Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Consultório da Maternidade de Patos atende gestante de alto risco




A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, pôs em funcionamento na última segunda-feira 29, seu consultório de alto risco, que tem por objetivo atender as mulheres que durante o pré-natal apresentam complicações na gravidez. A demanda da região dos casos que podem causar algum tipo de risco à saúde da gestante e do bebê em formação será direcionada para a maternidade, referência de alta complexidade para mais de 90 municípios da PB, RN e PE.

Diariamente, de segunda à sexta-feira, obstetras se revezam no atendimento às mulheres encaminhadas pelos municípios, através de agendamento. O atendimento diferenciado ao do PSF permite à mulher realizar exames como de colposcopia, CAF – Cirurgia de Alta Frequência, considerado na atualidade o melhor tratamento para a remoção de lesões pré-malignas do colo uterino, sendo importante para se evitar cirurgias mais agressivas e mutiladoras como a histerectomia, dentre outros procedimentos.

A primeira paciente dessa reabertura do consultório de alto risco foi Darcileide Pereira Leite, 29, residente no Conjunto Bivar Olinto, cidade de Patos. Grávida de quatro meses, já teve um filho de parto normal na Peregrino Filho. Seu pré-natal também ocorrera sem anormalidades. Nessa segunda gestação vem enfrentando alguns problemas, como taxas elevadas, tendo procurado a Maternidade por duas vezes apresentando dores e com princípio de sangramento. Sobre esse novo atendimento ambulatorial diz ser de suma importância para as mulheres grávidas. “A gente conta com um atendimento mais específico e sabemos para onde nos dirigir quando precisarmos. Isso nos dá mais tranquilidade e segurança”, acrescenta.
O Governo do Estado, o Instituto Social Fibra estão preocupados com o pré-natal em toda a região. Por ser um período de intensas transformações na mulher, seja de ordem física, emocional, e por se tratar de uma nova vida prestes a chegar. Todos os cuidados são necessários para que a gravidez transcorra na sua normalidade, que as parturientes possam ter seus bebês sem riscos para a saúde de ambos.

Foi nessa ótica que a Maternidade ofereceu este ano capacitação sobre pré-natal e humanização aos PSF de Patos e região, evento bastante prestigiado e que mostra que há a necessidade de maior qualificação profissional para que a mulher consiga o atendimento ideal. O consultório de alto risco busca fechar o círculo dessa cadeia de atenção à saúde da mulher, fortalecido pela Rede Cegonha, programa federal desenvolvido com a participação do Estado e municípios.

Para o diretor clínico da Peregrino Filho, Paulo Athayde, o consultório de alto risco permite acompanhar a evolução da gestação com um olhar diferenciado, avaliando riscos, realizando exames mais específicos para evitar agravamento de determinadas doenças que podem trazer sérias consequências tanto à mãe quando ao bebê.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog