Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 30 de junho de 2012

Estação das Artes é inaugurada com música e artes plásticas

A Estação das Artes, o novo prédio do complexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, foi inaugurada na noite desta sexta-feira (29). A solenidade foi marcada pela abertura da exposição “Natureza Extrema”, do artista plástico e ambientalista Frans Krajcberg. O local é mais um espaço para a promoção de atividades artísticas, culturais e científicas. Na obra foram investidos R$ 18,9 milhões, por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

No discurso de inauguração, o prefeito Luciano Agra destacou a satisfação de oferecer um equipamento com tamanha gama de oportunidades de artes para a população. “A Estação das Artes foi planejada para trazer cultura e beleza para a cidade. Este novo equipamento da PMJP chega para atender aos anseios de uma população ávida por cultura, que oferecerá, de modo permanente, as mais diversas expressões artísticas. Com a galeria das artes, João Pessoa tem a possibilidade de oferecer o que há de melhor no campo artístico”, afirmou.

Após a entrega oficial da Estação das Artes, o público
presente teve a oportunidade de conferir a abertura da exposição “Natureza Extrema” do artista plástico Frans Kracjberg. “A obra de arte nasce da vida do povo, da alegria e da angústia do povo, da floresta queimada e do verde dos canaviais”, disse o artista em relação ao seu trabalho artístico.

A exposição conta com um conjunto de cinco totens, sete esculturas em vários tamanhos, três relevos e 24 fotografias de queimadas da floresta. Frans Krajcberg é considerado hoje o maior escultor vivo do mundo, título recebido este ano no Japão, quando recebeu o prêmio Enku.


Obras de outros artistas
– No novo prédio da Estação Cabo Branco haverá ainda obras escultóricas permanentes: uma de Fred Svendsen, intitulada “Baleia”, um painel de autoria do artista plástico Clóvis Júnior e duas esculturas do pernambucano Francisco Brennand.

A obra de Fred Svendsen está localizada na rampa da entrada principal do novo prédio. A escultura é feita em ferro carbono e tem 4 metros de comprimento por 8 metros de altura. É tridimensional, com uma largura de 70 centímetros, revestida com tinta automotiva para evitar a corrosão.


Música Regional na abertura
– A programação do evento foi aberta com a apresentação da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste em um palco montado no estacionamento do prédio. Em um show de aproximadamente 60 minutos, o grupo tocou dez músicas de Luiz Gonzaga, entre elas “Asa Branca” e “Olha pro céu”.

Estrutura
– O novo espaço, projetado pelo arquiteto da Secretaria de Planejamento (Seplan), Amaro Muniz, conta com três pavimentos. Na parte inferior, há dois miniauditórios com capacidade para 80 pessoas, cada; banheiros; escadas; elevador; espaço expositivo de 1.146,10 m2; reserva técnica; copa; depósito; estacionamento com capacidade para 400 automóveis; e espaço para ônibus de turismo.

No pavimento do térreo, há outros dois miniauditórios com capacidade para 100 lugares, cada; hall de entrada; galeria para circulação; recepção; copa; depósito; um espaço para instalação de um restaurante ou café; cozinha; setor administrativo; rampas de
acesso; circulação horizontal; escada; e elevador. Já o pavimento superior é formado por um terraço, um depósito e área técnica.

A edificação tem uma pequena deflexão em relação ao norte, no intuito de evitar a insolação de verão e aumentar a coleta de ventilação natural. Para maior flexibilidade do prédio, optou-se pela modulação estrutural, de nove por nove metros no espaço para exposições e galeria, enquanto nas cabeceiras a estrutura é composta por pilares, vigas e laje do tipo nervurada.


O prédio possui conforto térmico e ambiental, com cabeceiras prontas para receber tratamento acústico e térmico, de acordo com atividades ali propostas. Enquanto isso, a galeria e a área multidisciplinar, orientadas para o sul, foram desenhadas para receber ventilação cruzada.
 
Secom-JP

Irmão de Mução seria o autor dos crimes de pedofilia, diz Polícia Federal

O irmão do radialista Rodrigo Vieira Emereciano, mais conhecido como Mução, está sendo apontado pela Polícia Federal (PF) como responsável pelos crimes de pedofilia pelos quais o humorista havia sido acusado e preso, na última quinta-feira (28), em Fortaleza. 

A informação foi repassada pela PF em coletiva de imprensa, na noite desta sexta-feira (29), no Recife, para explicar a reviravolta sofrida pela investigação do grupo desbaratado na operação Dirty Net, deflagrada em 11 estados e no Distrito Federal.

"Ele [Mução] se mostrou surpreso com a investigação e levantou a hipótese de que poderia ser uma pessoa muito próxima, que tem acesso à casa e às senhas. Intimamos o irmão, que se apresentou com o advogado. Ele é engenheiro da computação e tem conhecimento aprofundado de informática. Era responsável pelo parque tecnológico da empresa, instalava softwares, tinha pleno acesso aos computadores do irmão e de outras pessoas da empresa", detalha o delegado Nilson Antunes.

Antunes disse também que a PF identificou o irmão como suspeito pelos crimes na metade do dia. "Ele [o irmão] se entregou porque a polícia chegou a ele. O investigado recebeu essa notíca enquanto estava sendo reinterrogado. Ficou muito emocionado, chegando às lágrimas", lembra.

De acordo com a Polícia Federal, comprovaram-se acessos feitos de várias residências e do escritório de Mução. "Se ele tivesse uma sombra que trabalhasse com ele, morasse com ele e usasse os dados cadastrais dele, poderia ser inocentado. Infelizmente, parece ser o caso. É uma verdadeira tragédia familiar", conta a delegada Kilma Caminha. "O rapaz não sabe por que costuma fazer isso com o irmão, não soube explicar o motivo", completa.

Como o inquérito envolve crianças e adolescentes, corre em segredo de Justiça. O irmão de Mução, que tem 23 anos e cuja ficha criminal não contava com nenhuma ocorrência ligada a pedofilia, segundo a PF, não foi preso porque não houve flagrante e porque confessou. O rapaz deve ser indiciado pelo artigo 241B do Estatuto da Criança e do Adolescente, cujo crime é disponibilizar arquivos contendo imagens de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. A pena prevista é de 4 a 10 anos de reclusão.

Por volta das 20h desta sexta-feira (29), os advogados Valdir Xavier e Bruno Coelho da Silveira, que representam o radialista, chegaram à sede da PF em Pernambuco para entregar aos investigadores um mandado expedido pela 13ª vara da Justiça Federal em Pernambuco, revogando o pedido de prisão que mantinha o humorista detido. Eles deixaram o local, acompanhados de Mução, por volta das 21h, para fazer os exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal. "Achamos que seria temerário demais mandar para o presídio uma pessoa sobre a qual paira uma dúvida sobre sua inocência", disse o delegado Nilson Antunes.

“Deixamos claro desde os primeiros momentos que não houve envolvimento de Rodrigo e que havia confiança irrestrita na Justiça e nas investigações da Polícia Federal", assegurou o advogado Valdir Xavier, que acompanha o caso desde Fortaleza (CE), onde aconteceu a prisão. O outro advogado é pernambucano e está dando apoio na defesa do radialista. Mução chegou ao Recife por volta das 8h40 desta sexta. Ele depôs durante a manhã, houve um intervalo no horário do almoço e o depoimento continuou até a noite.

Prisão

O humorista teve a prisão temporária decretada pela Justiça Federal em Pernambuco. Ele morava no Recife até se mudar para Fortaleza, onde estaria há cerca de três meses.

De acordo com Nilson Antunes, diretor regional de Combate ao Crime Organizado da PF, os dados obtidos ao longo das investigações já comprovam o envolvimento do suspeito. "Já temos provas robustas da participação dessa pessoa no cometimento desses crimes. São provas técnicas que não temos como materializar, análise de transmissão de dados, de material de informática", afirmou, em entrevista coletiva concedida na quinta-feira (28).

As investigações da Operação Dirty-Net, que foi realizada em 11 estados e no Distrito Federal, começaram há cerca de seis meses. No total, 18 pessoas foram detidas. Além do humorista, outras prisões ocorreram no Rio Grande do Sul (duas em Porto Alegre, uma em Esteio e duas em Santa Maria), Minas Gerais (três prisões), Paraná (uma em Foz do Iguaçu), São Paulo (uma na capital), Rio de Janeiro (duas na capital) e Espírito Santo (uma na Grande Vitória).
Do G1 PE

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Luiz Couto apresenta emanda para Universidade do Sertão

O deputado Luiz Couto protocolou, nesta quinta-feira (28), junto à Secretaria da Comissão Mista de Orçamento (CMO), duas emendas ao texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) – 2013 para beneficiar o Hospital Napoleão Laureano e mais cinco emendas individuais ao Anexo de Metas de Prioridades para obras no Estado.

De acordo com o parlamentar, as cinco emendas apresentadas ao Anexo de Prioridades da LDO irão para as seguintes obras: adequação da infraestrutura viária no Porto de Cabedelo; construção da Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba; implantação da Universidade Federal do Sertão da Paraíba (UFSPB); implantação de novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Estado da Paraíba e recuperação do Sistema de Trens Urbanos de João Pessoa-PB.

“Tivemos o cuidado de apresentar emendas levando em conta a efetividade e a garantia da execução de cada ação. Por isso, optamos pelo critério técnico e priorizamos as emendas que estão amarradas às iniciativas já propostas no Plano Plurianual (PPA) – 2012/2015, que estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos ao longo de quatro anos. Dessa forma, teremos a continuidade e a concretização das obras”, explicou Luiz Couto.

O deputado Luiz Couto também apresentou, através da bancada paraibana, cinco emendas ao Anexo de Metas de Prioridades da LDO 2013, já votadas e aprovadas pelos deputados e senadores para as seguintes obras no Estado: adequação da infraestrutura viária no Porto de Cabedelo; construção do Aeroporto Inter-regional de Cargas (PB/PE); construção do Novo Porto em Águas Profundas na Paraíba; construção de contorno rodoviário na BR 230, em Campina Grande e recuperação do Sistema de Trens Urbanos de João Pessoa.



Assessoria

Convenção homologa Julio César para prefeito de Quixaba

 
 
 
 
 
 
 
Fotos:Marcos Eugênio

Marcos Eugênio

Aconteceu na tarde-noite desta sexta-feira 29 na Câmara Municipal de Quixaba-PB a convenção do PMDB que, coligado com o PSDB (chapa Unidos por Quixaba), homologou o nome de Júlio Cesar, o qual tenta a reeleição para prefeito de Quixaba, tendo como vice na majoritária, José Leudo Melquíades. 

Júlio Cesar, acompanhado da primeira dama Anna Christina, foi bastante aplaudido pelos presentes ao chegar à Câmara Municipal. Na parte externa da Câmara foi montado um telão para que a população pudesse acompanhar a convenção. Foram apresentados os candidatos a vereador da coligação Unidos por Quixaba, sendo oito pelo PMDB e um nono pelo PSDB. 

Vários candidatos a vereador se pronunciaram, mas um deles, José Candeia Lopes, mereceu silêncio absoluto da platéia. Três horas antes da convenção ele era pré-candidato para ser o vice de Júlio Cesar. Uma reunião envolvendo Candeia, Julio Cesar e Leudo Melquíades, o trio chegou a um consenso e Leudo, atual vice-prefeito, foi o escolhido para vice na majoritária.

Em seu discurso José Candeia falou que abriu mão de seu desejo de ser vice de Cesar em prol da união. “Não se pode prevalecer desejos pessoais. Acima de tudo está o povo e temos que estar unidos por uma Quixaba melhor”, enfatizou com semblante de emoção.

A convenção contou também a presença do prefeito de Patos, Nabor Wanderley e de seu filho, o deputado federal Hugo Motta, este apareceu já no encerramento do encontro, mas falou sobre a proposta de Julio Cesar para o desenvolvimento local. “Quixaba foi o município que me ofereceu mais votos proporcionais no Estado, 80%. Por isso todo meu esforço para retribuir todo o carinho, o crédito me oferecido por seu povo”, disse Hugo, anunciando o empenho de emenda sua no valor de R$ 600 mil para a construção de um ginásio poliesportivo.

O prefeito Nabor Wanderley elogiou a gestão Júlio Cesar e os avanços que aconteceram ao longo desses três anos e meio. Já o prefeito e candidato à reeleição Júlio Cesar, disse que a administração municipal deve acontecer sem mentiras, com honradez e determinação para atender os anseios dos habitantes.  Falou também do empenho de sua equipe de governo e participação dos habitantes, que assimilaram seu projeto de governo. O Quixabrega, maior evento bregueiro da Paraíba foi citado pro Cesar como uma ação bem sucedida no turismo de eventos, que deu destaque ao município, dentre outras. 

Relação dos candidatos da Chapa Unidos por Quixaba (PMDB/PSDB):

Prefeito: Júlio Cesar de Medeiros Batista
Vice-prefeito: José Leudo Melquíades

Vereadores:

Adean da Silva Rufino (PMDB)
Allan Dellon Candeia de Macedo (PMDB)
Eriberto Araújo Leite (PMDB)
Joaldo da Silva Medeiros (PMDB)
José Candeia Lopes (PMDB)
Nelson Gonçalves Candeia (PMDB)
Osmando Andrade de Medeiros (PMDB)
Paulo Monteiro de Sousa (PMDB)
Everaldo Catanduba da Silva (PSDB)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Presidente do PP de Desterro lança seu nome para prefeito


O presidente do Partido Progressista (PP) de Desterro, José Adriano, vai apresentar seu nome da convenção deste final de semana para prefeito daquela cidade. O ex-secretário municipal de Saúde   possui boa bagagem na área administrativa, além de conhecer bem a realidade de seu município. Ele tem chances de ser escolhido na convenção municipal, visando o pleito de outubro.  

Mução é preso pela PF em ação de combate à pornografia infantil

A Polícia Federal desencadeou nesta quinta-feira, 28, a Operação DirtyNet com o objetivo de desarticular uma quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil na internet. Estão sendo cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Em Natal, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em um imóvel localizado no bairro de Petrópolis, pertencente ao radialista potiguar Rodrigo Vieira, conhecido como "Mução", preso em Fortaleza. A ação ocorreu na manhã de hoje, e recolheu cinco pendrives, dois HDs e 54 mídias, entre CDs e DVDs. O mandado foi expedido pela 13ª Vara Federal de Pernambuco.

Há seis meses a Policia Federal monitora redes privadas de compartilhamento de arquivos na internet, onde foram detectadas intensas trocas de material de cunho sexual envolvendo crianças e adolescentes. Os suspeitos, integrantes de um mesmo grupo, valendo-se da suposta condição de anonimato na rede, trocavam milhares de arquivos contendo cenas degradantes de adolescentes, crianças e até bebês em contexto de abuso sexual. Além da troca de arquivos foram identificados ainda relatos de outros crimes praticados pelos envolvidos contra crianças, inclusive com menção a estupro cometido contra os próprios filhos, sequestros, assassinatos e atos de canibalismo.

Os alvos brasileiros compartilhavam material de pornografia infantil ainda com outros usuários da internet em mais 34 países - Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bósnia, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Indonésia, Iran, Holanda, Macedônia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Suécia, Tailândia e Venezuela. A Polícia Federal já comunicou através da Interpol os países envolvidos para que os seja dado prosseguimento às investigações a fim de identificar todos os envolvidos.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Porto Alegre, Esteio e Santa Maria (RS), Belo Horizonte, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Divinópolis (MG), Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Guaíra (PR); Fortaleza (CE); Natal (RN); Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu (RJ); São Paulo, Santos, São José dos Campos e Piracicaba (SP); Recife (PE); Salvador (BA); São Luís do Maranhão (MA); Vitória (ES) e Brasília (DF).

*Com informações da Agência da Polícia Federal

Car DJ Red Bull e Lata Elétrica Skol agitam os forrozeiros


O São João de Patos-PB, um dos mais tradicionais e animados do Nordeste, recebe intervenções especiais da Red Bull e da Skol. A marca de energético aporta na cidade com o seu projeto Car DJ Red Bull, comandando uma grande festa de hoje (28) a sábado (30), a partir das 16h, no Coreto.
 
Na ação, o carro da marca abre em diversas parte, transformando-se em uma descolada cabine de DJ, agitando o público com mix de música eletrônica com a pegada do forró elétrico.
 
Já a cervejaria leva para a capital do sertão paraibano - como Patos é conhecida - a sua badalada ação Lata Elétrica Skol, agitando a festa nesta sexta-feira (29) e o sábado (30), a partir das 16h no Terreiro do Forró. A intervenção criará um pólo descentralizado da festa com muito arrasta-pé, ao som de muito forró pé-de-serra e elétrico.
 
Gilclécio Lucena

Convenção Partidária PMDB em Quixaba



O diretório do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Quixaba – PB estará realizando nesta sexta-feira, 29 de junho, a partir das 17h30, na Câmara Municipal de Quixaba, a “Convenção Partidária PMDB em Quixaba”. Nesta Convenção Partidária Municipal serão escolhidos os pré-candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores para a eleição municipal de 2012. O convite se estende a todo o município.

O imortal Ronaldo Cunha Lima

Inácio A. Torres
 
A primeira vez que vi Ronaldo Cunha Lima aconteceu em Patos, no Fórum Miguel Sátyro, durante um júri popular. Depois, durante uma festa universitária na mesma cidade, assisti-o proferir uma palestra sobre Augusto dos Anjos. Nesse mesmo evento, estiveram presentes Raimundo Asfora e Vital do Rego, dois outros políticos e advogados que enaltecem a Paraíba.

A parti daí passei a admirá-lo mais ainda, quer como poeta quer como estrategista político e orador de memória prodigiosa. Mas foi em Cajazeiras, no início dos anos oitenta que, com a ajuda do nosso inesquecível Bosco Barreto, fomos apresentados pessoalmente a Ronaldo. Depois ganhamos dele um CD autografado com seus poemas, que guardamos com muito cuidado e respeito.

Porém de sua vasta obra, temos conosco, presente de um amigo de infância, Adalberto Bernardo (in memória), o poema “habeas pinho” (manuscrito), o qual, costumeiramente, jovens de nossa época declamavam. O Dr. Nilson Batista (in memória), Bioquímico, músico e compositor patoense consagrado era um declamador desses.

Esse poema retrata um cenário de uma noitada de boemia, quando um grupo de jovens fazia uma serenata e acabaram sendo presos. No amanhecer do dia foram liberados, porém o violão ficou “detido”. Esse fato chegou ao conhecimento do famoso advogado e poeta Ronaldo Cunha Lima, que resolveu enviar uma petição ao Juiz da Comarca, em versos, na qual solicitava a liberação do instrumento musical. Numa homenagem ao grande poeta, político e advogado paraibano, transcrevemos abaixo esse documento e a resposta do juiz também escrita em versos.

Ronaldo é membro da Academia Paraibana de Letras.


A petição de Ronaldo Cunha Lima:

O instrumento do "crime" que se arrola
Nesse processo de contravenção
Não é faca, revolver ou pistola,
Simplesmente, Doutor, é um violão.

Um violão, doutor, que em verdade
Não feriu nem matou um cidadão
Feriu, sim, mas a sensibilidade
De quem o ouviu vibrar na solidão.

O violão é sempre uma ternura,
Instrumento de amor e de saudade
O crime a ele nunca se mistura
Entre ambos inexiste afinidade.

O violão é próprio dos cantores
Dos menestréis de alma enternecida
Que cantam mágoas que povoam a vida
E sufocam as suas próprias dores.

O violão é música e é canção
É sentimento, é vida, é alegria
É pureza e é néctar que extasia
É adorno espiritual do coração.

Seu viver, como o nosso, é transitório.
Mas seu destino, não, se perpetua.
Ele nasceu para cantar na rua
E não para ser arquivo de Cartório.

Ele, Doutor, que suave lenitivo
Para a alma da noite em solidão,
Não se adapta, jamais, em um arquivo
Sem gemer sua prima e seu bordão.

Mande entregá-lo, pelo amor da noite
Que se sente vazia em suas horas,
Para que volte a sentir o terno acoite
De suas cordas finas e sonoras.

Liberte o violão, Doutor Juiz,
Em nome da Justiça e do Direito.
É crime, porventura, o infeliz
Cantar as mágoas que lhe enchem o peito?

Será crime, afinal, será pecado,
Será delito de tão vis horrores,
Perambular na rua um desgraçado
Derramando nas praças suas dores?

Mande, pois, libertá-lo da agonia
(a consciência assim nos insinua)
Não sufoque o cantar que vem da rua,
Que vem da noite para saudar o dia.

É o apelo que aqui lhe dirigimos,
Na certeza do seu acolhimento
Juntada desta aos autos nós pedimos
E pedimos, enfim, deferimento.

A resposta do Juiz Roberto Pessoa de Sousa: 

Recebo a petição escrita em verso
E, despachando-a sem autuação,
Verbero o ato vil, rude e perverso,
Que prende, no Cartório, um violão.

Emudecer a prima e o bordão,
Nos confins de um arquivo, em sombra imerso,
É desumana e vil destruição
De tudo que há de belo no universo.

Que seja Sol, ainda que a desoras,
E volte à rua, em vida transviada,
Num esbanjar de lágrimas sonoras.

Se grato for, acaso ao que lhe fiz,
Noite de luz, plena madrugada,
Venha tocar à porta do Juiz.


Arquivo do blog