Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de outubro de 2012

A FAMÍLIA E A VIDA MORAL




IARA DA SILVA MACHADO

 
Em cada época, a realização da moral é inseparável de certos princípios básicos ou regras básicas de comportamento que a sociedade em seu conjunto, ou uma de suas partes, apresenta a toda a comunidade social ou a um grupo de seus membros.

Esses princípios morais básicos nascem da relação com determinadas necessidades sociais, e a realização da moral tem vinculação com as condições sociais as quais se refere, com as aspirações e interesses que os inspiram e com o tipo concreto de relações humanas que pretendem regulamentar.

Essas reflexões trazidas por Adolfo Sanchez Vãzquez, no livro Ética, traz a percepção do quanto as avaliações acerca da conduta humana não deveriam ser pautadas num único foco do “eu acho isso ou aquilo do outro”, porque o ato moral implica a consciência e a liberdade, mas só pode ser livre e consciente a atividade dos indivíduos concretos, por isto, em sentido próprio, tem caráter moral somente os atos dos indivíduos enquanto seres conscientes, livres e responsáveis, ou também os atos coletivos, enquanto forem planejados em conjunto e realizados conscientemente em comum por diferentes indivíduos. Assim, portanto, o verdadeiro agente moral é o indivíduo como ser social.
 
A família por ser a forma mais elementar e mais primitiva de comunidade humana foi chamada de célula social. Nela se realiza o princípio da propagação da espécie e se desenrola, em grande parte, o processo de educação do indivíduo nos seus primeiros anos, assim como a formação da sua personalidade, por tudo isto, assume grande importância do ponto de vista moral.

Em sentido estrito, a família é a comunidade formada por pais e filhos. Na família articulam-se laços naturais ou biológicos e relações sociais que prevalecem e influem sobretudo na forma e na função da comunidade familiar. Sua base é o amor como sentimento que se eleva sobre a atração mútua de caráter sexual, alicerçando assim em bases mais sólidas a união dos cônjuges.

Na atualidade novos mecanismos relacionais se apresentam como desafio para a harmonia familiar, no sentido da educação infantojuvenil, na globalização, nas reformulações de interesses que permeiam a família nos níveis material, emocional, intelectual e espiritual.

A moral, no sentido de um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal, tem sido testada todos os dias nas relações doméstico-familiares, quando as convicções internas dos pais ou cuidadores são confrontadas pelas ideias dos jovens contemporâneos, solicitando um olhar novo para algumas ações e a firmeza de argumentos ditos antigos, no entanto, atuais e necessários para a ordem e o equilíbrio do desenvolvimento do ser que estagia na juventude, acreditando muitas vezes que tem o controle remoto do mundo nas mãos, convidando subconscientemente os pais para ajuda-los a sair deste equívoco e mesclar o novo com o velho, o bom lado do novo e o útil lado do velho como parceiros de evolução para uma qualidade de vida melhor para muitos no âmbito da família, qualificando assim a própria sociedade para melhor.

publicado simultaneamentee com o pbnoticias.com

Operação Voto Seguro garante tranquilidade das eleições 2012

A operação Voto Seguro da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) vem garantindo a tranquilidade dos dias que antecedem o primeiro turno das eleições. Desde a última terça-feira (2), quando a operação foi iniciada e o policiamento começou a ser reforçado em todo o Estado, poucas ocorrências eleitorais foram registradas.
 
De acordo com o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, há uma onda de denuncismo, mas não foram constatados fatos que maculem o pleito. “Houve algumas constatações isoladas, como em Araruna, com doação de tijolos, e São João do Rio do Peixe, de cestas básicas. Porém, a proatividade e a rapidez na resposta da polícia impediram a continuidade dessas ações ilegais”, garantiu.
 
O comandante esteve pessoalmente, de sexta-feira (5) até a madrugada deste sábado (6), em diversas cidades da Zona da Mata, Agreste e Brejo Paraibano, constatando in loco a tranquilidade com que ocorre o processo eleitoral, sobretudo após o início da operação Voto Seguro.
 
Em Araruna, que fica a 219 quilômetros da Capital, o juiz eleitoral da cidade, Ricardo Brito, elogiou o trabalho policial e disse que em todos os anos de sua magistratura foi a primeira vez que recebeu a visita de um comandante geral. Ele afirmou, ainda, que não solicitou o envio de tropas federais à cidade por confiar na ação da Polícia Militar da Paraíba.
 
Durante este fim de semana, o coordenador do Estado Maior Estratégico, coronel Marcos Carvalho, e o subcomandante geral da PM, Francisco de Assis Castro, também estão supervisionando e ajudando os oficiais responsáveis pela operação Voto Seguro em todo o Estado.
 
Ao todo, mais de 8.500 militares foram designados para reforçar a segurança nas eleições, além de 1.300 agentes da Polícia Civil. Nestas eleições, a PM inovou e desenvolveu um sistema que permite o acompanhamento dos delitos em tempo real. Também foi lançada uma Cartilha de Procedimento Operacional, que simula 23 situações hipotéticas que o militar pode encontrar durante o pleito e orienta sobre os procedimentos de intervenção a serem adotados.
 
Em números – Na Paraíba, conformes dados do TRE já contido no sistema da intranet da PM, são 2.865.819 eleitores nos 223 municípios. Os maiores colégios eleitores são João Pessoa (com 480.237 eleitores) e Campina Grande (com 280.207 eleitores), sendo estas também as cidades que receberam maior emprego do efetivo. A Capital conta com o trabalho de 1.690 policiais, enquanto Campina tem 992 militares fazendo a segurança nessas eleições.
 
Secom-PB

Autoestima - uma leitura saudável para começar bem o seu dia!

Inácio Andrade Torres

O que é votar?

Em 1920, Rui Barbosa, na sua linguagem erudita, dizia que a política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento. 

Já sobre a politicagem ele disse: é o jogo da intriga, da inveja e da incapacidade. É uma palavra que não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. 

Por sua vez, Rachel de Queiroz, reportando-se a política e políticos, escreveu e publicou na Revista O Cruzeira, edição de 11 de janeiro de 1947, o texto abaixo que, com minúsculas modificações ajusta-se a época atual. Leia-o e repasse a amigos e amigas, pois o mesmo traduz uma reflexão saudável e bastante educativa para todos que votarão neste ano para vereador e prefeito. Bons proveitos. A seguir o texto da grande escritora cearense.

"Não sei se vocês têm meditado como devem no funcionamento do complexo maquinismo político que se chama governo democrático, ou governo do povo. Em política a gente se desabitua de tomar as palavras no seu sentido imediato. 

No entanto, talvez não exista, mais do que esta, expressão nenhuma nas línguas vivas que deva ser tomada no seu sentido mais literal: governo do povo. Porque, numa democracia, o ato de votar representa o ato de fazer o governo. 

Pelo voto não se serve a um amigo, não se combate um inimigo, não se presta ato de obediência a um chefe, não se satisfaz uma simpatia. Pelo voto a gente escolhe, de maneira definitiva e irrecorrível, o indivíduo ou grupo de indivíduos que nos vão governar por determinado prazo de tempo. 

Escolhem-se pelo voto aqueles que vão modificar as leis velhas e fazer leis novas - e quão profundamente nos interessa essa manufatura de leis! A lei nos pode dar e nos pode tirar tudo, até o ar que se respira e a luz que nos alumia, até os sete palmos de terra da derradeira moradia. 

Escolhemos igualmente pelo voto aqueles que nos vão cobrar impostos e, pior ainda, aqueles que irão estipular a quantidade desses impostos. Vejam como é grave a escolha desses “cobradores”. Uma vez lá em cima podem nos arrastar à penúria, nos chupar a última gota de sangue do corpo, nos arrancar o último vintém do bolso. 

E, por falar em dinheiro, pelo voto escolhem-se, não só aqueles que vão receber, guardar e gerir a fazenda pública, mas também se escolhem aqueles que vão “fabricar” o dinheiro. Esta é uma das missões mais delicadas que os votantes confiam aos seus escolhidos. 

Pois, se a função emissora cai em mãos desonestas, é o mesmo que ficar o país entregue a uma quadrilha de falsários. Eles desandam a emitir sem conta nem limite, o dinheiro se multiplica tanto que vira papel sujo, e o que ontem valia mil, hoje não vale mais zero. 

Não preciso explicar muito este capítulo, já que nós ainda nadamos em plena inflação e sabemos à custa da nossa fome o que é ter moedeiros falsos no poder.

Escolhem-se nas eleições aqueles que têm direito de demitir e nomear funcionários, e presidir a existência de todo o organismo burocrático. 

E, circunstância mais grave e digna de todo o interesse: dá-se aos representantes do povo que exercem o poder executivo o comando de todas as forças armadas: o exército, a marinha, a aviação, as polícias. 

E assim, amigos, quando vocês forem levianamente levar um voto para o Sr. Fulaninho que lhes fez um favor, ou para o Sr. Sicrano que tem tanta vontade de ser governador, coitadinho, ou para Beltrano que é tão amável, parou o automóvel, lhes deu uma carona e depois solicitou o seu sufrágio - lembrem-se de que não vão proporcionar a esses sujeitos um simples emprego bem remunerado.

Vão lhes entregar um poder enorme e temeroso, vão fazê-los reis; vão lhes dar soldados para eles comandarem - e soldados são homens cuja principal virtude é a cega obediência às ordens dos chefes que lhe dá o povo. Votando, fazemos dos votados nossos representantes legítimos, passando-lhes procuração para agirem em nosso lugar, como se nós próprios fossem. 

Entregamos a esses homens tanques, metralhadoras, canhões, granadas, aviões, submarinos, navios de guerra - e a flor da nossa mocidade, a eles presa por um juramento de fidelidade. E tudo isso pode se virar contra nós e nos destruir, como o monstro Frankenstein se virou contra o seu amo e criador. 

Votem, irmãos, votem. Mas pensem bem antes. Votar não é assunto indiferente, é questão pessoal, e quanto! Escolham com calma, pesem e meçam os candidatos, com muito mais paciência e desconfiança do que se estivessem escolhendo uma noiva. 

Porque, afinal, a mulher quando é ruim, briga-se com ela, devolve-se ao pai, pede-se desquite. E o governo, quando é ruim, ele é quem briga conosco, ele é que nos põe na rua, tira o último pedaço de pão da boca dos nossos filhos e nos faz apodrecer na cadeia. E quando a gente não se conforma, nos intitula de revoltoso e dá cabo de nós a ferro e fogo. 

E agora um conselho final, que pode parecer um mau conselho, mas no fundo é muito honesto. Meu amigo e leitor, se você estiver comprometido a votar com alguém, se sofrer pressão de algum poderoso para sufragar este ou aquele candidato, não se preocupe. Não se prenda infantilmente a uma promessa arrancada à sua pobreza, à sua dependência ou à sua timidez. Lembre-se de que o voto é secreto. 

Se o obrigam a prometer, prometa. Se tem medo de dizer não, diga sim. O crime não é seu, mas de quem tenta violar a sua livre escolha. Se, do lado de fora da seção eleitoral, você depende e tem medo, não se esqueça de que dentro da cabine indevassável você é um homem livre. Falte com a palavra dada à força, e escute apenas a sua consciência. Palavras o vento leva, mas a consciência não muda nunca, acompanha a gente até o inferno”.

Paraibano Antônio Pezão nocauteia americano no UFC

O brasileiro Antônio "Pezão" Silva conquistou sua primeira vitória no Ultimate com um belo nocaute sobre o americano Travis Browne na luta principal do UFC: Browne x Pezão nesta sexta-feira, em Minneapolis, EUA. Foi o primeiro triunfo do paraibano desde que venceu o lendário Fedor Emelianenko no ano passado, e a primeira derrota sofrida pelo havaiano Browne na carreira.

O paraibano Pezão entrou na arena ao som de O Rappa e beijou a bandeira do Brasil antes de subir ao octógono. O havaiano Browne, por sua vez, botou para tocar uma música do rapper Jay-Z e entrou confiante. Antes da luta, os dois se encararam intensamente e não tocaram luvas.

Browne deu o primeiro soco, que parou na guarda do brasileiro. Pezão respondeu com um bom direto em seguida. O havaiano se movimentava mais no início, mas o brasileiro tomou o centro do octógono e logo foi para uma tentativa de queda. Browne ficou prensado contra a grade, levando pisões, e apelou para uma segurada na grade para não cair. Os dois se desvencilharam e Pezão acertou um bom chute na barriga.

Os dois foram para o boxe e Pezão acertou um grande direto de direita. Browne caiu sem o protetor bucal, sofreu muitos socos no chão até o árbitro Herb Dean encerrar, com 3m27s de luta. Muito empolgado, Pezão correu e saltou sobre a grade para comemorar.

- Treinei demais para essa luta. Minha primeira luta contra Cain, eu perdi, e treinei demais, quero agradecer a todo mundo da minha equipe - disse Pezão, emocionado.

O brasileiro, que estreou no Ultimate em maio com um revés para Cain Velásquez, agora tem 17 triunfos e quatro derrotas no cartel. Travis Browne, por sua vez, teve a sequência de 14 lutas sem derrota que iniciou sua carreira encerrada - ele tem 13 vitórias e um empate. O americano lesionou o joelho durante a luta - segundo seu treinador, Greg Jackson, publicou no Twitter, a lesão aconteceu no primeiro chute alto tentado pelo atleta.

globoesporte

MP conclui alegações em processo de acidente que envolveu Shaolin

Shaolin se comunica pela primeira vez após acidente (Foto: Divulgação) O promotor Sócrates da Costa Agra concluiu nesta quinta-feira (4) as alegações finais do processo que investiga o acidente envolvendo o humorista Shaolin, que ocorreu em janeiro de 2011. O promotor informou ao G1 que a defesa fará suas alegações finais e, só então, a sentença será feita. A previsão do Ministério Público é de que a Justiça divulgue a decisão ainda no mês de outubro.

O promotor Sócrates manteve o indiciamento por lesão corporal culposa de trânsito e omissão de socorro contra o caminhoneiro Jobson Clemente, que responde ao processo em liberdade.

“O Ministério Público já finalizou suas alegações finais. A defesa agora terá seu direito e fará as indagações referentes, e só após isso o juiz Vandember de Freitas, decidirá pela condenação, também tendo que sentenciar", explicou o promotor.

Recuperação
 
Em setembro deste ano, a família do humorista revelou ao G1 que o artista tem avançado significativamente no tratamento e que reconheceu algumas pessoas. A informação veio depois que Shaolin foi submetido a testes com um equipamento importado que identifica respostas através dos olhos.

A máquina, de tecnologia sueca, consegue obter respostas através dos movimentos dos olhos do paciente quando ele é submetido com pequenos estímulos. No caso do artista, os estímulos foram pequenas perguntas em que o equipamento captava uma confirmação ou uma negativa, ou seja, ele respondia apenas se sim ou se não.

"Ele deu mostras de que está totalmente consciente e conheceu todas as pessoas que estavam no quarto, inclusive gente que ele não via desde antes do acidente", disse o cunhado de Shaolin, Ricardo Santos.

O acidente
 
O acidente envolvendo o caminhoneiro Jobson Clemente Benício, de 23 anos, e o humorista Shaolin, de 39 anos, aconteceu em 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses. Desde que recebeu alta, permanece em casa sob os cuidados da família.

G1PB

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TSE mantém impugnação de Carlos Antônio; esposa deve assumir candidatura

Em decisão monocrática públicada na noite desta sexta-feira, 5, o ministro Arnaldo Versianni, decidiu negar provimento ao recurso impetrado pelo candidato a prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio, e manteve a impugnação da sua candidatura. Carlos Antônio foi enquadrado na lei da Ficha Limpa depois que o Ministério Público e a Coligação Cajazeiras de Mãos Limpas impetraram recurso contra sua postução.

Com isso, o candidato deve anunciar sua esposa, Dr Denise como substituta. Essa possibilidade foi ventilada durante toda campanha, mas negada por Carlos Antônio.

wscom

Estupro em Patos é mais um caso de violência contra a mulher na Paraíba


Um crime sexual, com fortes traços de crueldade, foi praticado em Patos na noite do dia 28/09 e continua até agora sem solução. A jovem de nome Carol (nome fictício para preservar a identidade da vítima), de 31 anos, foi estuprada no Delírious Motel (antigo Bar do Vaqueiro), na BR-230 (saída para Sousa). O suspeito de praticar o crime, conhecido como Gledson, de aproximadamente 37 anos, está foragido.

Carol estava saindo do expediente no Bar do Dallas, no bairro do Novo Horizonte, onde trabalha, e Gledson (que é conhecido da vítima) estava bebendo no local. Ele então lhe ofereceu uma carona, alegando que estava bêbado, sem condições de ir sozinho para casa. Assim, Gledson convenceu Carol a ir com ele até o bairro do Noé Trajano, de onde pegaria um moto-táxi até sua casa, na Vila Cavalcanti.

Entretanto, segundo Carol, no meio do caminho Gledson teria travado as portas do carro e sacado uma arma de fogo, conduzindo o automóvel até o Delírious Motel. Sem que houvesse qualquer tipo de identificação na portaria ou recepção, os dois entram num dos quartos, e Gledson iniciou uma verdadeira sessão de terror. "Ele me arrastou para dentro do quarto pelos cabelos, trancou a porta e colou a chave no bolso da calça. Começou a me dar tapas e socos e a me xingar".

Segundo Carol, o suspeito não chegou a penetrá-la com o pênis. "Ele me mandou descer o short e me abusou com a mão. Ele colocou a mão inteira na minha vagina. Senti uma dor muito grande e comecei a sangrar, uma hemorragia, porque ele me rasgou da vagina até o ânus".

"Gritei muito e derrubei o telefone que ficava numa banquinha em cima da cama, que era para a moça da recepção escutar, mas ninguém apareceu para saber o que estava acontecendo", relata Carol.

Neste momento, Gledson teria novamente ameaçado a jovem com a arma na cabeça e a obrigado a ligar para a recepção, pedindo que abrissem o portão para ele sair. Já com o portão aberto, o acusado teria fugido no carro.

O martírio de Carol, porém, não terminou por aí. Ainda falando com a recepcionista do motel pelo telefone, ela pediu para a funcionária ligar para a Polícia e o Samu, mas a funcionária teria se negado a prestar socorro, e sequer foi ao quarto verificar o estado da vítima. Carol então conseguiu contatar uma amiga, que foi ao local com o namorado e a mãe. A recepcionista do motel ainda exigiu o pagamento de R$ 20,00 pelo uso do quarto.

Levada ao Hospital Regional de Patos, foi reencaminhada à Maternidade Dr. Peregrino Filho e depois novamente ao Hospital, onde, finalmente, após uma hora e meia de perambulação, ingressou na sala de cirurgia por volta da meia-noite do sábado 29/09. Após cerca de duas horas de intervenção cirúrgica, Carol teve o períneo reconstruído e foi internada num quarto.

Apenas na segunda-feira pela manhã, dois dias após a violência, o crime foi oficialmente comunicado à Polícia, já que a Delegacia da Mulher não funciona no final de semana. A vítima foi até a Delegacia, que funciona na Rua Bossuet Wanderley, mas não conseguiu prestar o depoimento, por ainda estar em estado de choque. Carol foi encaminhada para o serviço psicológico do Centro de Atenção Psicossocial da Prefeitura (Caps) e, no dia seguinte, a delegada Tâmara Lenina, que acompanha o caso, foi até a casa onde se encontra a vítima e colheu seu depoimento.

Segundo a delegada, "o inquérito sobre o caso foi instaurado, e as diligências para localizar o acusado estão em andamento. Estamos trabalhando em sigilo para não atrapalhar as buscas. Já colhemos os depoimentos das testemunhas ligadas à vítima e realizamos o exame de corpo de delito. Ainda estamos aguardando o resultado final do laudo médico, que tem um prazo de dez dias para ser concluído". De acordo com Tâmara, além do suspeito, os responsáveis pelo Delírious Motel também serão responsabilizados pelo fato de terem se negado a prestar qualquer tipo de socorro emergencial à vítima.

Aline Leite, do Movimento de Mulheres Olga Benario, realizou visitas à vítima, e pôde constatar o abalo emocional de Carol, assim como de sua família e de seus amigos. "Ela está na casa da avó e não tem conseguido dormir porque simplesmente não consegue esquecer o que aconteceu. O criminoso que cometeu este crime horrendo ainda chegou a ligar para ela, dizendo estar arrependido do que fez e oferecendo dinheiro para que ela não denunciasse o caso. Este é mais um triste episódio de uma história que vem se repetindo cada vez com maior frequência no nosso Estado e no Brasil".

E conclui: "Não toleramos mais tanta violência contra as mulheres! Lutamos contra o machismo na sociedade, contra os abusos físicos, sexuais e psicológicos, e defendemos que cada município tenha sua própria Delegacia da Mulher, e que estas funcionem 24 horas por dia, todos os dias da semana. Na Paraíba, apenas sete dos 223 municípios possuem delegacias especializadas para atender as mulheres vítimas de violência".

Em conversa com a nossa reportagem, Carol afirmou que sente como se sua vida tivesse sido destruída e que espera que "a justiça seja feita, para que ele não faça pior com outras mulheres".

Violência contra a mulher na Paraíba

Segundo informações repassadas pelo Movimento Olga Benario, o relatório nacional Mapa da Violência (elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça) aponta a Paraíba como o sétimo estado do País em assassinatos de mulheres. O índice de homicídios é de seis por 100 mil mulheres, bem acima da média nacional de 4,4. Dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social mostram que, só em 2012, cem mulheres foram assassinadas em solo paraibano. No ano passado, foram 146 mulheres.

Rafael Freire, especial para o Patosonline.com

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Prefeito de Catingueira agride padre durante sacramento da confissão


Uma cena que revoltou moradores do município de Catingueira, especialmente os católicos foi registrada na manhã desta quinta-feira 04, quando o prefeito Edivan Félix invadiu uma residência enquanto o Padre Fabrício Dias Timóteo, um dos diretores da Rádio Espinharas de Patos, confessava uma jovem. Ele explicou que o prefeito entrou sem permissão na casa e começou a agredi-lo verbalmente, inclusive profanando o sacramento da confissão, dizendo que o mesmo tinha que ir embora daquela cidade, pois estava atrapalhando a campanha de seu sobrinho, candidato a prefeito. 

Padre Fabrício foi protegido por populares, por medo dele ser agredido fisicamente, já que Edivan demonstrava muito nervosismo. O padre disse que não vai polemizar essa atitude insana do prefeito de Catingueira e pediu muita paz para que as eleições ocorram com tranquilidade naquele município, como em toda a região. 

Prefeitura de Catingueira tem contas bloqueadas

O débito junto ao INSS fez com que as contas de Catingueira, cidade do Sertão paraibano, fossem bloqueadas no dia 22 de agosto último. O município enfrenta grave crise financeira e muitos funcionários estão com salários atrasados. Há servidores que não receberam junho, outros julho, e o mês de setembro continua em aberto.

A Prefeitura, que vive um caos financeiro, também não fez o repasse do duodécimo à Câmara, que já deu entrada no dia de ontem (terça-feira 2) a um mandado de segurança na comarca de Piancó, para receber o que tem de direito. O município tem aparecido com frequência nas páginas policiais. O atual prefeito já foi preso duas vezes pela Polícia Federal por irregularidades em sua administração, como crime contra o sistema financeiro. 
 
A população tem reclamado bastante da falta de medicamentos, da escuridão em diversas ruas e pedem providências do prefeito Edivan Felix. Nossa reportagem tentou contato com a prefeitura, mas não conseguiu, para saber se há previsão de quando os salários serão normalizados.

Arquivo do blog