Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 3 de novembro de 2012

Mãe de gêmeos aos 61 anos faz tratamento para poder amamentar

A mulher de 61 anos que deu à luz gêmeos no último dia 23, em Santos, no litoral de São Paulo, terá a oportunidade de amamentar os filhos. Segundo o médico que atende a paciente, Antônia Letícia Asti passou por uma estimulação da glândula mamária para conseguir produzir o leite. Sem esse tratamento, a mãe não conseguiria amamentar os filhos por causa da idade.

A paciente continua internada no hospital São Lucas desde o nascimento dos gêmeos Roberto e Sofia. Segundo o ginecologista Orlando de Castro Neto, Antônia Letícia deve ter alta ainda neste final de semana. “A pressão já normalizou e ela também já desinchou bem. Acredito que neste fim de semana ela receberá alta”, acredita o médico.

Para Orlando Neto, a grande novidade do processo é que a mãe, que conseguiu engravidar na quarta tentativa de inseminação artificial, vai poder amamentar as crianças mesmo com a idade avançada. “Foi feita uma hiperestimulação para ativar a glândula mamária, por meio da estimulação hormonal. E deu certo”, explica Orlando.

Segundo o médico, a produção de leite ainda é reduzida, mas o líquido já está sendo tirado para os bebês. As crianças seguem internadas na UTI neonatal do hospital para ganhar peso. “Os bebês estão bem e devem ter alta dentro de um mês. Tanto o menino quanto a menina já ganharam 100 gramas e estão pesando cerca de 1 kg”, afirma o ginecologista. A expectativa é de que agora os bebês engordem cerca de 200 gramas por semana.

A gravidez

Antônia Letícia tentava ser mãe há mais de 20 anos. Ela foi acompanhada, durante todo esse tempo, pelo ginecologista Orlando de Castro Neto. Após quatro tentativas de inseminação artificial, Antônia finalmente conseguiu engravidar.

Sofia e Roberto nasceram às 22h30 do dia 23 de outubro, na maternidade do Hospital São Lucas. Os bebês nasceram de cesárea pesando cerca de 900 gramas cada um e passam bem. A mãe precisou ficar na UTI durante 24 horas para estabilizar a pressão, mas já foi encaminhada para o quarto. O parto precisou ser adiantado por causa de uma hipertensão severa da mãe, e acabou acontecendo com apenas 31 semanas. Ainda não há previsão de quando eles receberão alta médica.
 
G1

Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem faz reunião com bispos do Agreste e Sertão




Na manhã da última quinta-feira (01), o coordenador do Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, expôs em Serra Talhada, com representantes do Comitê, ações emergenciais e estruturadoras executadas pelo Governo do Estado para conviver com a estiagem prolongada, a maior dos últimos 40 anos, em Pernambuco.
A reunião foi resultado do encontro dos bispos pernambucanos com o governador Eduardo Campos que solicitou a apresentação das ações à Igreja. O Comitê realiza reuniões todas as segundas-feiras e esta foi uma reunião extraordinária para mostrar esse monitoramento aos bispos.
As medidas foram apresentadas aos bispos diocesanos de Pesqueira, Dom José Luís, de Salgueiro, Dom Magnus Henrique, de Afogados da Ingazeira, Egídio Bisol, Dom Manoel dos Reis de Petrolina, além de membros de Organizações Não-Governamentais. Todos os encaminhamentos serão tratados pelo Comitê que levará o que foi discutido para resoluções no âmbito dos governos Estadual e Federal.  Estavam presentes o prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro e o deputado estadual, Manoel Santos.
O secretário Ranilson Ramos disse que os efeitos da estiagem atingem a 1,2 milhão de pessoas em Pernambuco. São 122 municípios em estado de emergência. Na assistência às famílias, no atendimento emergencial de água, 1,5 mil carros-pipa contratados pelo Estado e Exército. Os caminhões contratados pelo governo estadual estão sendo monitorados por GPS. “Esta é uma medida pioneira na história do País, executada em parceria com a sociedade civil por meio dos Conselhos Municiais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)”, destacou. O Governo também iniciou a distribuição de 25 mil caixas d’água para as comunidades remotas que não tem cisterna e não tem como armazenar água. Elas ainda estão recebendo 160 mil filtros para tratar a água.

Enviada por Pe. Sebastião Gonçalves

Paraíba é um dos estados que mais sofre com a estiagem

Ministra afirma que o Bolsa Família esta ajudando na sobrevivência das famílias

 A Paraíba foi citada com um dos estados que mais prejudicados pela estiagem, pois mais da metade dos seus municípios está em situação de emergência, decretada pelo governo estadual. O Estado foi usado como exemplo para mostrar essas pessoas estão sobrevivendo através do Programa Bolsa Família e a construção de cisternas, ambos com verba do Governo Federal.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, os recursos repassados por meio do Bolsa Família estão ajudando a evitar que trabalhadores rurais deixem o campo em função da estiagem que atinge o Semiárido brasileiro, considerada a mais intensa dos últimos 30 anos.

Segundo ela, o dinheiro que as famílias recebem, associado a outros programas do governo federal, como a política de construção de cisternas, ajudam essa parcela de brasileiros a se manter em suas propriedades. “A população está sofrendo muito com a seca, mas tem recursos para se alimentar e, portanto, a gente não tem aquelas cenas de êxodo rural como no século passado. Com o Bolsa Família e outros programas, elas conseguem se manter [no campo], evitando o processo de concentração da propriedade e o aumento das populações nas cidades, muito comum no passado.”

A ministra lembrou que, também como parte dos esforços do governo federal para combater os efeitos do clima na região do Semiárido, foram construídas nos últimos anos 500 mil cisternas, que podem armazenar água da chuva ou ser abastecidas por caminhões-pipa durante a seca. Ela destacou que o objetivo da presidenta Dilma Rousseff é universalizar o recurso, “levando água a todas as famílias por meio das cisternas”.

Tereza Campello citou ações complementares emergenciais do governo para atender a famílias e minimizar os efeitos da seca, como o seguro safra e a bolsa estiagem. Ela explicou que, com o primeiro, as famílias que perderam a safra e tomaram empréstimo no banco tiveram a dívida perdoada. No caso da bolsa estiagem, as famílias recebem recursos adicionais para comprar alimentos para seus animais, “para que não haja perda e elas não saiam da seca mais empobrecidas do que antes”. “Não temos como combater o clima, mas temos que conviver com o Semiárido com ações estruturantes”, concluiu.

Agência Brasil

No segundo dia de Operação a PRF registra sete acidentes com três feridos


João Pessoa, 03/11/2012 – No segundo dia da Operação Finados de 2012, a Polícia Rodoviária Federal registrou durante às 24 horas de sexta-feira (2) nas rodovias federais que cortam o estado da Paraíba, sete acidentes com três feridos. Do total de acidentes, cinco não tiveram vítimas.

A PRF fiscalizou 664 veículos, foram lavrados 212 autos de infração de trânsito, sete veículos ficaram retidos para regularização, e apreendeu dois animais que se encontravam soltos na pista. Além dos 212 autos de infração lavrados, a PRF através do aparelho de radar fotográfico móvel capturou 744 imagens de veículos transitando com a velocidade acima da permitida para o local.

Também foram realizados 192 testes de alcoolemia, 14 pessoas foram autuadas, cinco delas encaminhadas para Delegacia de Polícia por ter sido flagradas dirigindo com teor alcoólico a partir de 0,3 miligramas. Um deles ainda tentou subornar a equipe da PRF que o prendeu.

A Operação Finados 2012, que começou a meia noite de quinta-feira (1) e vai até Às 24h do domingo (4), nas primeiras 48 horas já foram registrados 30 acidentes com 17 feridos.

Inspetor Genésio Vieira
NUCOM/PRF-PB

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Bonifácio Rocha reassume Secretaria Executiva de Finanças

Mudanças no quadro dos secretários executivos do Governo do Estado. No Diário Oficial desta sexta-feira, 2, consta a nomeação de Bonífácio Rocha para o cargo de Secretário Executivo da Secretaria de Finanças.
 
Candidato a vice-prefeito na cidade de Patos, ao lado do democrata Dinaldinho, Bonifácio Rocha, retorna para a equipe de Ricardo Coutinho.

Veja o texto publicado no Diário Oficial:

O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 86, inciso I, da Constituição do Estado, e tendo em vista o disposto no art. 9º, inciso II, da Lei Complementar no 58, de 30 de dezembro de 2003; e na Lei no 8.186, de 16 de março de 2007,

R E S O L V E nomear BONIFÁCIO ROCHA DE MEDEIROS, para ocupar o cargo de provimento em comissão de Secretário Executivo da Secretaria de Estado das Finanças, Símbolo CDS-2.


WSCOM Online

Começou nesta quinta-feira (1) a 14ª Edição do “Rota do Sol Moto Fest 2012”


O evento que é fruto da união de todos os moto clubes de João Pessoa e que também não tem fins lucrativos, faz parte do calendário turístico de João Pessoa e de toda Paraíba.

Neste ano de 2012 é esperada a participação de cerca de 300 “tribos” (Moto Clubes) com pelo menos mil motociclistas da Paraíba e todo Brasil, que estarão invadindo a nossa Orla com as suas imponentes motocicletas.  Além também dos visitantes e amantes do motociclismo que poderão chegar até 15 mil pessoas por noite.

O Moto Clube Rota do Sol, é uma entidade filantrópica e o que for arrecadado com a venda de camisetas do evento será para cobrir as despesas, e o que sobrar, será destinado a uma instituição de caridade.

No sábado (3) será feito um sorteio de uma motocicleta de 100 cc e de outros brindes. Para participar do sorteio basta adquirir a camiseta do evento no estande do “Rota do Sol”.  Além de concorrer aos prêmios à pessoa também estará ajudando a uma instituição de caridade.

Portanto, peço a ajuda dos amigos da imprensa, dentro da possibilidade, fazer a divulgação sobre o evento.

Genésio Vieira
Diretor MC Rota do Sol

Contato:
Geilton Dantas Diretor MC Rota do Sol
Fone: (83) 8802 6767


Programação:

Sexta-Feira (02):
 17:00hs - Show de Paraquedismo;
 18:00hs - Halley Wheeling Show; (suspenso por força de Lei)
 20:00hs - Banda RetroHollics;
 22:00hs - Banda Auto Pista;

Sábado (03):
 17:00hs - Show de Paraquedismo;
 18:00hs - Halley Wheeling Show; (suspenso por força de Lei)
 20:00hs - Banda Auto Pista;
 22:00hs - Banda RetroHollics;
 23:30hs – Sorteio da Moto;

Domingo (04) 

Som Mecanico

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

'Quero que apodreça na cadeia', diz pai que localizou estuprador da filha

Abordagem do estuprador aconteceu nessa avenida
O pai da jovem vítima de estupro em Birigui (SP), que investigou por conta própria o crime por sete anos, contou com a ajuda da internet e até de criminosos para localizar o suspeito. "Eu quero ver ele na cadeia, preso, que apodreça lá", disse o pai, que não quis se identificar, em entrevista à TV TEM.

Com as provas que o empresário juntou, a Interpol, Polícia Internacional, localizou e prendeu Alexandre Oliveira, de 34 anos, em Lisboa. Ele deve ser extraditado para o Brasil nos próximos dias.

Segundo o empresário, de 57 anos, em 2005, a filha dele, que tinha 17 anos, foi abordada por um homem em uma das principais avenidas da cidade. Ela foi estuprada e abalada, não conseguiu reconhecer o suspeito. O caso foi arquivado.
Mas pai da vítima não desistiu diante da situação. “Eu fui atrás, queria saber o que aconteceu, queria Justiça a qualquer custo. Esse homem havia acabado com a vida da minha filha, que desistiu de estudar, ficava apenas trancada em casa no escuro e mudou completamente”, diz.

O empresário contou que passou dias e noites acordado na busca de pistas que levasse ao criminoso. Na época do crime, um homem foi considerado suspeito, mas não foi preso porque não foi reconhecido. O pai da vítima descobriu que o homem havia ido para Portugal e achou que havia algo suspeito.

Foi então que ele foi procurado por pessoas que afirmavam que o homem era o agressor. "Se eu tivesse em si eu não teria coragem de ter feito o que fiz. Conversei com criminosos, muitos me procuraram ao saber que eu estava investigando. Até lugares que eu não deveria ir, eu fui. Estava em fúria, só queria descobrir quem era", comentou o pai.

Pelas redes sociais na internet, o pai encontrou em contato com conhecidos do possível agressor e conseguiu descobrir o paradeiro dele no Portugal. Depois, descobriu que ele tinha um filho no Brasil. No dia do estupro, o Instituto Médico Legal recolheu no corpo da vítima material do agressor. Foi então que, por meio de um teste com o DNA do filho do suspeito, ficou comprovado que Alexandre foi o autor do crime.

O suspeito foi localizado e preso em Portugal. A Justiça de Birigui pediu a extradição dele, mas de acordo com a Policia Federal de Portugal, ainda faltam alguns documentos, o que deve atrasar o processo.

"O que ele fez é inaceitável, quero que a Justiça faça seu dever. Estou realizado por ter descoberto isso, sei que não vai mudar nada na minha vida e da minha família, mas ele não estará na rua para que haja mais vítimas", termina o pai.

G1

Pedreiros da Prefeitura de Patos tem gratificações retiradas




O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, denunciou que os pedreiros, aprovados no último concurso público da Prefeitura Municipal de Patos, tiveram as suas gratificações retiradas indevidamente pela Secretaria de Administração do Município.

O Edital do Concurso garante a todos os pedreiros o salário mínimo e uma gratificação, onde os mesmos estavam recebendo, R$ 622,00 e mais R$ 311,00 totalizando R$ 933,00 e foram surpreendidos neste dia 1° de novembro de 2012, pela retirada da gratificação, infringindo o Edital do Concurso Público, elaborado pela própria secretaria.

O SINFEMP está recolhendo toda a documentação dos pedreiros até segunda-feira, dia 5 de novembro, onde irá entrar com ação na justiça para barrar mais um abuso cometido pela gestão municipal.

O sindicalista José Gonçalves vai solicitar a interferência do Ministério Público para cessar com esses abusos cometidos depois da eleição para com os servidores públicos municipais, que além disso, ainda estão acontecendo várias transferências indevidas.

Sinfemp

Lazer no Sesi


Escola Municipal IEDC comemora dia do “Professor e Funcionário” em manhã de sol


Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 01 de novembro, na área de lazer da associação dos mototaxistas (ACESA), a confraternização do Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa (IEDC) em prol do dia dos “Professores e Funcionário Público”, que uniram boa parte dos funcionários da escola numa grande festa comemorativa.

Segundo a gestora escolar Izolda Maria de Figueiredo Costa, esse foi um momento de descontração e socialização de todo o corpo de funcionários da instituição. “Todos os anos procuramos realizar uma confraternização diferenciada, como um presente da própria escola para os nossos funcionários, que dão um verdadeiro exemplo de profissionalismo e dedicação às nossas crianças”, ressaltou Isolda. 

A escola municipal IEDC tem como parceiros a Loja Maçônica Dr. Dionísio da Costa, onde abrange alunos da zona urbana e rural da cidade de Patos, com várias atividades diferenciadas como os Programas Mais Educação, Tempo Integral e Segundo Tempo. Na próxima semana, instituição estará realizando a sua “III edição da Feira Cultural”, que será aberta ao público, com apresentações artísticas, salas expositivas, oficinas culturais entre outras ações.



Júnior Vieira (Jr. Misaki)
ASCOM - Secretaria de Educação

SINFEMP denunciará Cartório de Distribuição de Patos


O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, irá denunciar a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, o Cartório de Distribuição de Patos, em virtude da não distribuição dos processos em tempo hábil dado entrada pela assessoria jurídica da entidade.

Gonçalves citou o exemplo das Ações de Cobrança com pedido de Tutela Antecipada contra o Município de São José de Espinharas que não foram distribuídos, apesar de entrada no dia 30 de outubro de 2012 e até hoje, 01 de novembro, ainda não teriam sido distribuídos.

O sindicalista convidou a imprensa para denunciar a situação, pois a Ação de Cobrança com Pedido de Tutela Antecipada, o Cartório tem 24 horas para mandar para o juiz e o mesmo tem 48 horas para se posicionar, “mas como vai julgar algo se não chega a sua mesa?”, indagou Gonçalves.

Gonçalves falou que entidade até entende que existe um grande número de processos a serem julgados, mas não se pode admitir que processos passem dois, três, quatro dias para serem apenas distribuídos ao Cartório da 4ª ou 5ª Vara da Comarca de Patos.

O SINFEMP vai denunciar a situação à Corregedoria Geral de Justiça na Paraíba, para corrigir essas distorções e que seja dada alguma satisfação aos servidores e a entidade.

“Os servidores de São José de Espinharas estão com salários atrasados referentes aos meses de setembro e outubro e precisa de uma ação rápida da justiça, pois é uma necessidade alimentar, de sobrevivência”, enfatizou o presidente do Sinfemp.

O sindicalista lamentou a situação, pois tem servidores que chegam ao Sindicato chorando, por não ter dinheiro para comprar alimentos, pagar medicação e presenciar uma coisa dessas.

O SINFEMP vai fazer um levantamento da situação em outros cartórios de distribuição, de Malta, Piancó, São Mamede, Santa Luzia, Taperoá, que atendem os municípios da base territorial da entidade, para ver se está acontecendo também problemas semelhantes.


Sinfemp

Arquivo do blog