Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 18 de março de 2013

Reunião com agentes de saúde discute organização de serviços

José Leudo falou da importância dessa aproximação com a categoria




A 6ª Gerência Regional de Saúde promoveu nesta segunda-feira 18 um encontro com agentes comunitários de saúde dos municípios de sua jurisdição. O objetivo foi aproximar cada vez mais essa categoria para fortalecer o PSF. Este foi o primeiro de vários encontros que vão possibilitar maior intercâmbio de experiências, informações entre o Estado e os ACS, que são de suma importância para a saúde básica.

A reunião, ocorrida no auditório da gerência, teve participação do presidente do Sindicato dos ACS, João Bosco Valadares, do gerente regional José Leudo Farias e dos apoiadores, que fazem o trabalho de orientação aos municípios.

Foram discutidos vários temas, como a importância do ACS e do agente de endemias; a história dos ACS; organização e metodologia de trabalho da 6ª Gerência com os municípios; importância do Conselho Municipal e do PSF.

 “É importante esse resgate, essa parceria com os ACS. Precisamos ficar mais perto, ouvi-los mais, repassar informações, já que eles reclamaram muito que não estavam recebendo dos gestores, de seus coordenadores essas informações”, comentou José Leudo. O gerente explicou que com essa maior participação dos ACS no processo de política pública os índices melhorar significadamente.

O distanciamento dos demais componentes do resto da equipe do PSF por falta de informações que não estão chegando a eles traz problemas como piora nos índices de vacinação, prejuízos de campanhas a exemplo contra a dengue, pessoas que deixam de tomar medicação oferecida pelo CEDEMEX por desconhecer seus direitos e outros programas, tipo o de cirurgias de catarata, que a regional está oferecendo mais de 500, prestes a ser realizadas no Hospital Regional, mas que a demanda apresentada pelos municípios não alcança o desejado.

Sobre esse assunto, vários agentes comunitários de saúde disseram desconhecer que poderiam orientar a população a requisitar o procedimento cirúrgico, porque não foram informados em seus municípios pelos gestores, causando prejuízos aos habitantes. Em relação ao cadastramento para essas eletivas o sistema de informação da 6ª GRS ainda está recebendo demandas. A qualquer momento terá início a triagem que apontará as pessoas que precisam desse tratamento específico.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate de Endemias, João Bosco Valares, disse que havia essa necessidade desses encontros, criando-se um espaço para que os agentes possam receber também as informações institucionais sobre as políticas públicas de saúde, coisa que os municípios não estão repassando. Disse que a comunicação é primordial para o trabalho de prevenção. “Sem comunicação o trabalho é um desastre. É por isso que existe tanta reclamação ao trabalho do PSF. Faz com que a população passe a desacreditar no trabalho desses profissionais”, enfatizou.

Marcos Eugênio (DRT 1.178)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog