Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

História dos carnavais de Patos vira tema de palestra para alunos do Projovem Urbano




Cerca de 100 alunos que compõem as cinco turmas do Programa Projovem Urbano de Patos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelo historiador Romildo de Sousa, na noite desta terça-feira, dia 05. A palestra que aconteceu no Auditório da Biblioteca Municipal focou na evolução do Carnaval na cidade de Patos, lançando um olhar sobre os antigos blocos carnavalescos, escolas de samba, e clubes onde aconteciam as festas. 

De acordo com o historiador Romildo de Sousa, o momento foi de resgate e de registro da historiografia carnavalesca de Patos. Além disso, ele destacou o aprendizado mútuo que uma atividade como essa proporciona para os envolvidos. 

“Conforme vou mostrando aspectos históricos do nosso carnaval percebo que os alunos se envolvem no contexto da história, e também começam a participar mostrando exemplos e casos. Nessa interação tanto eles conseguem aproveitar os conteúdos apresentados, como eu também passo a ter conhecimento de histórias e particularidades dos nossos carnavais contados por alguns dos alunos”, relata Romildo. 

Para ilustrar a atividade, foram utilizados slides com fotografias e gravuras com motivos carnavalescos da história da cidade de Patos. A atividade ainda constou de sorteio de brindes para os alunos. 

Além do Projovem Urbano, outras escolas do município também estão tendo a oportunidade de oferecer aos alunos a palestra ministrada por Romildo de Sousa.

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog