

A Polícia possui um mapeamento dos pontos de drogas na região de Patos, o que já proporcionou, em algumas operações, diversas prisões. Com essas detenções, segundo Rolim, os pontos geralmente passam a ser comandados por mulheres, irmãos, cunhados, filhos e outros parentes dos traficantes, alguns coordenam as vendas de dentro dos presídios. “Parte dessas bocas de fumo em que prendemos diversas pessoas em recentes operações foram monitoradas pela Polícia e algumas mulheres de traficantes foram detidas”, adiantou o comandante.

A reportagem falou com Sindraque, que não revelou de onde vinha a droga. Disse que ele e seu filho agiam no tráfico como aviõezinhos, ou seja, com papel de levar a droga até o usuário. “As pessoas nos ligavam e a gente apenas ia deixar a droga”, explicou. 

Nessa operação a Polícia aprendeu 90 pedras de crack e 1.730,00 em cédulas e moedas. Os detidos foram trazidos para 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil em Patos, onde prestaram depoimentos e deverão ser transferidos para o Presídio Romero Nóbrega.

Arquivo do blog