Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de maio de 2012

Pré-candidato Rui Pontes rebate números da Consult que o aponta com menos de 1% das intenções de voto


Marcos Eugênio

Foto:patosonline
O pré-candidato a prefeito de Patos pelo PP nas eleições deste ano, o médico Rui Pontes Filho, rebateu veementemente a pesquisa publicada pelo Jornal Correio neste sábado, do instituto de pesquisas Consult, em que ele aparece com 0,040% das intenções de votos, números, segundo ele, que não batem em nada com as pesquisas realizadas internamente pelo partido. “Temos pesquisas internas que apontam que estamos muito bem e esses números (Consult) não condizem com a realidade da vontade do eleitorado. Há uma discrepância enorme em relação às nossas pesquisas. Se fosse uma diferença pequena estaria na margem de erro”, desabafou Rui.

Ele criticou a metodologia aplicada, afirmando que tem informações de que eleitores foram estimulados quando diziam que votavam nele, recebendo a resposta que o mesmo não era candidato. Rui ironizou dizendo que está tranquilo lembrando as pesquisas para governador feitas pelo instituto do RN, que sempre apontavam José Maranhão com larga vantagem. “Estou muito feliz, pois todo mundo que sai na frente na Consult aqui em Patos acaba perdendo”, enfatizou.

Ele também argumentou que existe uma verdadeira manobra dos dois grupos, PMDB e DEM para barrar uma terceira via para a cidade de Patos. “Acho importante a população ter a oportunidade de sair dessa polarização eleitoral que existe em Patos”, opinou o pré-candidato pelo PP.

Pesquisa em Patos: Francisca Mota lidera intenções de voto com 41,40%; Dinaldo Filho aparece com 36%


Se a eleição para prefeito de Patos fosse hoje, a pré-candidata do PMDB, deputada estadual Francisca Motta, seria eleita com 41,40% dos votos. Em segundo lugar, ficaria o médico Dinaldo Wanderley Filho (Democratas), com 36%. É o que aponta a primeira pesquisa de intenções de votos Correio-Consult (estimulada) para prefeito da maior cidade do Sertão e quinto maior colégio eleitoral do Estado, com 66.844 eleitores, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Os eleitores entrevistados também se referiram aos nomes de Silvano Morais (Psol), Rui Pontes Filho (PP) e Lenildo Morais (PT). Silvano, segundo a pesquisa, ficaria em terceiro lugar, com 0,60% das intenções de votos, seguido de Riu Pontes, com 0,40% e Lenildo Morais, com 0,20%. Pelo menos 10,60% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos pré-candidatos e 10,80% não souberam responder. 

Superintendente do Incra (instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na Paraíba, Lenildo Morais desistiu da pré-candidatura a prefeito no mesmo período em que a entrevista estava sendo realizada, na semana passada. O PT de Patos decidiu fazer uma coligação com o PMDB, em apoio ao nome de Francisca Motta. É possível que ele seja o candidato a vice na chapa encabeçada pela peemedebista. 

Espontânea
A deputada Francisca Motta também lidera na consulta espontânea. De acordo com a Consult, a pré-candidata peemedebista tem, na espontânea, 24,20% das preferências do eleitorado patoense, contra20% de Dinaldo Filho. De acordo com a Consult, 43% dos entrevistados não sabem em quem vão votar e 7,20% responderam que não votarão em nenhum deles.

Mesmo não podendo disputar, o prefeito Nabor Wanderley obteve 3,8%, seguido de nomes como Lenildo Morais, Rui Pontes Filho, Silvano, Ivânio Ramalho, Jefferson Melquíades, Hugo Motta, Raniery e Paulo Lima, todos com 0,20% das intenções de votos. A opção “candidato de Nabor” também aparece com 0,20%.  

Registro no TER
A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 09/2012. Segundo o presidente da Consult, Paulo de Tarso Teixeira Ferreira, as entrevistas foram aplicadas nos últimos dias 19 e 20. Ao todo, a Consult fez 500 entrevistas com eleitores dos sexos masculino e feminino, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos familiares, em todas as áreas do municípios de Patos, inclusive na zona rural. A margem de erro é de 4% pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiabilidade, segundo Paulo de Tarso, é de 95%. 

Parceria com Correio
A Consult Pesquisa trabalha em parceria com o Sistema Correio de Comunicação há 12 anos e atua no Estado da Paraíba há 20 anos. A empresa está no mercado há 24 anos e tem sua sede na Capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal. A pesquisa de Patos foi a terceira realizada este ano pela Consult. As primeiras foram nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, respectivamente. 

 “Depois de Campina Grande foi a vez da cidade de Patos abrir a rodada de pesquisas nas demais cidades do interior da Paraíba”, comentou Paulo de Tarso. Segundo ele, outras pesquisas serão realizadas a partir do momento em que as pré-candidaturas forem sendo definidas. 

Adelson Barbosa dos Santos - Jornal Correio

Colaboradores do Compra Premiada participam de palestra oferecida pelo Sebrae


Fotos:Marcos Eugênio
 
 
 
 

Marcos Eugênio

Um auditório lotado, todos muito atentos para receber e trocar conhecimentos sobre vendas. Detectar erros graves na abordagem ao cliente, como fazer diferente para ampliar as vendas. Este foi o cenário da palestra “Motivação e sucesso em vendas”, oferecida na noite de ontem (sexta-feira 25) pelo Sebrae Patos a empresários e seus colaboradores envolvidos na campanha Compra Premiada, que acontece em Patos, numa realização da Associação Comercial, CDL e outros parceiros, a exemplo do Sebrae.

Na abertura falaram Maria de Fátima Oliveira, analista do Sebrae, José de Sales Martiins (Diniz), presidente da Associação Comercial de Patos e Aldo Nunes, gerente regional do Sebrae. Diniz enfatizou a importância da palestra no incremento às vendas do Compra Premiada e da parceira que envolve o Sebrae e outras empresas. Aldo frisou o diferencial que faz os colaboradores na empresa, quando estes estão motivados. Maria de Fátima disse que novas palestras irão acontecer, até por que o Sebrae possui um projeto para ampliação de vendas no comércio de Patos, que passa necessariamente pela qualificação de empresários e seus colaboradores.

A palestra ficou sob responsabilidade do consultor do Sebrae, Valdolírio Junior, que usou uma linguagem simples para tratar de um evento dentro da economia de suma importância, aliás sem ela não há circulação de bens, geração de renda e emprego, riqueza: as vendas. A exposição do consultor foi uma capacitação que despertou no público nuances importantes a ser postas em prática no dia a dia, como atenção ao cliente. Uma pesquisa apresentada mostrou que 68% da clientela que se afasta se deve à insatisfação com o pessoal de atendimento, pela má qualidade do serviço prestado.

“Ter atitude faz enorme diferença”, disse Valdolírio para os colaboradores presentes. Para ele a postura, a criatividade e a emoção são ferramentas cruciais para o sucesso de vendas. Comentou que todos devem estar atentos às mudanças de mercado, de comportamento do público consumidor e utilizar isso a ser favor para ampliar as vendas.

O Sebrae já programou mais uma palestra para a primeira semana de junho. Tirar proveito no mês junino, quando a cidade recebe um público maior de consumidores em decorrência dos festejos juninos, é uma boa dica para o aquecimento das vendas.  

sexta-feira, 25 de maio de 2012

INSA lança mapeamento da estiagem no Semiárido brasileiro

Foto:Marcos Eugênio

Ascom 

Cerca de 60% da população residente no Semiárido brasileiro, quase 12 milhões de habitantes, estão afetados pela estiagem. Por esta razão, na última sexta-feira (18), representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil visitaram a sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) para discutir ações para a convivência com a estiagem na região semiárida da Paraíba. 

Na manhã desta sexta-feira (25), pesquisadores do INSA lançaram nota técnica com diagnóstico dos municípios do Semiárido brasileiro em situação de emergência e estado de calamidade pública devido à escassez de chuva, conforme o reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Segundo o diagnóstico, 659 municípios do Semiárido brasileiro já foram reconhecidos em situação de emergência e estado de calamidade pública devido aos efeitos da estiagem e 70 estão em análise. A população total residente nos municípios já reconhecidos chega a 11.911.871 habitantes, o que representa 53% da população do Semiárido brasileiro, que é de 22.598.318 habitantes. Ressalta-se que a população mais vulnerável desses municípios é a rural (4.452.416 habitantes), por não contar com infraestrutura de abastecimento de água, e ter a agricultura familiar de sequeiro, a criação de animais e o extrativismo como única fonte de renda.

O documento apresenta ainda relação dos Estados mais afetados pela estiagem, os municípios do Semiárido em fase de reconhecimento da situação de emergência e estado de calamidade pública e um conjunto de ações e tecnologias sociais que podem ser adotadas visando à convivência com a semiaridez.

Prazo para enviar declaração de empreendedor individual termina dia 31


A Paraíba é o estado do Nordeste com melhor índice de entrega do documento, mas quase a metade dos empresários paraibanos ainda não cumpriu com a obrigação

            Falta menos de uma semana para terminar o prazo para os empreendedores individuais entregarem à Receita Federal a Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN SIMEI), referente a 2011. Os empresários dessa categoria devem enviar o documento com a declaração de rendimentos até o dia 31 de maio (próxima quinta-feira) para não perderem os benefícios a que tem direito, como acesso ao crédito, cobertura previdenciária, participação em licitações e emissão de nota fiscal. Quem não entregar o documento também terá de pagar multa.

            “Os empreendedores individuais (EI) têm poucas obrigações a cumprir, não pagam imposto de renda, por exemplo, mas precisam entregar essa declaração de rendimentos anualmente. É preciso que eles cumpram esse compromisso, para estarem em dia com a Receita Federal, Estadual e Municipal e não perderem os benefícios dessa política pública que foi construída para eles”, destacou o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alexandro Teixeira.

            De acordo com dados da Receita Federal, a Paraíba é o estado do Nordeste que tem o melhor índice de entrega do documento. Até o final de abril, 53% dos empresários paraibanos dessa categoria já havia entregue a declaração. Nacionalmente, essa média é de 48,25%. O estado que teve o maior número de entregas do documento, até o dia 30 de abril, era Santa Catarina, com 69,8% do total de empresários. A Paraíba ocupa o quinto lugar no ranking nacional de entrega do documento e apenas nove estados ultrapassaram a marca dos 50%.

            Devem enviar a declaração até 31 de maio os empreendedores individuais que se formalizaram até o último dia do ano passado. Na Paraíba, até 31 de dezembro de 2011, havia 26.366 empreendedores individuais formalizados. Destes, cerca de 14 mil fizeram a entrega do documento à Receita Federal, segundo dados computados em 30 de abril deste ano.

            O empresário deve fazer a declaração no site da Receita Federal na internet (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/DASNSIMEI.app/Default.aspx). Quem tiver dúvidas, pode procurar uma das agências do Sebrae ou contador cadastrado pela Receita que oferece o auxílio gratuitamente. No site Portal Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) há uma listagem dos escritórios de contabilidade que prestam esse serviço.

            Empreendedor Individual é o mecanismo jurídico criado pela Lei Complementar 128/08, que permite a formalização de trabalhadores que tenham uma atividade econômica. Podem se enquadrar os trabalhadores que tenham faturamento anual de até R$60 mil (no ano passado esse teto era de R$36 mil) e que sejam optantes do Simples Nacional.

 Assessoria

Em reunião extraordinária, Eliseu fala das mudanças previstas para o Hospital Regional de Patos


Foto:Marcos Eugênio
O diretor do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, José Eliseu de Melo, atendendo solicitação dos funcionários, realizou reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira 25, onde repassou todas as informações e tirou dúvidas sobre o processo de administração que pretende o Governo do Estado para o Janduy, seja através de uma Sociedade Organizada, seja através de cooperativa. 

Tranquilizou os funcionários em relação ao receio de demissões e garantiu que não há qualquer orientação nesse sentido e sim a oferta de cursos de qualificação que vão ser realizados nesse período de transição. 

Na reunião esta semana com o secretário de saúde do Estado, Waldson de Souza, o diretor do Janduhy entregou-lhe o projeto de ampliação da UTI de seis para dez leitos, o que dará condições mínimas de se iniciar os  serviços de neurocirurgia, enquanto se constrói a nova UTI.

O Estado está abrindo licitação para aquisição de um tomógrafo, ressonância nuclear magnético, um endoscópio, aparelho de ultrassom portátil, um ultrassom fixo e a radiologia digital, equipamentos de ponta que irão gerar diagnósticos com rapidez e precisão no Regional de Patos. “Estamos na ansiedade que ocorra logo esse processo de licitação, sabemos que é lento, para que possamos ter no Hospital de Patos uma grande estratégia para o resto do Estado”, comentou Eliseu.

O diretor do Regional disse que o secretário Waldson o ligou ontem solicitando pressa na formação das equipes de cirurgias eletivas. A meta é realizar, entre as eletivas e oftálmicas, cerca de 35 cirurgias por semana. Hoje a regional de Patos possui uma demanda de aproximadamente 600 cirurgias eletivas para serem realizadas. 

Em relação a Unacon – Unidade de Oncologia, cuja inauguração estava prevista para este ano, possuindo inclusive dotação orçamentária, o processo é lento, segundo o diretor do Janduhy Carneiro, já que a cada dia novos documentos, além dos já apresentados, estão sendo solicitados, como análises de solo, mais estudos topográficos, análise ambiental, plano de gerenciamento de resíduos sólidos, dentre inúmeros outros. 

Marcos Eugênio

Arquivo do blog