Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 12 de março de 2013

SES chama municípios para discutir realidade da saúde local





Ivoneide Lucena destacou a importância da prevenção às DSTs/Aids


Profissionais de saúde da Macro Patos prestigiaram o evento
Profissionais de vigilância da saúde da Macro Patos, que compreende as regionais de Patos, Piancó e Princesa Isabel estão participando nesta terça-feira 12 no auditório de Odontologia, nas FIP (Faculdades Integradas de Patos), de um encontro promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. A intenção é apresentar com clareza aos novos funcionários que estão assumindo as vigilâncias em seus municípios, de suas responsabilidades e da importância dessas vigilâncias para suas localidades.

Para o encontro foram convidados todos os gerentes municipais de saúde e vigilantes. “Estamos discutindo com eles o trabalho de monitoramento, que façam uma análise e tenham um quadro geral de como anda a saúde em seus municípios e que ações precisam ser desencadeadas”, comentou Bernadete Moreira, gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES.

Assuntos bastante relevantes estão sendo discutidos no encontro, a exemplo das DST/Aids, dengue,  esta com notificações em mais de 63% dos municípios, sendo Imaculada o que apresenta maior índice de infestação predial, com 14%, ou seja, de cada 100 imóveis em 14 foram encontradas larvas do Aedes, números de janeiro. Outros municípios paraibanos, a exemplo de Cajazeiras (10,3%), Araruna (7,8%), Campo de Santana/Tacima (5,5%), Juru (5), Solânia (5) inspiram muito cuidado e há a necessidade de intensificação de trabalho contra a dengue.  

A seca contribui para o crescimento de criatórios do mosquito, já que a população tende a armazenar água em tonéis. A equipe da SES está orientando os participantes a trabalharem fortemente essa questão com a população, que tem também sua responsabilidade nas ações preventivas.

Sala de vacina é outro tema abordado no encontro. Fazê-las funcionar na sua normalidade, imunizando os moradores contra as doenças imuno preveníveis; a realização do teste rápido de HIV e sífilis, uma ação desenvolvida na atenção básica de forma pioneira pela Paraíba, levado também ao sistema prisional, são outras discussões com os vigilantes de saúde. Ivoneide Lucena, gerente das DST/Aids, disse que é preciso mais ações educativas, preventivas para se evitar as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids e pediu mais dedicação de todos nesse trabalho de saúde público.

Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas, são eventos que atraem pessoas do mundo inteiro ao Brasil. Para Bernadete, o trabalho de vacinação deve proteger a população dos agravos que por ventura sejam trazidos pelos turistas. “Quando o turista chega ele conhecer outras regiões. Não temos a garantia que eles ficarão somente nas cidades sedes. Por isso necessário melhorar o trabalho de vacinação”, enfatizou.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog