Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 16 de maio de 2013

I Curso de Capacitação em Ostomia reúne profissionais de saúde do município




A Prefeitura de Patos através da Secretaria de Saúde em parceria com a empresa Tecnocenter, realizaram o I Curso de Capacitação em Ostomia, que acontece durante toda esta sexta-feira (16) no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

O evento, que foi direcionado para agentes comunitários de saúde, enfermeiros e assistentes sociais, objetivou esclarecer melhor sobre os cuidados com os pacientes submetidos à Ostomia, procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, podendo manter uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula, por onde se pode conectar um tubo de inspeção ou manutenção.

A enfermeira Poliana, da empresa Tecnocenter, fabricante de bolsas coletoras utilizadas no tratamento dos ostomizados, repassou esclarecimentos sobre a utilização correta do material e como isso pode ajudar os pacientes a ter mais conforto durante o processo. Para ilustrar as informações repassadas, a enfermeira realizou procedimentos de remoção e colocação da bolsa coletora em pacientes voluntários.

Para o presidente da Associação de Ostomizados de Patos e Região, Ermano Caetano de Sousa, as informações repassadas no curso são importantes, sobretudo para os pacientes, pois ele mesmo quando foi ostomizado, teve dificuldades para entender o que faria diante da situação.

De acordo com Claucilândia Ferreira, psicóloga e coordenadora da Associação de Ostomizados de Patos e Região, as reuniões com os pacientes ostomizados acontecem às 8h, na segunda quinta-feira de cada mês, no Centro de Reabilitação Para Pessoas Portadoras de Deficiências (CERPPOD).

O CERPPOD está localizado à Rua Vidal de Negreiros, 299, Jardim California, em Patos“Nós cuidamos do paciente como um todo, com orientação nutricional, psicológica, atendimentos de enfermagem e dicas sobre o manuseio dos equipamentos, a exemplo da bolsa coletora. Estamos ainda, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tentando implantar o programa de atenção à pessoa ostomizada”, conta coordenadora.

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog