Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 7 de julho de 2012

Deputada Francisca Motta manifesta pesar pela morte de Ronaldo Cunha Lima

 
A deputada Estadual Francisca Motta (PMDB) recebeu com pesar a notícia de falecimento do poeta e ex-governador da Paraíba Ronaldo Cunha Lima, ocorrido na manhã deste sábado, 7 de julho, na capital João Pessoa.

“A Paraíba além de amanhecer enlutada, amanheceu chorando. Quem sabe a história de Ronaldo, entende a falta que o mesmo irá fazer para o Estado. Ronaldo nos deixou uma grande trajetória enquanto homem, político, cidadão e amigo. Acompanhei muito o sentimento que Ronaldo detinha pelo povo da Paraíba, e a recíproca dos paraibanos é verdadeira. Neste momento oremos por ele, porque com certeza ele está nos braços de Deus. Minha solidariedade a toda família, pois sei que hoje está sendo um dia de muitas lembranças,” lamentou a parlamentar.

Ainda de acordo com a deputada Francisca Motta, Ronaldo Cunha Lima deu uma grande contribuição para o fortalecimento da trajetória política do PMDB na Paraíba, ajudando a fundar e ampliar no Estado o Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

Ascom

Gestores públicos...

Fico demasiadamente triste ao presenciar os corruptos, digo políticos, sendo investigados, pegos com a mão na botija, roubando o dinheiro do contribuinte, sendo presos pela PF e dias depois soltos pela própria Justiça que, com base nas provas detectadas havia concedido mandados de prisão. Voltam triunfantes, fazendo festa nos braços dos puxa-sacos e zombando dos cidadãos de bem. Uma desmoralilzação para os competentes agentes federais, Ministério Público, Tribunal de Contas que tentam em vão conter a roubalheira nos cofres públicos. Toda essa impunidade tornou-se incentivo para que os políticos ladrões continuem a raspar o fundo do tacho dos cofres públicos. (Marcos Eugênio)

Reginaldo Poeta



Morre Ronaldo Cunha Lima

Ronaldo José da Cunha Lima nasceu em Guarabira no dia 18 de março de 1936 foi um poeta e político. Filiado ao PSDB, Cunha Lima foi governador da Paraíba entre 1991 e 1994. É pai do ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima.

Ele foi senador da república entre 1995 e 2002 e deputado federal entre 2003 e 2007. Em outubro de 2007 renunciou ao cargo de deputado para não ser julgado pelo processo do 'Caso Gulliver' no STF, o que provocou duras critícas do relator do caso Joaquim Barbosa.


No dia 26 de julho de 2011, seu filho Cássio Cunha Lima, anunciou ao público o dignóstico de sua doença: " O diagnóstico do Poeta foi fechado: Adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Ele fará apenas radioterapia e ficará curado. Obrigado pela solidariedade" escreveu. O tratamento começou a ser realizado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, sob a coordenação do cirurgião torácico Riad Younes. Contudo, após várias internações, Ronaldo não conseguiu resistir e veio a falecer no dia 07 de julho de 2012.

Início

Ronaldo estudou no Colégio Pio X e no Colégio Estadual do Prata em Campina Grande. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da UFPB. É casado com Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima com quem teve 4 filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glauce "Gal" Cunha Lima e Savigny Cunha Lima.

Em 1951, iniciou a vida como vendedor de jornais, depois como garçom, no restaurante do seu irmão Aluísio, trabalhou na Associação Comercial de Campina Grande, na Rede Ferroviária do Nordeste e no Cartório de D. Nevinha Tavares, tudo isso para custear os seus estudos e ajudar as despesas domésticas, porque o seu pai, pobre, faleceu muito cedo, deixando D. Nenzinha com a responsabilidade de criar e educar a família numerosa. Ronaldo também desde jovem, já demonstrava vocação para a política.

Carreira política

Ainda estudante, Ronaldo foi representante estudantil e vice-presidente do Centro Estudantil Campinense.
Começou a sua carreira política sendo vereador de Campina Grande, e prefeito eleito em 1968, com posse em 31 de janeiro de 1969. Em 14 de março de 1969 teve os seus direitos políticos cassados, passando dez anos no ostracismo, indo para São Paulo depois para o Rio de Janeiro recomeçando a sua carreira de advogado. Anistiado, em 1982, foi reconduzido à prefeitura de Campina Grande, pelo voto popular, no seu mandato á frente da PMCG (1983/1989) teve como Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Souza, um vice muito atuante na Administração, o qual assumiu a titularidade do mandato por trinta e três vezes no curso do mandato.
Construiu o Parque do Povo com um projeto já criado pelo prefeito precedente Enivaldo Ribeiro, a terceira adutora, a Casa do Poeta, dentre outras obras. Foi governador do estado da Paraíba (1991/1994), Senador da República (1995/2002) e foi deputado federal, eleito em pela 1ª vez em 2002 com mais de 95 mil votos e reeleito em 2006 com 124.192 votos.

Poesia

Estudioso da obra do poeta Augusto dos Anjos, Ronaldo participou com brilhantismo, do programa de televisão, Show sem Limite, respondendo sobre a vida e a obra do grande poeta paraibano.

È autor da petição em versos intitulada de " Habeas Pinho" que está espalhado por diversos escritórios de advocacia , restaurantes e bares do Estado da Paraíba.

Membro da Academia Campinense de Letras, Membro do Conselho Federal da OAB. Ronaldo Cunha Lima ingressou na Academia de Letras em 11 de março de 1994, saudado pelo acadêmico Amaury Vasconcelos.

Em 2004, Ronaldo foi indicado para ocupar uma cadeira na Academia Paraibana de Letras (APL).
Ronaldo, lançou, entre outros livros, são eles:
  • 50 canções de amor e um poema de espera, 1955
  • Livro dos tercetos - Em defesa da língua portuguesa (discurso no Senado Federal, 1998)
  • 3 seis, 5 setes, 4 oitos e 3 noves - grito das águas (discurso no Senado Federal, 1999)
  • A seu serviço II, 1999
  • A seu serviço III, 2000
  • Roteiro sentimental – fragmentos humanos e urbanos de Campina Grande, 2001.
  • Breves e leves poemas, 2005
  • Velas Enfunadas, poemas à beira mar - Idéia/Forma - Editora , 2010
  • Poesias Forenses, Grafset/Max Limonad Editora João Pessoa - PB, 2002
  • Sal no rosto - sonetos escolhidos, Editora José Olympio, 2006
  • Poemas de sala e quarto, Geração Editorial, 1992
  • Poemas amenos, amores demais - Gráfica JB 2003
  • Azul itinerante, poesia policrômica - Editora José Olympio, 2006
  • Versos gramaticais, 1994
  • As flores na janela sem ninguém - uma história em verso e prosa , Editora José Olympio 2007

Caso Gulliver

Em 5 de novembro de 1993, Ronaldo, então governador da Paraíba, disparou três tiros contra o seu antecessor, o ex-governador Tarcísio Burity (quando este almoçava com amigos) no Restaurante Gulliver em João Pessoa. Cunha Lima não aceitou as duras críticas e acusações que Burity supostamente fez ao seu filho Cássio Cunha Lima (na época do fato superintendente da SUDENE) em um programa de televisão local.

Tarcísio Burity ficou vários dias em coma, mas conseguiu sobreviver ao ataque. Todavia, veio a morrer dez anos depois no dia 8 de julho de 2003, vítima de falência múltipla dos órgãos e de parada cardiocirculatória.

Renúncia

Em 5 de novembro de 1993, o então governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima disparou três tiros contra o seu antecessor, o ex-governador Tarcísio Burity (quando este almoçava com amigos) no Restaurante Gulliver em João Pessoa. Cunha Lima não aceitou as duras críticas e acusações que Burity supostamente fez ao seu filho Cássio Cunha Lima (na época do fato superintendente da SUDENE) em um programa de televisão local.

Tarcísio Burity ficou vários dias em coma, mas conseguiu sobreviver ao ataque. Ele morreu dez anos depois no dia 8 de julho de 2003, vítima de falência múltipla dos órgãos e de parada cardiocirculatória.

Doença

O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), confirmou no dia 26 de Julho de 2011, via twitter, a situação da saúde do ex-governador da Paraíba e seu pai Ronaldo Cunha Lima, onde escreveu: " O diagnóstico do Poeta foi fechado: Adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Ele fará apenas radioterapia e ficará curado. Obrigado pela solidariedade".
Segundo Cássio Cunha Lima, um especialista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, confirmou o diagnóstico como sendo Adenocarcinoma no pulmão esquerdo. Ronaldo foi diagnósticado com nódulos no pulmão devido ao fumo excessivo de cigarros. Ele fez as sessões de radioterapia no Hospital Sírio Libanês em São Paulo e a doença foi contida.
Faleceu no dia 7 de julho de 2012, em decorrência do câncer que ele lutava desde 2011, na sua residência em João Pessoa. "Os Poetas não morrem! O Poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou" Cássio Cunha Lima, noticiando a morte de seu pai, através do Twitter.


garimpando com paraiba.com.br

Com 168 quilos, jovem de 17 anos é feliz com seu corpo

 Kirstie Mouncey tem apenas 17 anos e já pesa 168 quilos. Mas não pense que o excesso de peso atrapalha a vida da jovem inglesa. Kirstie se sente linda e é feliz com o seu corpo.

— Eu sempre sonhei em ser uma rainha da beleza. Eu posso ser uma menina gorda, mas eu aprendi a me amar assim e eu quero mostrar para outras adolescentes gordinhas que elas podem ser bonitas também.

A britânica é a candidata mais nova (e mais pesada) inscrita no concurso Miss Big Beautiful Woman International. O evento é destinado às mulheres plus size do planeta.

Rebatendo criticas, a jovem explicou, em uma entrevista ao jornal inglês The Sun, porque é feliz com o seu corpo.

— Algumas pessoas provavelmente me criticam, mas eu não estou aqui para promover a obesidade. Eu só quero que as meninas se sintam confiante com seu corpo, como eu faço.

R7.

Provas do Vestibular FIP e ECISA acontecem neste domingo


Neste domingo, 08, as Faculdades Integradas de Patos e a Escola de Ciências e Saúde de Patos (ECISA) realizam as provas do processo seletivo 2012.2. Estão sendo disponibilizadas 740 para os cursos de graduação das FIP e 300 vagas para os cursos técnicos da ECISA.

As provas acontecem a partir das 8h, da Unidade I das FIP, no bairro Belo Horizonte. Segundo consta no Manual do Candidato (http://migre.me/9MzTc) é necessário chegar ao local da prova com, pelo menos, meia hora de antecedência. Só estarão aptos à realização da prova, aos candidatos que apresentarem documento pessoal com foto e comprovante de pagamento.

Ainda segundo o Manual do Candidato, “não será permitida, por razão alguma, a entrada de candidatos nos prédios após o horário estabelecido para o início das provas. Não será permitida, por razão alguma, a saída de qualquer candidato antes que tenha decorrido uma hora e meia do início efetivo das provas”.

O conteúdo das provas abrange conhecimento de Língua Portuguesa (Linguagem e Redação), Literatura Brasileira, Inglês ou Espanhol, Física, Química, Biologia, Matemática e Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). O conteúdo programático também está disponível no Manual do Candidato.

ASCOM-FIP

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Memorial Tarcísio Burity será inaugurado domingo

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) inaugura, neste domingo (8), o Memorial Tarcísio de Miranda Burity, em homenagem ao ex-governador paraibano. A cerimônia será às 17h, nas dependências da Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista. Após a solenidade, haverá apresentação de um quinteto formado por músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
 
A inauguração do Memorial dá continuidade às comemorações dos 30 anos do Espaço Cultural José Lins do Rego – uma das obras da gestão do ex-governador falecido em 8 de julho de 2003.
 
Contendo mais de 7 mil obras, o acervo inclui, além de livros raros, coleções de discos em vinil, diplomas, uma máquina de datilografar, fotos e objetos pessoais de Tarcísio Burity. A unidade pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda a sábado das 7h às 19h e no domingo das 8h às 14h.
 
30 anos - O aniversário do Espaço Cultural foi celebrado durante a Semana Cultural José Lins do Rego, realizada em junho. Além do evento, um conjunto de três exposições está montado no Mezanino 4. A visitação é feita diariamente, das 8h às 18h e a entrada é gratuita.
 
Uma das mostras exibe registros da fotógrafa Clara Lenira. A outra exposição é intitulada  "Arquivo Poético” e reúne fotografias do Arquivo Histórico Waldemar Duarte e poesias de Jessier Quirino, Maria Valéria Rezende, Vitória Lima, Mirtes Waleska, Cyelle Carmem, Bruno Gaudêncio, Thiago Lia Fook e Jairo Cézar. Por fim, o público pode conferir a mostra principal que guarda registros da construção do Espaço.
 
Secom-PB

Sebrae divulga EI em Patos

Fotos:Marcos Eugênio
O Sebrae, gerência regional de Patos, está com dois stands, um no Bairro Jatobá e outro na Praça Alcides Carneiro, em frente à Igreja de Nossa de Fátima. O objetivo é passar maiores informações à população sobre como aderir ao EI – Empreendedor Individual, facilitando a vida de muitos pequenos empreendedores que trabalhavam como autônomos e que agora podem comercializar seus produtos de maneira mais ampla, emitindo inclusive nota fiscal. 

Com as explicações, os futuros empreendedores são encaminhados ao escritório do Sebrae na Rua do Prado, onde podem se cadastrarem. Com a aprovação de mais de 480 ocupações pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, o leque de oportunidades para quem deseja desenvolver uma atividade é imenso.

Para se cadastrar no EI a pessoa deve apresentar RG, CPF e CEP do local onde trabalha e da residência, nacionalidade, data de nascimento, um ponto de referência do endereço e o código da CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica). Segundo o Sebrae, até maio deste ano mais de 30 mil profissionais autônomos já haviam formalizado sua atividade na Paraíba.

(Marcos Eugênio)

Sertão

Osvaldo Medeiros

Criticado por alguns
            Simplesmente porque postei no twitter minha opinião e de alguns colegas do meio sobre o último São João de Patos, de pronto fui criticado por aqueles fanáticos aliados da administração local. Simplesmente disse que o São João estava terminando sem deixar saudades. E por incrível que pareça foi uma das piores versões dos últimos anos. É minha opinião e de outros que não somos obrigados a concordar com o que os outros acham. 

            É muito fácil saber se não estou certo. Na duvida é só procurar a estatística do Corpo de Bombeiro para saber se o público que compareceu ao Terreiro do Forró esse ano chega pelo ao menos perto da frequência dos anos de 2009 e 2010. Também é bom procurar da rede hoteleira para saber se esse ano ultrapassou o índice de 30% de ocupação. Isso na primeira semana, tendo em vista que a última nem isso atingiu. O número de casas alugadas não chegou nem perto das reservas das edições anteriores. Sem falar nas vendas de camarotes que mesmo com a redução de 40 em relação ao ano anterior, ainda sobraram muitos. 

Alguns acreditam que essa queda de público esse ano pode ter ocorrido pela mudanças na programação, porém outros já discordam e acham que a fuga dos turistas desde o ano passado ocorre pela exploração de alguns segmentos do comércio, liberdade para brincar, tendo vista que tudo chamam a polícia e outros fatores.  A verdade é: Não é com grosseria e exploração que vamos atrair turistas. Quem aluga uma casa por uma semana por 5 ou 10 mil reais, vem para brincar e não para dormir. Temos que relevar certas coisas assim como faz a população de Caicó no seu tradicional carnaval. Só chamam a polícia quando necessário e não por qualquer tolice. Pior que no final de tudo isso, quem paga o pato é o prefeito porque as criticas só recaem sobre sua pessoa. Sempre foi assim, mas Patos está acima de tudo isso.
Até ela
            Durante todo o ano, em alguns momentos, fica impossível ficar no centro da cidade de Patos com a poluição sonora dos carros de sons. Nesse período uma tal Sudema aqui ninguém vê. Acha justamente de aparecer durante as festividades juninas para pressionar os turistas, apreender seus sons e afugentá-los da cidade. Bela contribuição do Estado. Por quê não fiscalizam no dia-a-dia? 

Risco
            Não sei se todos já prestaram atenção, mas à noite ficam bem invisíveis nos grandes edifícios  de nossa cidade, quase todos sem os sinalizadores nas antenas. A falta desse simples pisca pode provocar grandes acidentes envolvendo aeronaves. Em nossa Patos, quem fiscaliza? 

Se aposentar
            Muitas das vezes vimos gente da alta cúpula do INSS ocupando a grande mídia em horário nobre, para dizer que não existem dificuldades atualmente para se aposentar. Basta preencher todos os requisitos que a coisa é rápida. Isso na teoria, porque na pratica, tudo é diferente. Se quiser ter certeza, procure umas das agências para vê o que significa uma verdadeira via cruzes.  As dificuldades são as piores já vistas. Conheço gente que depois de tanto vai e volta, conseguiu dar entrada na documentação em abril e até o presente, não sabe nem ainda quanto vai ganhar. Isso é que chamo de “facilidade”.

Critica construtiva
            Se você olhar a noite de cima de um prédio até mesmo muito baixo vai ver que essa iluminação pública de Patos, anda por demais sem vida. As ruas praticamente às escuras. Isso simplesmente porque está faltando uma manutenção (limpeza) nos globos. Com o tempo vão acumulando sujeira e chega ao ponto de ofuscar praticamente a luminosidades das lâmpadas. Fácil de se consertar. 

Convenções
Em Patos, as convenções foram realizadas. A oposição homologou o nome do médico Dinaldo Filho e a situação optou pela atual deputada estadual Francisca Motta. Ambos já estão com o bloco na rua e até o pleito as grandes estrelas serão os eleitores. Até o pleito. 

Poucos
            Atualmente já existe carência de médicos em nossa Patos e região e os poucos que temos alguns ainda estão deixando sua atividades em busca nesse pleito de mandatos no executivo e legislativo. Causando com isso, transtorno ainda maior para a população. Os que enveredaram para a política, a maior parte que conheço, o que herdaram foi jogar tudo que tinha fora, doenças, processos, liseu e por cima, desacreditados profissionalmente. E saiu no lucro ainda aqueles que não foram taxados de ladrão. Alias, não conheço nenhum que se envolveu com política que não terminou na lona. Só se salvou quem acordou e pulou fora. 

Animais de rua
            Por não existir em Patos nenhum órgão de proteção aos animais, muitos se aproveitam disso para cometer maus tratos contra os mesmos. No bairro Geraldo Carvalho, recentemente, vários cachorros foram cruelmente envenenados e o autor, que muitos por lá sabem quem é, não recebeu nenhuma punição. Diferente de Sousa onde um animal humano atirou em um cachorro e imediatamente, foi preso  e processado. 

Quem perde com isso?
            A briga de governador e médicos em nossa cidade, quem tão somente vem perdendo com isso a população. Os médicos não abrem mão de suas justas reivindicações e por outro lado, o governador Coutinho, não aceita dialogar. Assim fica difícil. 

Enquanto
            Enquanto o governador compra uma briga sem precedência com os médicos de Patos, o prefeito Nabor Wanderley já colocou em estudo o plano de cargo e salário para os concursados da saúde. Se estão cumprindo com suas obrigações, porque não valorizá-los. Certo o prefeito.

Bola cheia
            O governador Ricardo Coutinho pode não está com seu ibope tão em alta junto ao funcionalismo público, mas com toda certeza em alta junto ao deputado estadual Antônio Mineral, não resta a menor duvida. Por onde passa Mineral tem rasgado elogios ao governo, principalmente depois que o mesmo assinou a ordem de serviço da pavimentação asfáltica ligando Patos, Quixaba/Salgadinho. Quem não passou a ver com bons olhos foram alguns representantes do Vale do Sabugi, tendo em vista que com a conclusão do referido asfalto, muitos motoristas vão optar pela nova estrada que vai diminuir aproximadamente uns 40 Km entre Patos/Campina. Só em evitar a serra já é um bom lucro. 

Injustiçado?
            Pelo visto José Candeia, mais conhecido por Candeia da Caixa, vai esperar ainda muito tempo para galgar seu maior objetivo que sempre foi chegar ao comando da administração da cidade de Quixaba. Na oposição, comprou uma briga com os poderosos, se expôs publicamente, foi até certo ponto prejudicado no trabalho e quando conseguiu com seu grupo tomar o poder, esse mesmo grupo tem lhe colocado sempre na retaguarda. 

            Na campanha passada foi cotadíssimo a vice do atual prefeito Júlio Cesar, mas a legenda foi dada para o empresário Leudo Melquíades,  num acordo que nesse pleito  ele, Candeia, sairia vice de Julio, que vai para a reeleição. Acordo esse, segundo uma fonte, não cumprido mais uma vez para a decepção de Candeia. Injustiçado, e com o apoio de vários amigos, Candeia, resolveu começar por baixo. Vai disputar uma cadeira para o legislativo dessa cidade que sempre vestiu e a camisa da oposição e depois de tantas lutas e batalhas, quando galgou seu sonhos de derrubar os poderosos, foi nocauteado pelo seu próprio esquema. Mundo cão!

Arquivo do blog