Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Entidades discutem formalização de convênio para estágio e pesquisa na rede de saúde da Paraíba




Aconteceu nesta quinta-feira 31 na 6ª Gerência Regional de Saúde um importante encontro envolvendo entidades de ensino, gerência regionais de saúde (6ª, 7ª e 11ª), Cefor – Centro Formador de Recursos Humanos e hospitais (Regional Dep. Janduhy Carneiro, Maternidade Dr. Peregrino Filho e Hospital Infantil Noaldo Leite. O objetivo dessa reunião foi discutir os estágios e pesquisas que acontecem na rede estadual de saúde, algo que precisa de normatização dos convênios firmados pelas instituições de ensino com os serviços (hospitais).

A pactuação à rede escola estadual, articulada pelo Cefor, vem sendo trabalhada em toda a Paraíba. As instituições de ensino foram apresentadas ao formulário de pactuação e têm até 31 de março deste ano para firmar o convênio com os hospitais que receberão os estagiários e os internatos. A documentação a ser entregue prevê ofício de solicitação de convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e Cefor; plano político pedagógico dos cursos e o quadro demonstrativo resumido, no qual constam várias informações, como período de estágio, curso, disciplina e local, quantidade de alunos, dentre outras.

Nas discussões foram citadas a importância de melhor acompanhamento aos estagiários, o cumprimento dos protocolos existentes nos serviços, a obrigatoriedade das apólices do seguro dos alunos, avaliação de como vem ocorrendo esse aprendizado, demanda dos cursos e da abertura que deve existir entre as instituições de ensino e a rede escola (hospitais) na formulação do pacto, cada qual apresentando suas propostas e necessidades. Nenhum aluno estará apto a realizar estágio nos hospitais caso não sejam apresentados os documentos previstos na pactuação não sejam entregues.

Esse processo de aprendizagem curricular do aluno (a prática nos hospitais) precisa estar devidamente legalizado tendo em vista que são informações analisadas pelos ministérios da Saúde, Educação e do Trabalho por ser o estágio regulado por lei, a 11.788 de 2008.

Paulo Ricardo, coordenador estratégico do Cefor, disse que a partir regulação na rede escola será possível avaliar os serviços, saber a realidade do trabalho, de que forma podem ser melhorados e que as instituições de ensino estão sendo convidadas para discutir esse planejamento curricular, levando-se em conta também a oferta de melhor estrutura pelo Estado para os alunos que partem para os estágios, internatos.

Sobre isso Paula Maia, coordenadora do internato da UFCG de Cajazeiras disse que a normatização dos estágios é essencial para que os serviços hospitalares possam funcionar sem atropelos, sem prejuízos para os pacientes e os alunos consigam o aprendizado necessário a que se propõe a grade curricular da sua instituição de origem.

A Proposta do Cefor é criar Núcleos de Educação Permanente, que vão trabalhar processos formativos, desde os estágios, promover capacitações no próprio serviço do SUS, como também analisar de que forma os estágios acontecem, se estão sendo satisfatórios para o aluno e ao serviço. Nessa linha a Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos está implantando seu NECE – Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos, nos moldes do que existe no Trauma de João Pessoa.

Para Jussineide Brito, psicopedagoga da Maternidade, existe grande empenho da direção e funcionários para que o NECE funcione dentro do que se propõe para a formação dos alunos e melhorias dos serviços oferecidos. “Antes não tínhamos uma educação assistida. Teremos condições de trabalhar obedecendo-se as normativas. Isso será positivo para a Secretaria de Saúde, para aas instituições de ensino, para o estagiário e para a comunidade”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog