Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Banco de Leite da Maternidade de Patos coleta mais de 800 litros de leite em 2012


 
O principal e mais completo alimento para o recém-nascido, o leite materno, tem sido alvo de constante busca por parte do Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, da Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos. Todo o esforço da equipe do Banco de Leite vem sendo recompensado com o aumento de doações. Em 2012 foram coletados 813 litros de leite. 

O Banco de Leite Humano de Patos atende as resoluções da Anvisa e cumpre seu papel de centro especializado , promovendo, protegendo e apoiando o aleitamento materno. Dos 813 litros doados por 473 mães nutrizes, 457 litros foram distribuídos a 1.015 recém-nascidos. O Banco de Leite da Peregrino Filho também enviou 96 litros para o Banco de Leite Anita Cabral, em João Pessoa.

A busca pelo leite movimenta vários funcionários, que na abordagem às mães, cuja produção excede às necessidades nutritivas de seu filho, fazem todo um trabalho de orientação, dão dicas de como amamentar melhor os recém-nascido, ensinam a maneira correta de coletar o leite e como armazená-lo até que ele seja levado para a sala de porcionamento, local em que são separadas as quantidades ideais para saciar a fome do bebê. 

A abordagem às nutrizes também é realizada em suas residências. A equipe do banco de Leite visitou 740 domicílios. Em 2012 fez 10.370 atendimentos individuais à mulher. A prioridade do leite coletado e que passa por rigoroso processo de qualidade são os bebês prematuros ou que estejam em tratamento intensivo.

A Maternidade Peregrino Filho, através de seu Banco de Leite, realizou ano passado grande mobilização de busca ativa de novas doadoras. Com a inauguração da ampla reforma, das UTIs Neo e Materna, sala de porcionamento, a Peregrino Filho passou a oferecer atendimento de alta complexidade. Com isso o estoque de leite precisa ser sempre crescente para atender a alta demanda de pacientes de aproximadamente 90 municípios que procura esse Hospital Amigo da Criança.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog