Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 4 de abril de 2013

CONSCIÊNCIA RESPONSÁVEL


Foto: HD Pedagogia


Iara da Silva Machado

Responsabilidade é a condição ou qualidade de ser responsável. O Ser Responsável é aquele que realiza com fidelidade os deveres ou encargos que lhe são conferidos; respondendo pelos seus próprios atos ou de outrem, tornando-se de caráter moral, quando defende os valores éticos pertencentes aos outros e a vida.

A responsabilidade pode ser deferida, desde quando é delegada por uma autoridade ou Lei, a fim de ser cumprido o estatuto que estabelece e caracteriza os valores e compromissos a serem considerados.

Essa é a mais comum, encontrada em toda parte.

Além dela, existe aquela que é conquistada pelo amadurecimento psicológico, pela conscientização inerente as experiências resultantes da evolução.

Muitas vezes, a responsabilidade que se torna atributo do caráter moral do indivíduo faz-se grave empecilho ao processo de engrandecimento do ser, caso o seu portador se atenha a letra ou ao limite do estabelecido, sem examinar a necessidade que lhe é apresentada, do ponto de vista da compreensão.

Graças a conceituação de responsabilidade, criminosos de guerra e servidores rudes buscam passar a imagem de inocência ante a crueldade que aplicaram, informando que cumpriram ordens, na desincumbência das infelizes tarefas e que estavam sujeitos a imposições mais altas que deveriam atender.

Outros, responsáveis por massacres cruéis e atitudes agressivas, refugiam-se na transferência de responsabilidade, elucidando que deveriam agir conforme o fizeram, ou sofreriam as consequências da desobediência.

Nas instituições militares a responsabilidade cega o indivíduo, de modo a obedecer sem raciocinar e a cumprir ordem sem discuti-la ou justifica-las.

Os tímidos, os medrosos, os aproveitadores, todos são necessariamente portadores de responsabilidade.

Os sicários dos campos de concentração e os belicosos sistemáticos fomentadores de guerras, que as fazem com crueldade, assim procedem, dizem, para se desincumbir das determinações que recebem dos seus chefes e comandantes.

A responsabilidade para ser verdadeira, não pode compactuar com a delinquência, nem ignorar os mínimos deveres de respeito para com a vida e para com as demais criaturas. (Grifo Pessoal).

A responsabilidade que resulta do amadurecimento psicológico, e que é adquirida pela vivência das experiências humanas, harmoniza o dever com a compreensão das necessidades dos outros, conciliando o cumprimento das atividades com as circunstâncias nas quais se apresentam.

Considerando-se a existência física como sendo um breve período de aprendizagem, ao longo das existências o ser adiciona ao conceito de responsabilidade os contributos do amor, dessa forma, identificando os melhores meios de agir, quando pode e deve – com consciência – não se precipitando a tomar decisão, quando deve, mas não pode, ou quando pode, mas não deve – responsabilidade inconsciente. (Grifo Pessoal).

Adaptado do livro AUTODESCOBRIMENTO UMA BUSCA INTERIOR
Joanna de Ângelis (Divaldo Pereira Franco)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog