Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 13 de abril de 2013

Centro de Cultura Amaury de Carvalho abre exposição sobre plantas raras na região de Patos



A exposição “Um Olhar Sobre a Flora e a Vegetação dos Inselbergs”, que apresenta painéis com fotografias de plantas raras da região do semiárido paraibano, fica até 26 de abril no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, localizado à Praça Edvaldo Motta, centro de Patos (PB), das 08h às 22h, sendo cobrado 1 kg de alimento não perecível para ser doado a uma Instituição de Caridade.

Segundo a professora Maria de Fátima Araújo Lucena, do Curso de Ciências Biológicas, do Campus da Universidade Federal de Campina – UFCG, em Patos, e responsável técnica pelo projeto, a cidade de Patos é detentora de um conjunto de inselbergs diversos e de rara beleza cênica, abrigando um patrimônio biológico ainda por ser investigado no âmbito científico, bem como as interações ecológicas existentes entre as espécies de plantas e animais. “Esta exposição fotográfica tem o propósito de oferecer ao povo patoense, especialmente às instituições de ensino municipais, estaduais e particulares e, ao público em geral, parte desse rico conjunto de espécies vegetais, encontradas em nove desses afloramentos rochosos, aqui apresentados através dessas fotografias”, explicou Maria de Fátima.

Ainda de acordo com a professora, a ideia de estudar a flora e a vegetação dessas serras, no município de Patos, foi motivada pela equipe de pesquisadores do Herbário de Centro de Saúde e Tecnologia Rural – UFCG/Patos em colaboração com outros da UEPB e UFPE, exatamente pela escassez desse conhecimento; e completa: “A preocupação com a conservação desses ecossistemas, tão marcantes na paisagem da cidade, também foi outro aspecto relevante na escolha desta pesquisa, porque com uma significativa coleta de dados botânicos, poderemos dar uma resposta científica à cerca dessa biodiversidade aos pesquisadores da região de todo Brasil”, finaliza a docente.

O projeto foi aprovado em dezembro de 2010 pelo Programa de Incentivo à Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A exposição “Um Olhar Sobre a Flora e a Vegetação dos Inselbergs”, é o resultado parcial de coletas botânicas intensivas feitas nas áreas do entorno desses inselbergs e neles, desde março de 2011 a fevereiro de 2013.

Entende o que são Inselbergs

São afloramentos rochosos graníticos ou gnáissicos. Representam relevos que foram sendo moldados por processos de intemperismos químico, físico e biológico a milhões de anos situados em uma região pediplana; por isso são considerados relevos residuais, testemunhos de um passado geológico muito antigo. A região semiárida do Brasil é rica nesse tipo de formação rochosa, constituindo parte das paisagens naturais de diversos municípios. Configuram-se como ilhas de montanhas isoladas ou agrupadas que emergem abruptamente das planícies que as cercam. Sua biodiversidade ainda requer diversos estudos para ser conhecida.

Airton Alves

Nenhum comentário:

Arquivo do blog