Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de maio de 2013

Começa triagem para cirurgias eletivas em Patos









Durante a reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, realizada nesta terça-feira em Patos, o gerente de saúde, José Leudo Farias, anunciou que na próxima semana terá início a triagem dos pacientes que compõem a demanda de cirurgias eletivas de catarata da 6ª Regional de Saúde. São 540 cirurgias oftalmológicas para mais de 500 pessoas dos 24 municípios dessa jurisdição, todas previamente cadastradas.

Na próxima semana os municípios encaminharão suas demandas à 6ª Gerência de Saúde, que fará o agendamento da triagem. A única despesa dos municípios será com o transporte dos pacientes. Os exames do risco cirúrgico serão realizados no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, que fará as cirurgias. “Até o final deste mês já teremos feito grande parte dessas cirurgias”, garantiu José Leudo.

A reunião dos secretários municipais de saúde (CIR) desta terça discutiu diversos assuntos, como a questão da dengue, que ainda preocupa bastante pelos altos índices de casos notificados em boa parte das localidades. A vacinação contra gripe também foi lembrada. O Ministério da Saúde encerrou a campanha na última sexta-feira, mas vários municípios da região de Patos ainda não atingiram a meta preconizada de 80% dos públicos alvos e darão continuidade à imunização até o dia 31 deste mês.

A cidade de Patos está habilitando um CAPS III e também está autorizada a emitir o cartão de vacinação da febre amarela para quem precisa viajar ao exterior. Antes o interessado tinha que se deslocar a João Pessoa para receber o documento de apresentação obrigatória nos países de destino.

O trabalho dos supervisores da Funasa, que atuam nos municípios vai ser avaliado pelos gestores de saúde. Há queixas em relação a esses profissionais que não estariam atendendo as expectativas de trabalho de campo no controle de endemias, no auxílio à atenção básica.

Programas Saúde na Escola, Olhar Brasil fizeram parte dos informes repassados aos gestores, que tem até o final deste mês para inscrever projetos de seus municípios. Com relação ao curso de especialização para equipe gestora e enfermeiros do PSF, oferecido pelo Estado em parceria com a UFPB, nesta sexta e sábado (17 e 18) acontecem os encontros presenciais, no Campus da UFCG de Patos. Cerca de 70 profissionais de saúde se inscreveram para a especialização em obstetrícia.

O Hospital Regional de Taperoá.administrado pelo Instituto Fibra, o mesmo que administra a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos e a UPA de Guarabira, recebeu elogios pela qualidade e resolutividade. O gerente regional de saúde, José Leudo, disse que pacientes de alguns municípios estão procurando o Hospital de Taperoá para tais procedimentos. Mês passado foram aproximadamente 100 cirurgias e alto grau de satisfação dos pacientes.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog