Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Agevisa oferece curso a fiscais de vigilâncias sanitárias municipais





Teve início nesta quarta-feira 10, com encerramento previsto para essa quinta 11, um curso destinado a fiscais de vigilâncias sanitárias dos municípios da Macrorregião Patos, que compreende 49 cidades das áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel.

No programa desse curso a discussão em torno da RDC 216/2004, resolução que estabelece procedimentos de boas práticas para oferta de serviços de alimentação, com objetivo de garantir condições higiênicosanitárias dos alimentos preparados, sendo a rede hoteleira e similares, supermercados, panificadoras, segmentos alvos de uma imensa lista de estabelecimentos que recebem a visita da fiscalização.

O inspetor da Agevisa, Márcio Ducat, falou sobre o objetivo desse encontro, que acontece no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde e que prevê também visita prática em algumas empresas previamente selecionadas de Patos. Disse que é necessária a padronização da prática desse conhecimento técnico que está na pauta de discussão e que os fiscais possam aplicar corretamente a legislação, já que existe equívocos em relação a RDC 216/2004. Comenta que essa padronização na inspeção vai melhorar a questão sanitária dos alimentos que chegam às mãos dos consumidores. “Com esse treinamento conseguimos aliar o pensamento mais uniforme entre todos os inspetores”, enfatizou Lucat.

A capacitação iniciou com Patos e será trabalhada com as 12 regiões de saúde do Estado ao longo deste ano. Alguns problemas fazem parte da atividade dos fiscais das visas, como a falta de conhecimento técnico, de estrutura para o serviço de fiscalização de campo, dentre outros expostos por eles na capacitação. Lucat ressalta também a importância de um bom diálogo com os fornecedores de alimentos, que precisam também receber informações sobre os procedimentos corretos de manipulação e conservação dos produtos, algo que contribui e facilita o trabalho dos fiscais.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog