Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Hemonúcleo realiza ação em Patos para sensibilizar futuros doares




O Hemonúcleo de Patos realiza com todos seus funcionários neste sábado, dia 02 de fevereiro, uma ação no centro da cidade visando sensibilizar a população para que faça doação de sangue e assim melhore os estoques da hemorrede. A campanha de doação de sangue “Neste Carnaval, vista sua fantasia de salva-vidas – Doe sangue”, usará um apelo direcionado, especialmente aos foliões para que estes, antes de caírem na folia, procurem o Hemonúcleo e doem sangue, já que os hospitais sempre precisam muito no período de momo da solidariedade da população.


“Normalmente no período de carnaval acontecem muitos acidentes e há uma grande preocupação da hemorrede, que precisa garantir sangue para quem vier a precisar. Vamos às ruas fazer panfletagem, usar carro de som e conscientizar a população para esse ato simples, mas de enorme importância, que salva vidas”, disse Francisco Marinho, diretor do Hemonúcleo Patos.

Pessoas com fator RH negativo têm sido solicitadas com frequência para doar. Isso por se tratar de um sangue raro e numa urgência é necessário tê-lo em estoque suficiente para atender a demanda. As pessoas que se dispuserem a doar no sábado haverá carro para transportá-las ao Hemonúcleo.

Para doar sangue é necessário:

- Estar com boa saúde;
- Ter idade entre 16 a 67 anos;
- Peso acima de 50 Kg;
- Não ter comportamento de risco para DSTs;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Não apresentar ferimentos;
- Não estar gestante, nem amamentando;
Dar o intervalo de uma ano após a realização de tatuagem ou piercing.
A menstruação não impede a doação, desde que o fluxo menstrual esteja normal. 



Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog