Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Curso de Vigilância em Saúde será retomado na próxima terça-feira 26



O Curso Técnico de Vigilância em Saúde, oferecido pelo Governo do Estado, sob coordenação do Cefor – Centro Formador de Recursos Humanos terá suas aulas retomadas na próxima terça-feira 26. Facilitadoras há dias elaboram vasto material, obedecendo-se o cronograma, a ser trabalhado com os alunos.

O curso, reconhecido pelo Ministério da Saúde, cuja turma é pioneira na Paraíba, acontece em todas as microrregiões do Estado. Na regional Patos participam 30 alunos. São dois anos de curso. O início ocorreu em janeiro de 2012 e será concluído em dezembro próximo. São 5.760 horas, abrangendo a teoria e prática. As aulas acontecem na sede da 6ª Gerência Regional de Saúde.

O futuro técnico terá condições de trabalhar em qualquer vigilância, seja sanitária, ambiental, epidemiológica, saúde do trabalhador, aptos a supervisionar, assumir uma secretária de saúde, dentre outras atribuições.

Políticas públicas de saúde nas três esferas, municipal, estadual e nacional, política nacional de promoção à saúde, vigilância em saúde, a compreensão do plano de saúde e de gestão em saúde, são alguns tópicos que são trabalhados com os alunos.

Um dos objetivos é que os alunos compreendam os fatores ambientais e socioeconômicos que levam ao processo de adoecimento, interferindo no processo de saúde da população; diagnosticar os riscos e agravos que afetam a qualidade de vida.

A equipe que ministra o curso é composta por três facilitadoras: Ilka Nunes (Enfermeira); Ana Raelma (Mestra em parasitologia) e Maryama Naara  (Enfermeira), sob coordenação de Dandara Cristina (Enfermeira).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog