Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Incêndio em Imbiribeira produz fumaça tóxica








Um incêndio ocorrido na madrugada deste sábado 09 em lixo localizado na beira do mangue, no final da Rua Pianista Ismar Mariano, Vila Pinheiro, a 400 metros da Lagoa do Araçá, Recife-PE, causou mal estar e revolta de moradores pela fumaça tóxica que se espalhou por grande área. Somente por volta das 7h o Corpo de Bombeiros foi acionado, controlando o incêndio. Parte do mangue foi atingida pelo fogo.

Segundo a PM, que também esteve no local, o fogo provavelmente tenha sido causado por viciados em maconha, que buscaram o local para consumir drogas. O fogo se espalhou por um amontoado de lixo oriundo de material reciclável derivado de petróleo. No local funcionam vários galpões, clandestinamente, de acordo com informações de um dos moradores revoltados com a fumaça tóxica, Francisco de Assis, residente há mais de 30 anos na Vila Pinheiro. Acrescentou que já houve outro incêndio em um dos galpões, que acabou atingindo paredes da cozinha de sua casa, que fica por traz desse conjunto de oficinas.

“Isso aqui é um barril de pólvora. Como esse material é inflamável, caso os órgãos competentes não tomem providências, novos incêndios podem vir a ocorrer”, disse em tom de revolta. Assis explicou que já fez denúncia ao Corpo de Bombeiros sobre o perigo advindo das oficinas.

O Ministério Público esteve no local notificando os donos das oficinas há dois meses. Mas até o presente nada de concreto surgiu dessa inspeção. Francisco de Assis disse que vai renovar sua denúncia ao Corpo de Bombeiros.

Cabo Oliveira, do 2º GI de Prazeres explicou que o lixo ali acumulado é propício para grandes proporções e danos aos moradores. Ele procurou alguém que respondesse pelo galpão que jogara o lixo a céu aberto para notificá-lo, em vão. “Prefeitura, Ibama devem tomar conhecimento também e juntos ver a situação dessas empresas, que estão agredindo o meio ambiente e causando risco aos moradores da localidade”, disse o cabo do Corpo de Bombeiros.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog