Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 16 de março de 2013

Palestra na Escola Cícero Sulpino alerta sobre os riscos do cigarro



A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba está realizando, ao longo desta semana (de 11 a 15 de março) a Campanha Estadual de Combate ao Tabagismo. Ontem, 15 de março, foi o dia “D” da campanha e, para promover a iniciativa, uma palestra promovida pela Secretaria de Saúde de Quixaba foi feita para alunos do 8º ano da Escola Cícero Sulpino.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública global, e se constitui na segunda maior causa de mortes no mundo. Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o número total de mortes provocadas pelo uso do fumo já atingiu cinco milhões anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

A Secretária Adjunta de Saúde do Município, Sandra Maria, palestrou aos jovens da Escola e foi reticente com relação ao cigarro.

“A maioria dos fumantes começam muito cedo, antes dos 15 anos. Por isso temos essa preocupação de palestrarmos principalmente em escolas. Fumar não traz benefícios, não é elegante. É importante alertarmos sobre o risco do cigarro desde cedo, pois muito dos que vêm a falecerem em decorrência do fumo, começam cedo nessa prática”.

Em todo o Estado, mais de 2,5 mil pessoas morrem por ano em decorrência do uso do cigarro. O tabagismo é um dos fatores de risco mais fortes para o aparecimento de câncer na população paraibana e a segunda causa de morte. De 2001 até agora, o câncer foi responsável por mais de 25.200 mortes na Paraíba.

“Como costumo falar aos jovens sempre que palestro sobre o uso do cigarro, ‘Cigarro, corte essa onda’”, concluiu Sandra.
                           
Eduardo Silva

Nenhum comentário:

Arquivo do blog