Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Maternidade de Patos realiza 2.547 mamografias em 8 meses




A maternidade de alta complexidade de Patos, Dr. Peregrino Filho, referência para municípios sertanejos da PB, RN e PE, vem conseguindo atender a demanda da população por um serviço de extrema importância para a saúde da mulher, o de mamografia. Em oito meses de funcionamento já foram realizadas 2.547 mamografias.

Quando o Governo do Estado colocou em funcionamento em setembro do ano passado havia uma demanda reprimida de mais de duas mil mulheres só da regional Patos que não tinham a cesso a esse exame pelo SUS, o que comprometia sua prevenção ao câncer de mama, que mata em média 12 mil mulheres no Brasil ao ano. A mamografia faz um mapeamento no seio procurando possíveis lesões. Quando o câncer é diagnosticado precocemente isso facilita o tratamento e a cura.

O Governo do Estado e o Instituto Fibra, que administra a Maternidade Peregrino Filho, trabalham com a meta de 500 exames mês. Há municípios, a exemplo de Mãe D’Água que já encaminhou 435 mulheres, mais de 90% do público que atende o pré-requisito de idade mínima de 40 anos para o referido exame. Santa Luzia aparece em segundo com 300 mamografias realizadas e Patos em terceiro com 290, número considerado bastante baixo tendo em vista a população deste município ultrapassar os 100 mil habitantes, com as mulheres superando o número de homens.

De acordo com o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, os gestores municipais, os apoiadores dos municípios estão ajudando em seus municípios na conscientização às mulheres, mostrando o quanto esse exame é importante e facilitando o transporte delas até a Maternidade. Uma demonstração disso pode ser comprovada com o agendamento deste mês de maio, totalmente fechado. Todos os municípios estão enviando suas demandas para à 6ª Gerência Regional de Saúde, que faz o agendamento. Inclusive municípios que não fazem parte da jurisdição da regional Patos também está referenciando o serviço de mamografia com a Maternidade Peregrino Filho, a exemplo de Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Diamante, Mato Grosso, Ibiara, Taperoá, dentre outros, através da PPI – Programação Pactuada Integrada. 

Outro importante equipamento deverá ter sua construção iniciada em aproximadamente 60 dias, segundo o governador Ricardo Coutinho. Trata-se do Centro de Oncologia de Patos, cujo projeto teve que ser refeito para nova licitação, devendo esta ser aberta nesta terça-feira 07 ou quarta-feira. Serão investidos mais de R$ 6 milhões nesse projeto. “O Centro de Oncologia permitirá que pacientes do interior possam desfrutar desse serviço sem ter que enfrentar longas distâncias, o que aumenta ainda mais seu sofrimento”, disse o governador Ricardo Coutinho durante audiência do Orçamento Democrático do Estado no último sábado em Patos.

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog