Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de dezembro de 2012

Infarto mata ex-funcionário da Prefeitura de Patos

O comerciante Paulo Roberto Cavalcante de Araújo, 56 anos, faleceu na madrugada deste sábado, dia 08. 
 
A morte do comerciante aconteceu em decorrência de um infarto fulminante que o acometeu por volta das 02:00h enquanto ele dormiu.

Paulo era muito conhecido na cidade. Ele trabalhou na Prefeitura Municipal de Patos e foi proprietário da antiga loja de disco Jumbo que funcionou no Edifício Estevão no Centro da cidade. Paulo deixa viúva Geralda Alves de Araújo, mais conhecida por Nenen.  

O corpo do comerciante está sendo velado em sua residência na Rua Dr. Bacamarte, Bairro Salgadinho, próximo a Delegacia da Polícia Federal, em Patos. O sepultamento ocorrerá ás 08 da manhã deste domingo, dia 09, no Cemitério São Miguel,

Jozivan Antero – Patosonline.com

Sesi promove competições esportivas

O Serviço Social da Indústria (SESI) de Patos promove, neste Domingo, 09 de Dezembro o Domingo de lazer Ativo, serão realizadas competições de natação, Tênis de mesa, Damas e Sinuca, tendo ainda um aulão de Hidroginástica. 

Esse evento tem por finalidade estimular a prática desportiva de forma democrática e autônoma, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, a garantia do lazer e do esporte como direitos sociais promovendo a integração entre os trabalhadores, sua família, empresas e comunidade, constituindo-se em instrumento de responsabilidade social e de fortalecimento da industria.
 
O acesso será permitido para nossos sócios: Trabalhadores da Indústria e seus dependentes, comerciários e imprensa.
 
Sesi

Inauguração: Adutora garante água de beber para Salgadinho

O governador Ricardo Coutinho inaugurou nesta sexta-feira (7), no município de Salgadinho, mais uma etapa do Sistema Integrado Adutor Patos-Assunção, que está levando água tratada para 3 mil habitantes do município. Ricardo fez a ligação simbólica da água acompanhado pela prefeita Débora Cristine.

O sistema Integrado Adutor Patos-Assunção representa um investimento da ordem de R$ 12,7 milhões, com recursos provenientes da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Governo do Estado. A partir desta sexta-feira a população de Salgadinho passa a ter água de qualidade vinda do açude de Coremas e tratada na estação do Jatobá, em Patos.

O governador Ricardo Coutinho falou que estava satisfeito em concluir mais esta etapa da adutora de Patos-Assunção que será concluída até junho beneficiando mais de 12 mil habitantes. “Além de Salgadinho, Passagem, Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia e Quixaba agora será a vez de levar água para Assunção. Porque isso é uma questão de respeito à população”, enfatizou.

Água potável - O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, afirmou que até junho do próximo ano, o Sistema Adutor Patos-Assunção estará entrando em funcionamento e vai atender a necessidade da população por água potável, que sofre com o longo período de estiagem. “Essa é uma grande adutora com 83 km que sai de Patos até Assunção beneficiando seis municípios e um distrito”.

Deusdete explicou que o sistema Adutor Patos-Assunção consiste na implantação de 83.000 metros de linha adutora e a construção de quatro estações elevatórias de água tratada, além de seis tanques de amortecimento unidirecional. O sistema garante uma vazão de 84 mil litros de água por hora.

A prefeita de Salgadinho, Débora Cristine, afirmou disse que esse esta sexta-feira será um dia histórico para o município que ganha a água e a estrada, os dois maiores presentes dos 51 anos de emancipação política. “Esse é um sonho que o governador Ricardo Coutinho realiza para Salgadinho e circunvizinhas. Uma estrada que coloca os municípios dentro de uma rota de desenvolvimento e a água que chega através da adutora trazendo vida, respeito e esperança para este povo”, declarou.

A estudante Ana Raissa disse que ficou muito feliz, quando a água chegou em sua casa e depois de muito tempo pôde tomar banho de chuveiro. “Parece brincadeira, mas nos últimos anos o povo aqui convivia com vários dias sem água e tinha que armazenar água para tomar banho de cuia. Mas me surpreendi hoje em ver a água jorrando”, comemorou.


Secom PB

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Silêncio de Nabor com a aprovação dos PCCS causa prejuízo aos servidores municipais de Patos


O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, afirmou que o silêncio do prefeito Nabor Wanderley com a aprovação dos planos de cargos, carreira e salários dos profissionais do magistério público municipal, dos servidores da saúde e o novo estatuto do servidor público de Patos, trará prejuízos para a categoria.

Para o sindicalista, as propostas foram entregues com antecedência, inclusive antes da eleição de outubro último, tendo tempo suficiente para ser analisado pela Procuradoria Jurídica do Município e enviado para a Câmara Municipal para aprovação.

No entanto, o PCCS da saúde foi levado para discussão no Conselho Municipal de Saúde, tendo sido definido um calendário, onde o SINFEMP entregou pela segunda vez ao gestor municipal a proposta e no dia 20 a prefeitura retornaria para o Conselho e no dia 29 iria para apreciação de todos os conselheiros, mas apenas o sindicato cumpriu o seu papel de entregar na data certa, ou seja, dia 14 de novembro, na paralisação municipal.

O Conselho Municipal de Saúde não fez reunião dia 29 de novembro e com isso prejudicou ainda mais a discussão sobre o PCCS da saúde.

O PCCS da educação também se arrasta com a mesma dificuldade, além do novo estatuto do servidor público, que dorme nas gavetas da Prefeitura sem ser tomada nenhuma posição para aprovação dos mesmos.

Gonçalves lamentou a situação e citou algumas propostas que prejudicam hoje os servidores municipais, que foram incluídas no novo plano trazendo melhorias, tais como: ampliação da licença-maternidade para 6 meses, licença-paternidade de 30 dias, redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, pagamento do 13º salário e 1/3 de férias, levando em consideração toda a remuneração, progressão horizontal e vertical para todos os servidores que tenham curso superior, pagamento de insalubridade, periculosidade, adicional noturno, isonomia salarial(salário igual para as mesmas funções), dentre outros.

“Caso o prefeito Nabor Wanderley queira enviar os projetos para apreciação e aprovação da Câmara Municipal até o dia 20 de dezembro, tem todas as condições, assegurando assim um compromisso assumido pelo mesmo em assembléias do SINFEMP”, frisou Gonçalves.

Sem a aprovação dos planos de cargos, carreira e salários este ano, a pauta para 2013 do SINFEMP será bem maior, pois à campanha salarial, que além da aprovação dos PCCS’s, ainda vem aumento salarial para todas as categorias.

Sinfemp

Prefeitos de Patos, Quixaba e São José de Espinharas são diplomados

Marcos Eugênio


 
 
 
Uma noite de sexta-feira 7 bastante festiva para prefeitos e vereadores eleitos de Patos, Quixaba e São José de Espinharas. O auditório do Fórum Miguel Sátyro de Patos ficou pequeno para os familiares, amigos e simpatizantes dos eleitos e suplementes que foram diplomados pela Justiça Eleitoral da 28ª Zona Eleitoral. Após o Hino Nacional, o magistrado Ramonilson Pessoa Pinto fez um discurso lembrando e elogiando o comportamento da população, dos partidos políticos nas eleições deste ano.

Mas também enfatizou a responsabilidade que cada eleito tem perante a sociedade, seus deveres e zelo pela coisa pública. Disse que hoje o cidadão está mais vigilante, crítico e com maior poder de cobrança de seus direitos. A imprensa foi bastante elogiada pelo magistrado por sua contribuição para o processo democrático que vivenciamos. Pediu um comportamento ético dos políticos que assumem seus cargos em janeiro próximo, deixando no ar um lembrete para que todos saibam das consequências por atos ilícitos na gestão pública.

A prefeita eleita de Patos, atual deputada estadual, Francisca Motta (PMDB), discursou em nome dos eleitos e por um momento recordou, sob fortes emoções, seu esposo Edvaldo Motta, o incentivo que este lhe deu para seguir na política. Falou dos frutos alcançados, como os cinco mandatos de deputada estadual, atingindo esse momento tão sonhado por ela, de se tornar prefeita de Patos.

O prefeito de Quixaba, Júlio Cézar (PMDB), falou sobre o novo mandato lhe outorgado pelos quixabenses, comentando dos novos desafios que terá pela frente. Se no primeiro mandato de prefeito a meta era resgatar a autoestima da população, provocar o estímulo nos jovens ao estudo, ao homem do campo a ter nova visão, incentivo para a produção agrária, a partir de janeiro o projeto é organizar melhor o município, dar melhor estrutura aos prédios públicos, levar água para o capo para que as famílias não precisem de carro-pipa para se manter em seu habitat, como também não ficar a mercê de favores políticos. 

Um exemplo disso é a conclusão de 16 Km de adutora, atendendo várias comunidades, e a abertura de mais 9 Km a partir do próximo mês, levando água de qualidade para a comunidade Quixaba Velha, onde residem a maioria dos produtos de pimenta, que vão ganhar também uma casa para beneficiamento desse produto que promete ser uma das mais destacadas geradoras de receitas para o homem do campo.

Mesmo com a seca, talvez a maior das últimas quatro décadas, da constante queda do FPM, citou obras como a Creche Modelo, orçada em mais de R$ 600 mil, só com a parte física, deverá ser inaugurada em junho de 2013. A Prefeitura também conseguiu entregar 30 casas pelo Minha Casa, Minha Vida e mantém mais cerca de 40 a 50 em construção. A meta é zerar o déficit habitacional. O governo municipal incentiva pessoas a morarem em Quixaba e faz doação de terrenos. Cezar disse que a administração municipal está bastante confiante com o progresso que o município assistirá com a chegada do asfalto da PB 228, cuja obra foi assinada nesta sexta pelo governador Ricardo Coutinho, inclusive com máquinas já trabalhando. 

Sobre essa obra o prefeito de Quixaba diz que o município possui um plano de incentivo à abertura de empresas na cidade. “Temos água, em breve teremos o asfalto, vamos doar terrenos e outros incentivos para quem quiser montar sua empresa e que possa gerar emprego e renda em nosso município”, comentou Julio Cezar. 

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, fez rápida análise sobre seus dois mandatos consecutivos, dizendo que, a exemplo de Quixaba, a iniciativa de levar a população a ter orgulho de morar em Patos. Lembrou dos investimentos na educação, saúde, recuperação e construção de praças, obras estruturantes que contribuíssem para o alicerce do desenvolvimento local. 

Citou como grandes projetos de seu governo o Canal do Frango, que terá a inauguração de sua primeira etapa, neste sábado, a Alça Sudeste, em construção, projetos como SAMU, CAPS, recursos garantidos e empenhados para o Teatro Municipal, para a construção do Canal da Vitória, dentre outros em andamento. Lamentou não ter conseguido construir o mercado da cidade, mas que espera que sua sucessora, Francisca Motta, possa dar continuidade a uma série de projetos de seu governo que não tiveram tempo suficientes para serem concluídos. “Com Francisca Motta na Prefeitura, com apoio do deputado federal Hugo Motta, o desenvolvimento terá continuidade em Patos”, finalizou Nabor.

Ao final da solenidade Francisca Mota ainda conversou com a imprensa e disse que vai honrar todo o carinho, o apoio que os patoenses lhe ofereceram, elegendo-a prefeita de Patos. “A partir de janeiro teremos muito trabalho e a sociedade vai me ajudar. Conto com a vontade do povo para que possamos juntos fazer um governo do desenvolvimento”, adiantou. 

Francisca Motta deve anunciar parte de sua equipe de governo entre os dias 15 a 20 deste mês.

Mais um jovem é morto em Patos: 62 homicídios





 

Marcos Eugênio

Aconteceu no início da tarde desta sexta-feira 7 mais um homicídio na cidade de Patos. A vítima foi Valdeberg Rodrigues da Costa, 30 anos, que residia na Rua Euclides Franco, na Vila Cavalcante. Ele foi morto com tiro que o atingiu na cabeça, transpassando o capacete, quando trafegava numa moto Honda Pop NQD 9034, de Patos, na Rua Manoel Torres, Bairro Salgadinho. Provavelmente dois em uma moto preta cometeram o crime. A polícia está investigando mais um homicídio na cidade.

Segundo o delegado de Homicídios da Delegacia Regional de Patos, Gilson Duarte, Valdeberg pode ter sido morto por engano e informa que um primo da vítima já tinha sido alvo de duas tentativas de homicídio.

Valdeberg era ajudante, trabalhava como carregador, da banda patoense Flor da Pele. A onda de violência em Patos é bastante preocupante. Os crimes acontecem a qualquer hora do dia. A Polícia vem fazendo o trb alho tanto preventivo, com a realização de blitzen e ostensivo, tentando localizar os criminosos, que na sua maioria está envolvida com o tráfico de drogas.

TJPB notifica 107 municípios devedores de precatórios no Estado

Foto:Marcos Eugênio
Cento e sete municípios paraibanos devedores de precatórios foram notificados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba para explicações a respeito do atraso dos repasses obrigatórios relativos a exercícios anteriores. 

Eles terão um prazo de 30 dias para se justificarem sobre a inadimplência, sob pena de sequestro de valores em favor dos credores. A medida está prevista no artigo 33, da Resolução nº 115, do Conselho Nacional de Justiça, e na Emenda Constitucional nº 62, conforme explicou o juiz Rodrigo Marques, designado pela Presidência do TJPB para conduzir os processos em questão.

O magistrado disse, ainda, que desde o dia 1º de outubro, quando começou a responder, exclusivamente, pela pasta de processos referentes a precatórios, houve avanços em relação ao tema, a exemplo da publicação do Ato Normativo conjunto entre o TJPB, TRF e TRT-13ª região. “Sem esta publicação, não era possível transferir os valores pertinentes a cada tribunal para efeito de pagamento de precatórios. Agora, os repasses estão sendo feitos e esta situação foi regularizada”, disse o juiz.

Outra medida tomada pelo Tribunal foi a emissão de 25 ofícios contra municípios paraibanos, comunicando à Caixa Econômica Federal a respeito da inadimplência destes gestores. “Esses ofícios comunicam oficialmente o órgão federal por meio do qual os municípios obtém recursos e, com esta informação, eles ficam impossibilitados de adquirir empréstimos”, acrescentou o juiz Rodrigo Marques.

Em caso de não pagamento, o presidente do TJ, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, por decisão fundamentada, poderá determinar o sequestro de bens respectivos, que ocorre por intermédio de um vínculo entre o Poder Judiciário e o Banco Central. “Essa verba pode se recolhida também diretamente no próprio Tesouro nacional, no que concerne a repasses para os municípios”, acrescentou. Além disso, é feita a comunicação ao Cedim (Cadastro de Entes Públicos Devedores), “uma especie de Serasa do Poder Público”, disse o magistrado.

De acordo com Rodrigo Marques, o Estado da Paraíba ainda está pagando precatórios referentes ao ano de 2003 e que a previsão para quitação da dívida é relativa. “Se não houver atraso em relação aos repasses, em 2025 a dívida estará sanada, conforme regime especial adotado em 15 anos. Entretanto, esta previsão dependerá da regularidade dos repasses”, disse.

Ascom

Regional de Patos realiza 6 mil atendimentos por mês

O Hospital Regional de Patos, deputado Janduhy Carneiro tem mantido uma média mensal de atendimento na ordem de 6 mil,  com sempre como alvo principal o atendimento ambulatorial, numa demonstração da importância vital dessa unidade de urgências e emergências na região polarizada pela cidade de Patos, que compreende cerca de 24 municípios dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O relatório do mês de novembro 2012 aponta 6.123 pessoas assistidas pela casa hospitalar, sendo a maioria deles  5.579 atendimentos ambulatoriais e ortopédicos, 13 consultas de urgência e 336 retornos. Tivemos atendimentos com cirurgias em outros casos como: Acidente de carro (19); Ataque de animais peçonhentos (08); acidente de bicicleta (2); acidente de trabalho (20); acidente de tração animal (1) acidente desportivo (1) agressão física (2); agressão com arma branca (5) agressão com arma de fogo (5); atropelamento (1); envenenamento (1) quedas (7); queimadura (1); tentativa de estupro (1) e de suicídio (2).

Das ocorrências que redundaram em atendimentos, com maior índice foram os acidentes envolvendo motos, continuam liderando os índices de casos de atendimentos e internamentos. Para a diretora do Hospital Regional de Patos, Silvia Ximenes a estatística apresentada mensalmente sobre atendimentos daquela casa de saúde é serve para um acompanhamento por parte do cidadão patoense e o compromisso da direção com a transparência nas ações implementadas no Hospital Regional.

Para Silvia Ximenes ações estruturantes como a nova rede de esgotos interna, climatização da Ala de Portadores de AVC (Acidente Vascular Cerebral) a ampliação da capacidade energética do Hospital Regional tem sido revertida em qualidade no atendimento aos pacientes. Ela ressalta que há investimento também na saúde dos trabalhadores  do Hospital Regional, quando realizou dias atrás uma campanha de vacinação contra tétano e hepatite direcionada a todos os servidores.

Cláudio Paschoal - Assessor de Comunicação do Hospital de Patos

SINFEMP realiza eleição segunda e terça-feira em Patos e Região




O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região,  realizará eleição nos dias 10 e 11 de dezembro de 2012, nos 21 municípios que compreende a sua base territorial.

Apenas uma chapa foi inscrita para o pleito, PRA AVANÇAR NA LUTA, que tem como candidata a presidente, Carminha Soares, que atualmente é tesoureira da entidade  e representante das mais diversas categorias, incluindo  servidores de Patos e demais municípios da região.

Serão colocadas urnas fixas e itinerantes para que todos os associados possam votar nos dois dias da eleição, na sede da entidade localizada na Rua Paulo Mendes, 16, centro, sedes regionais nos demais municípios, onde pretende colher o voto dos mais de cinco mil associados à entidade.

Todas as urnas estarão circulando a partir das 08h da manhã até as 22h nos dois dias, e além disso, em todos os municípios, os associados devem comparecer nos locais já definidos anteriormente para poderem votar.

Em São José de Espinharas, na Câmara Municipal. Vista Serrana, na Escola José Gil. Em Condado, na Escola Sebastião Alves de Lima. Em Malta, na Escola Estadual. Em Quixaba na Secretaria de Educação. Cacimba de Areia na Câmara Municipal. Passagem na Câmara Municipal. Areia de Baraúnas na Escola Municipal. Salgadinho na Câmara Municipal. Junco do Seridó na Escola Estadual. Santa Luzia na Sede do SINFEMP. São José do Sabugi na Associação Recreativa São-joseense. Em Várzea na Escola Municipal. Em São Mamede na sede do SINFEMP. Em São José do Bonfim na Escola Humberto Lucena. Em Mãe D’água no Salão Paroquial. Em Santa Teresinha na Secretaria de Educação. Em Emas na Câmara Municipal. Em Catingueira na sede da Associação dos Moradores de Catingueira e em Olho D’água, na sede do SINFEMP. Em Patos, terão urnas fixas e itinerantes, incluindo o Distrito de Santa Gertrudes.

O atual presidente da entidade José Gonçalves compõe a chapa como vice-presidente e afirmou que teve uma renovação de mais de 70% na Diretoria, onde dos 26 diretores, 18 são mulheres e apenas 7 homens. “Na maioria das entidades sindicais, apesar de ter um maior número de mulheres, sempre os homens ocupam os cargos principais da entidade, mas no caso do SINFEMP, presidente, secretária, tesoureira, são todas mulheres”, destacou o mesmo.

O SINFEMP é o segundo maior sindicato de servidor público no Estado, filiado a CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e a FETRAM- Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba.

Arquivo do blog