Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Funcionários da 6ª GRS são vacinados contra gripe




Em Patos a 6ª Gerência Regional de Saúde está vacinando seus funcionários. O mesmo está ocorrendo, a partir desta quinta-feira, 25, com a Maternidade Dr. Peregrino Filho, Hospital Regional, Infantil e na hemorrede. Os baixos índices alcançados pela campanha nacional de vacinação contra gripe, iniciada no último dia 15, fez com que o Ministério da Saúde a prorrogasse esse trabalho de imunização para 10 de maio.
A 6ª GRS ainda não possui números precisos de como está o andamento da campanha na regional, que compreende 24 municípios, porque alguns não repassaram os dados. Em Patos o índice já atingiu a média 67%. O melhor desempenho acontece com o público de gestantes, que chegou a 74%. O governo federal tem como meta vacinar, no mínimo, 80% dos 32 milhões de pessoas previstas na campanha.
A campanha seria encerrada nesta sexta-feira 26, mas o público alvo não foi em busca da vacina como o governo esperava. No Brasil a vacina é oferecida a idosos acima de 60 anos, crianças de 6 a 2 anos, profissionais de saúde, doentes crônicos, gestantes e mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto) e índios. Após o dia 10 de maio a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde será oferecida apenas à população carcerária. Estudos apontam que esses grupos correm mais risco de ter complicações em decorrência da gripe, a exemplo de pneumonia, e vir a óbito em decorrência da doença.
Dados do Ministério da Saúde apontam uma redução entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global devido a vacinação contra gripe. Nos idosos a dose pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.
Ano passado foram vacinadas 26 milhões de pessoas, atingindo 86,3% da média prevista. Este ano o governo trabalha com uma meta de imunizar 32 milhões. A influenza é o nome científico do vírus da gripe. Trata-se de uma infecção aguda causada pelo vírus que atinge o sistema respiratório, sendo de alta transmissão, com facilidade de provocar epidemias sazonais, ou seja, em estações mais frias como outono e inverno.


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog