Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 20 de janeiro de 2013

Chuvas de até 120 mm renovam esperanças dos sertanejos


Marcos Eugênio

Mesmo com as previsões meteorológicas para 2013, que apontam um inverno abaixo da média, os sertanejos amanheceram este domingo radiantes com as chuvas caídas ontem. Na região de Patos o destaque foi o município de Cacimba de Areia, que registrou 120 mm de intensidade pluviométrica. Em Patos a média alcançou 52 mm. Muita gente aproveitou para fazer aquele batismo anual, com água da chuva. Em vários municípios as chuvas caíram, mas de forma menos intensa, atingindo média de 10 a 15 mm.

A estiagem iniciada ano passado trouxe sérias consequências para a maioria dos municípios nordestinos. Na Paraíba muitos rebanhos foram praticamente dizimados, a queda da safra atingiu cerca de 90% e os preços nas feiras livres dispararam. As famílias do campo ficaram reféns de programas sociais. O caos no abastecimento foi mais uma vez ressuscitado, gerando um comércio paralelo aos carros-pipa bancados pelo dinheiro público.

Cisternas – No campo as famílias que possuem cisternas de placas aproveitaram para armazenar o tão precioso líquido, o que garantirá o consumo de beber por mais três ou quatro meses. As notícias correm de boca-boca vindas da zona rural, com a informação mais corrente sobre as águas que se acumularam nos pequenos barreiros, algo importante para a manutenção do número reduzido de animais que sobreviveu às intempéries climáticas.

O Governo do Estado, em parceria com o Propac – Programa de Promoção e Ação Comunitária está direcionando recursos para essa entidade, ligada à Igreja Católica, para a construção de cisternas, que demonstrou ser uma importante opção de garantia de consumo para o homem do campo. O Programa faz levantamento para identificar os locais mais críticos e que precisam com maior urgência desse reservatório.

Para o secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos Lima, hoje existe otimismo no município de dias melhores no campo. “Caso aconteçam novas chuvas com índices que atinjam acima de 20 mm, como o solo está bem molhado, os reservatórios começam a pegar água. Vamos torcer para que Deus continue mandando água para o Sertão e assim os problemas, especialmente no campo sejam minimizados”, enfatizou Santos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog