Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 9 de abril de 2013

Direitos da Pessoa com Deficiência são discutidos pela regional Patos



No Brasil aproximadamente 24% da população possuem algum tipo de deficiência, segundo estatísticas do IBGE de 2010. Os fatores são inúmeros, apontados pela pesquisa, desde desnutrição, violência no trânsito, falta de políticas públicas destinadas a esse segmento da sociedade, má formação na gestação, dentre outras.

A deficiência visual lidera os números, com 35,7 milhões sofrendo algum tipo de problemas na visão. Em segundo aparece a deficiência motora, com 13,2 milhões, o que corresponde a 7% da população. Em meio a essa realidade é que o governo federal lançou em 2011 o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites, que visa a inclusão dessas pessoas.

O Governo da Paraíba, com articulação da Funad – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência vem discutindo nas regionais de saúde a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência. Nesta terça-feira 09 aconteceu mais uma reunião da CIRS – Comissão Intergestora Regional do Sertão, no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde.

A reunião contou com a presença de 18 secretários municipais de saúde, que discutiram, dentre vários assuntos, as ações estratégicas que cada município pode realizar no fortalecimento do plano estadual, que garanta os direitos dos portadores de deficiência, ações essas que envolvem não apenas a saúde, mas educação, cultura, esportes.

Vários informes foram repassados, a exemplo do I Fórum Regional da Rede Cegonha, que acontece nessa quarta-feira 10 no auditório de Odontologia das FIP; Programa Saúde na Escola; formação de ACS; PMAQ; CIES, dentre outros que estão sempre na pauta de discussões na busca por avanços da saúde pública.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog