Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 2 de março de 2013

A MULHER



Iara da Silva Machado

Existe um princípio bom que criou a ordem, a luz e o homem e um princípio mau que criou o caos, as trevas e a mulher.

Pitágoras – filósofo e matemático grego – 496 a.c


Na atualidade crenças como a citada por Pitágoras poderia levar a uma reflexão proveitosa, separando o trigo do joio!

Com o advento da Psicologia Transpessoal, ainda pouco estudada e praticada no Brasil, busca-se unir antigos conhecimentos a compreensão do complexo psiquismo humano.

Se voltarmos o olhar para a ciência milenar chinesa, encontraremos o TAO, a Unidade, o “Ponto” para onde tudo converge e unifica-se; o Ciclo Perfeito! De tal modo que o princípio do “mau e do bem” em exame minucioso nos traduzirá a completude; tendo em vista, que o mau é ignorância do bem e quando o conhecimento é estabelecido poder-se-á fazer escolhas mais conscientes de Si Mesmo, o sentir as trevas como um outro ponto da luz,  e ainda, como uma forma de luz, uma vez que onde há luz a treva se dissipa, ela então não é real, a realidade é a luz que Se Leva A Si Mesma para onde vai...

Um é tudo. Tudo é um. Um unindo tudo, dizia Heráclito.

Hoje é sabido que o homem e a mulher são semelhantes, filosoficamente, as religiões, propõem a igualdade dos seres humanos, mesmo que esses mesmos seres humanos, se permitam entre si, misérias de toda ordem em função de condutas ego centradas, onde o bem estar de poucos justifica a negligência para muitos...

Ainda assim, Pitágoras, eminente e sério estudioso da sua época, repetia na fala os costumes de uma sociedade de contemporâneos, e hoje, quiçá se estivesse entre nós, vislumbrando a evolução social e intelectual do feminino, o reverenciasse como digna de honras e deferências... No entanto, talvez, também observasse algum cansaço por traz das maquiagens impecáveis e vestuário sóbrio de muitas mulheres pós-modernas, cansaços esse, delicadamente escondidos por sorrisos gentis ou declaradamente assumidos por olhares e posturas de estresse físico emocional...e pensasse de si para consigo mesmo, há um único princípio bom que criou tudo, homens e mulheres, mas a humanidade ainda não enxerga com clareza a força da LUZ que vibra em cada Ser Feminino na Face da Terra!

Na sensibilidade de uma alma feminina temos a reflexão das doces palavras de Madre Tereza de Calcutá, ao afirmar que, O ser humano tem mais fome de amor do que de pão.

Salve, salve as MULHERES de todos os matizes, mulheres soerguidas pela força da esperança, da fé, da alegria, do cuidar, da compreensão e da intuição que reafirma sem cessar: Amanhã será um novo dia, e será melhor!


Nenhum comentário:

Arquivo do blog