Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 27 de março de 2013

Maternidade Peregrino Filho abre ambulatório de pré-natal de alto risco




O Governo do Estado vem ampliando serviços na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, a fim de garantir maior assistência à saúde da mulher. Na próxima quarta-feira, dia 03, será reaberto o ambulatório de pré-natal de alto risco, que atenderá a elevada demanda de toda a região, uma iniciativa do Instituto Social Fibra, que administra a Maternidade.

Exame de colposcopia, CAF - Cirurgia de Alta Frequência, considerado na atualidade o melhor tratamento para a remoção de lesões pré-malignas do colo uterino, sendo importante para se evitar cirurgias mais agressivas e mutiladoras como a histerectomia total, são alguns dos procedimentos que farão parte da rotina dessa nova área que contará com equipe multiprofissional da Maternidade.

Sobre a abertura desse consultório, o diretor clínico da Peregrino Filho, Paulo Athayde, explica que existe uma carência muito grande por esse serviço direcionado ao pré-natal de alto risco, o que eleva a demanda de pacientes do SUS, fazendo-os procurar centros como Campina Grande e João Pessoa, por não poderem pagar um tratamento particular. “Existe deficiência de atendimento de pré-natal de alto risco nessa região. Uma das preocupações é em relação ao colo de útero. Sabemos que quando ele é diagnosticado precocemente se consegue a cura na maioria das vezes”, explica o diretor clínico da Maternidade de Patos.

O câncer de colo de útero, segundo tipo de tumor mais frequente nas mulheres, acontece com maior incidência entre os 20 a 29 anos.

Comissão de ética – O Conselho Regional de Medicina (CRM) deu posse à Comissão de Ética da Maternidade Peregrino Filho semana passada, composta pelos médicos Odir Borges, Josias Alves e Augusto Márcio, ampliando os laços entre as duas instituições.

Na sua visita à Maternidade, o CRM ofereceu um curso para os médicos de Patos: “Medicina Desarmada – Como improvisar o atendimento médico até a chegada do socorro”, tendo como facilitador o médico anestesiologista José Bonifácio Imperiano. Ele falou dos cuidados imediatos que podem ser dados a uma pessoa ferida ou doente com o mínimo, ou nenhum equipamento adequado, até a chegada do atendimento médico competente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog