Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Secretários de saúde elegem nova diretoria da CIRS






Aconteceu na manhã desta segunda-feira 25 encontro dos secretários municipais de saúde da jurisdição da 6ª Gerência Regional, que compreende 24 municípios. Na reunião estiveram presentes 16 secretários. Inicialmente o gerente regional, José Leudo Farias repassou alguns informes, como a capacitação sobre pré-natal que está sendo oferecida pelo Estado nesta terça e quarta-feira a médicos e enfermeiros do PSF dos municípios da Macro Patos; medicamentos; prazo para entrega por cada município da relação de portadores de deficiências, dentre outros.

Houve a exibição de um vídeo, cujo conteúdo, bastante informativo, mostrou o novo modelo da atenção básica e como os municípios podem ampliar serviços na atenção básica, o contrato de saúde com Estado e Ministério da Saúde. O principal ponto da pauta foi a eleição da nova diretoria da CIR – Comissão Intergestores Regional, que, após leitura do regimento, passou a ter nova nomenclatura – CIRS – Comissão Intergestores Regional do Sertão.

A nova diretoria eleita pelos presentes ficou assim definida:

Rubens Marques (secretário de Desterro) – presidente
Priscilla Rosemiro Wanderley  (secretária de Emas) – vice-presidente
José Leudo Farias – Secrtário
Daniela da Nóbrega Simplício (São José do Sabugi) – tesoureira
Marcone Morais (secretário de Catingueira) – suplente de tesoureiro
Câmara técnica
Fabiana Lins - São José de Espinharas
Wedson de Araújo Farias – Vista Serrana
Apoiadores
Tereza Cristina Nóbrega e Claudia de Oliveira
GTI – Marivalda Xavier
Secretária executiva – Fabiana Coeli Wanderley.

O gerente regional de saúde, José Leudo, disse que a CIRS tem papel bastante importante, já que todos os projetos, planos de desenvolvimento regional primeiro pelo debate, aprovação dos secretários. Leudo deu ênfase aos conselhos municipais de saúde, pedindo que cada município amplie os laços com o conselho de saúde local e preste contas de seus atos a cada três, ficando assim respaldado perante outros órgãos fiscalizadores. “Os conselhos têm papel importante de articular, acompanhar, devendo ser mais valorizados em termos de município”, acrescentou.

O novo presidente da CIRS, Rubens Marques, explicou que vai trabalhar pelo fortalecimento da entidade, esperando o apoio d os secretários, para que todos possam ter vez, voz para representar bem os municípios na CIB regional. A secretária de saúde de Patos, Illana Motta, disse que as reuniões dos secretários através d CIRS é de fundamental importância para eles possam brigar pelo que têm direito, levar à discussão suas deficiências, planejamento e prometeu se fazer presente sempre que puder às reuniões da CIRS.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog