Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 7 de março de 2013

Prefeita de Patos entrega Unidade de Saúde totalmente reestruturada em Santa Gertrudes


 

A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta quarta-feira, 6, às 18h, a nova Unidade de Saúde Antônio Urquiza, localizada no Distrito de Santa Gertrudes. Participaram do evento, a Filarmônica 26 de Julho, secretários municipais, representantes do poder legislativo, imprensa, entre outras autoridades.
 
Com a reforma e ampliação a Unidade de Saúde agora conta uma enfermaria, consultórios médico e odontológico, cozinha, recepção, banheiros, almoxarifado, além de duas salas, sendo uma para vacinas e uma para controle de peso e para coleta de exames (esses últimos serviços funcionarão em dias alternados).
 
A estrutura possui ainda um jardim bem ornamentado, que além de criar um ambiente visualmente agradável, oferece conforto tanto para os profissionais de saúde, quanto para as pessoas que serão atendidas diariamente em suas instalações.
 
A partir de agora a unidade passa a atender uma população de cerca de 2 mil pessoas. Além de ser uma reivindicação antiga da população do distrito, a unidade representa um avanço na busca da saúde pública de qualidade, além de promover maior igualdade de atendimento.
 
Segundo a prefeita de Patos, Francisca Motta, que há poucos dias esteve no distrito para fazer a entrega de um novo ônibus escolar, as melhorias realizadas na unidade de saúde são parte de uma obrigação de sua gestão para com o povo. A prefeita ainda destacou que o diferencial da Unidade Básica de Saúde será a realização de exames laboratoriais, e posteriormente chegará o eletrocardiograma e ultrassonografia. A prefeita também revelou que outras melhorias, além da reforma da Ambulância, serão destinadas à Santa Gertrudes, a exemplo do ginásio de esportes e calçamentos.
 
Já a secretária de Saúde, Ilana Motta, relatou que tratou-se de um momento de comemoração por um sonho concretizado, e que retrata o esforço e compromisso do município em continuar trabalhando pelo melhor do distrito de Santa Gertrudes. A secretária ainda firmou que outras melhorias serão implantadas na unidade de saúde Antônio Urquiza.
 
Para o vereador, Digo Medeiros, que participou da cerimônia de inauguração, foi muito positivo estar participando da inauguração, sobretudo por ele ter solicitado da prefeita Francisca Motta que fosse realizada tal reforma. “Fico feliz em ver que a prefeita também foi solidária a minha intenção, dando prioridade a essa reforma da unidade de saúde de Santa Gertrudes”, disse.
 
Maurivan Alves, morador de Santa Gertrudes, comentou que a estrutura depois passada pela reforma está com uma nova cara e bem mais ampla em termos de ambiente e serviços. Ele também lembrou que facilitará a vida dos que precisam se deslocar para Patos em busca de fazer exames.
 
Atualmente, a cidade de Patos possui 34 (trinta e quatro) postos de atendimento básico de saúde, distribuídos em todos os bairros da cidade. Todos eles possuem equipes do PSF que visitam as famílias e fazem o acompanhamento do pré-natal e de clínica médica geral, sempre com o objetivo de realizar um trabalho de conscientização sobre procedimentos básicos para evitar doenças.

Hélio Barbosa
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog