Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de março de 2013

Profissionais da Atenção Básica em Patos participam de oficina sobre o PMAQ




A Secretaria Municipal de Saúde de Patos realizou durante toda esta semana uma oficina de esclarecimento sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), voltada para os profissionais da Atenção Básica das 37 unidades de saúde da família e outros serviços de apoio, a exemplo dos NASFs e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Na manhã desta sexta-feira, dia 22, participaram da oficina os profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e de algumas unidades de saúde.

PMAQ É um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica em Patos, Sandra de Lurdes, as oficinas serviram para gerar esclarecimento sobre o que é o programa, seus objetivos e funcionalidades dentro dos programas do município.

“A proposta do município em relação ao programa é também fazer com que os profissionais tenham acesso a essa melhoria e conheçam os reais benefícios. A gestão já se manifestou voluntariamente no sentido de aderir ao programa, agora estamos na segunda fase que é buscar sensibilizar os profissionais da Atenção Básica no sentido de aderirem, pois temos até o dia 31de março para firmamos esse pronunciamento do município junto ao governo federal”, explica Sandra de Lurdes.

Uma vez implantado de forma voluntária pelo município, o PMAQ é avaliado pelo Ministério da Saúde que observa os indicadores e metas que o município deve cumprir. O programa também visa orientar os profissionais da atenção básica no sentido de prestar um atendimento qualificado e humanizado.

Mais informações sobre o PMAQ são encontradas no endereço eletrônico abaixo:


Nenhum comentário:

Arquivo do blog