Há algumas semanas escrevi sobre o risco de investir dinheiro em negócios pouco transparentes e sob investigação como a TELEXFREE, fiz a matéria não para atingir a empresa ou quem apostou nela, mas apenas para abrir os olhos das pessoas sobre o assunto. Pois, não bastasse a seca, a praga do bicudo e outras mazelas que atingem nosso Sertão... Tive receio de que algo ilegal estivesse sendo encoberto por esse esquema.
O texto recebeu elogios e críticas, algumas delas ferozes de pessoas que estão dentro do negócio... Mandaram-me estudar, conhecer o assunto... Muitos me trataram como se eu fosse um completo leigo em matéria de Leis e de raciocínio lógico, respondi alguns questionamentos e mesmo diante da lavagem cerebral de muitos permaneci respeitando todas as opiniões e como bom republicano continuei debatendo o bom debate.
Dei tempo ao tempo... E passei a usar como termômetro da qualidade do serviço dessa empresa o site reclameaqui.com.br - maior site de defesa das relações de consumo da América Latina, endereço reconhecidamente conceituado onde consumidores de todo Brasil apresentam suas denúncias fornecedores de produtos e serviços – e logo me espantei com o crescimento assustador das reclamações contra a TELEXFREE. Nos últimos dias a empresa que sequer figurava entre as 30 mais reclamadas já se encontra em 5º lugar com mais de 3.000 denúncias (do dia 16/02/2013 pra cá) e se caso mantiver a média de atual de 400/450 reclamações por dia vai desbancar a líder Tim até terça-feira.
Ou seja, com “apenas” 700.000 associados no Brasil a TELEXFREE baterá nas próximas horas - em reclamações nos últimos 30 dias- empresas como: TIM (30 milhões de clientes), Claro (23 milhões de clientes) e Vivo (20 milhões de clientes) e já desbancou nesse triste ranking gigantes como: Oi (28 milhões de clientes), Banco do Brasil (70 milhões de contas) e Correios (110 milhões de clientes), realmente é um fenômeno, “Tão pouca gente” reclamar tanto de uma empresa tão séria e honesta como pregam seus defensores.
Tive a curiosidade de ver o teor das queixas ( cerca de 30 delas feitas por patoenses) e quase todas são sobre dinheiro: valor não pago, saque não realizado, contas não ativadas, mudança de categoria não efetivadas e o pior muitos alegam que a empresa os ignora, não responde e-mail outickets de reclamação. Bem como, a firma que vende telefonia quase gratuita não possui um 0800, ou mesmo uma linha VOIP para atender seus clientes.
Causou-me também estranheza a forma de algumas denúncias no referido site já que o cidadão se diz lesado, informa que não recebeu nada, quer o dinheiro de volta, mas no final dá uma nota alta a empresa na avaliação da solução de modo que quase todos informam que: MESMO ME SENTINDO PREJUDICADO DECLARO QUE CONFIO NA EMPRESA E VOLTO A FAZER NEGÓCIO, tal fato pra mim é anormal, pois, se quero meu dinheiro de volta, se estou reclamando, ameaçando ir ao Procon ou à Justiça, como posso não dar uma qualificação prejudicial a empresa? Simples, quem tá nesse jogo sabe que se a credibilidade da TELEXFREE for abalada não entra mais gente... Parando de entrar gente... Cresce o risco de perder o que foi investido, por isso é melhor sofrer calado pra ver se dá pra escapar. Ou seja, desse tipo de Santo o inferno tá cheio!
Contudo, como disse no início, essa matéria não é para colocar mais lenha na fogueira, mas sim para DAR DICAS para se proteger caso a “Vaca vá pro brejo”, ou caso o associado queira deixar o negócio, vamos lá:
- A reclamação junto a sites de defesa do consumidor é válida, mas juridicamente é importante que a Empresa Ympactus Comercial LTDA-ME seja notificada extrajudicialmente do descontentamento do consumidor, o procedimento é simples:
a) Redija um texto informando o que houve de errado com sua conta, por exemplo:
a.1) ausência de promoção a Team Builder;
a.2) recompras inexistentes;
a.3) estoque de linhas VOIP zerado;
a.4) senha secundária não recebida;
a.5) saque não efetuado;
a.6) retenção irregular de imposto de renda;
a.7) não retorno de quantia para o Back Office;
a.8) ausência de resposta de ticket;
a.9)anúncios não validados;
a.10) correção de dados... etc...
b) Leia seu contrato e coloque no texto o número da cláusula que foi ferida pela empresa.
c) Termine constando o seguinte parágrafo: “ASSIM REMETO A PRESENTE CORRESPONDÊNCIA COMO NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DESCRITO, SOB PENA DE RESCISÃO CONTRATUAL COM PERDAS E DANOS DECORRENTES” e assine.
d) Coloque nos Correios com A.R. (obrigatoriamente), pois, o A.R. vai voltar para sua casa com a assinatura do funcionário que recebeu o documento na sede da empresa que fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 356, Shopping Boulevard da Praia, 2º Pavimento, Praia do Canto, Vitória, ES, CEP 29.055-131, guarde o comprovante de envio, o AR quando retornar e uma cópia da carta enviada, com eles você poderá provar que formalizou sua insatisfação em relação ao serviço prestado.
- Como todas as informações são registradas apenas na internet, ou seja, não há um cartão com senha, ou terminais de consulta, tudo é pelo site, sugiro que diariamente você imprima as telas (printscreen sysRq) contendo seus saldos, sua rede, de modo que caso a coisa saia ou seja retirada do ar você terá como registrar sua situação.
- Antes de fazer um saque imprima a tela com o saldo anterior e posterior e anexe o extrato com a entrada de dinheiro feita em seu banco (tela + extrato) e vá guardando numa pasta.
- Imprima todos os e-mails trocados, opiniões e incentivos constantes nas redes sociais da Telexfree, guarde tudo que tenha influenciado na sua entrada ou permanência no negócio, inclusive os vídeos institucionais. Guarde comprovantes de pagamentos pelas centrais e toda publicidade impressa que conseguir.
- Se for chamar alguém para entrar em sua rede redija um termo onde a pessoa assume o risco de entrar no negócio e lhe isenta de qualquer responsabilidade, peça que o novo sócio assine juntamente com duas testemunhas.
- Evite contatos ou informações por telefone sobre o assunto, prefira o e-mail que fica registrado por quem recebeu e por quem enviou.
- Acompanhe as reclamações de seus colegas divulgadores dia a dia em sites especializados (a exemplo do reclameaqui.com.br) para aferir como a empresa está tratando casos como o seu.
Enfim, você não é criança, por isso não se deixe levar apenas por propaganda – positiva ou negativa - leia o contrato e tente ser o mais racional possível, use a LÓGICA em relação a esse assunto e TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES, afinal de contas, negócios não são uma simples brincadeira virtual. Proteja-se!
Taciano Fontes é advogado
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