Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 5 de março de 2013

Maternidade oferece palestra às mães sobre amamentação










A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, vem desenvolvendo importante trabalho de conscientização sobre aleitamento materno com as mães que possuem recém-nascidos internados, uma ação realizada através de palestras que mostram as vantagens de seu leite para o desenvolvimento da criança. Elas recebem conhecimentos teóricos e práticos sobre os procedimentos higiênicos; exercícios para a realização da ordenha; como armazenas e conservar o leite; perda de peso do recém-nascido, dentre outras informações que as ajudam a vivenciar o puerpério.

O período de lactação é crucial para que a criança ganhe imunidade, possa crescer saudável, algo possibilitado pelo leite materno. Como as crianças em tratamento não conseguem se alimentar diretamente na mama, o leite de sua genitora é ordenhado, passa por todo um processo em laboratório, desde análise de acidez, pasteurização e conservação em freezer, sob coordenação de bioquímicos. Esse processo acontece no Banco de Leite, que remete diariamente o alimento para a sala de porcionamento, onde uma nutricionista neonatal verifica e são oferecidas as porções ideais para cada bebê, que ingerem o alimento via oral através de sondas, na maioria das vezes, ou por seringa, quando possível.

Segundo a nutricionista intensivista neonatal, Silvania Rodrigues Oliveira, há mães que passam até 40 dias acompanhando seus bebês na maternidade, a maioria de prematuros, necessitando de cuidados especiais. Ela revela que esse projeto que reúne às sextas-feiras as mães para que conheçam todos os procedimentos do aleitamento materno, especialmente direcionado aos bebês em tratamento e que não podem ainda sugar o seio, é momento também de troca de experiências, cada uma conhecendo a história uma da outra.

Principalmente para essas mães que permanecem na Maternidade aguardando a evolução de seu filho, configura-se como período de maior estresse. Há vários fatores que levam a isso. Um deles é a distância da família, de casa, alguns esposos cobram delas rápido retorno ao lar, um conflito que aumenta ainda mais a ansiedade, receios, que devem ser melhor trabalhados, numa ótima mais humanitária pela equipe multiprofissional da Peregrino Filho, como preconiza o SUS. Pensando em todas essas nuances conflituosas no puerpério (período pós-nascimento do bebê), de mudanças físicas e psíquicas da mulher, o Governo do Estado, o Instituto Fibra, devem ampliar o projeto “Mulher de Fibra”, elaborado pela nutricionista Silvania.

O projeto prevê a abertura de um espaço na Maternidade, com infraestrutura ideal para se trabalhar tanto a educação em saúde, quando lazer com as mães que acompanham seus bebês. “Além das palestras, queremos trabalhar vários temas fazendo uso de equipamento de audiovisual, TV-vídeo, oferecer momentos de lazer através de filmes e assim ajudar a diminuir o estresse causado pelo internamento. Isso faz parte da política de atenção à mulher. A Peregrino Filho, com apoio do Governo do Estado, do Instituto Fibra vem ampliando sua rede de serviços que contribua cada vez mais para que a mulher e seu filho tenham uma assistência mais humanitária, de qualidade”, enfatizou Silvania.


Marcos Eugênio (DRT-1.178) 8802-9016

Nenhum comentário:

Arquivo do blog