Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Maternidade de Patos realiza 2.315 partos em oito meses

 

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, da cidade de Patos, hoje referência para cerca de 100 municípios sertanejos, abrangendo inclusive RN, PE e CE, vem ampliando serviços à população. As últimas estatísticas apontam que de maio a dezembro do ano passado foram realizados 2.315 partos, sendo 1.117 normais e 1.198 cesáreos (operação abdominal para retirar o bebê, geralmente indicada quando o parto vaginal não é possível e a mãe e o bebê correm risco de vida).

Nesse mesmo período foram realizados 224 procedimentos de curetagem (retirada de material placentário após aborto). O aborto tem sido algo que vem preocupando a direção clínica da Maternidade que, apesar de não ter fechado ainda os números, informa que na região de Patos é bastante elevado esse evento nas as mulheres, que podem ter sérias complicações. 

Por se tratar de Hospital Maternidade de alta complexidade, muitas mulheres em estado de gravidez crítico são referenciadas para a Peregrino Filho. Isso está bem explícito com o aumento de internações na UTI Neonatal, que vem recebendo uma média mensal de 11 pacientes. Na UTI Neonatal a média é semelhante, com dez internamentos de bebês/mês.

A UCIN - Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal também vem apresentando grande movimentação após a Peregrino Filho se tornar de alta complexidade. Cerca de 40 crianças chegam a ser internadas nesse setor/mês. Segundo os diretores do Instituto Fibra, que administra a Maternidade de Patos, de maio a dezembro de 2012 ocorreram 915 internações de observação.

Esses números são repassados pelo Instituto Social Fibra, que administra a Maternidade, bem como o Hospital geral de Taperoá e a UPA de Guarabira, para a Secretaria de Estado da Saúde, que trabalha metas quantitativas, com a cobertura assistencial pactuada. A saúde da mulher que chega à Maternidade, segundo o diretor clínico Paulo Athayde, começa prioritariamente na atenção básica e lembra quão importante deve ser o pré-natal, algo que deve ocorrer com qualidade na unidade de Saúde da Família mais próxima da residência dela, um acompanhamento que promova realmente a saúde da futura mamãe e de seu filho, com todos os exames necessários e orientação por parte da equipe médica.

Outro número que reflete maior acesso da população à Peregrino Filho é no tocante aos exames laboratoriais, 14.391 de maio a dezembro do ano passado, além de 4.033 ultrassonografias. A meta proposta pelo Governo do Estado, de 500 exames preventivos ao câncer de mama ao mês está perto de ser atingido. A 6ª Gerência Regional de Saúde vem cadastrando, com auxílio de suas apoiadoras e das secretarias municipais de saúde da região, todas as mulheres em idade ideal para realizar a mamografia, de suma importância no diagnóstico precoce de qualquer anormalidade nos seios da mulher. 

No cômputo geral, a Maternidade Peregrino Filho realizou, de maio a dezembro de 2012, aproximadamente 44.500 procedimentos, desde assistência social, parte de exames, indicadores hospitalares (cirurgias, internações, dentre outros) e ambulatoriais, números que mostram a dimensão da responsabilidade que a Peregrino Filho tem hoje para com a população de inúmeros municípios assistidos pelo SUS.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog