Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 28 de maio de 2013

Patos mobilizada contra as drogas






Comandante Cunha Rolim falou da importância desse trabalho de prevenção




Marcos Eugênio

Drogas, problema meu e seu. Com este slogan o Movimento Patos Contra as Drogas vai às ruas, escolas, igrejas, unidades de saúde, universidades mobilizar a população, a partir da próxima segunda-feira 3, com uma vasta programação com objetivo de conscientizar a sociedade para um problema cada vez mais crescente e que traz sérios prejuízos para a saúde física e mental, além de um custo enorme para os cofres públicos.

Cerca de 45 entidades participaram na tarde desta terça-feira 28, no Salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Belo Horizonte, da apresentação e discussão da programação que acontecerá na cidade durante quinze dias.

III BPM, Delegacia Regional de Polícia Civil, PF, Corpo de Bombeiros, PRF, Tiro de Guerra, Ministério Público, Governo do Estado e Prefeitura Municipal através de suas secretarias e autarquias, igrejas, clubes de serviços, Associação Comercial, Câmara Municipal, STTrans e inúmeras outras entidades deram as mãos para vivenciar esse momento focado nas drogas, uma das principais causas de violência registrada em Patos.

A partir da próxima semana, logo cedo, às 8h, acontece um buzinaço pelas principais ruas da cidade. As igrejas tocarão seus sinos. A idéia é despertar a atenção e chamar a população para discutir, refletir sobre os males provocados pelos alucinógenos. Um dos alvos do movimento são os jovens e crianças, considerados presas prediletas para o mercado das drogas.
Muitas palestras acontecerão nas escolas públicas e privadas, a exemplo do CA, EVO-Gente Inocente, GEO e Cristo Rei, pelo pessoal do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, de outros órgãos de Segurança Pública, de equipes do PSF. O trabalho educativo será acompanhado de ações que envolvam a comunidade, como passeios ciclísticos, maratonas, momentos de aeróbica por academias, sessões de cinema, mesas redondas nas emissoras de rádio, com presença do Ministério Público, OAB, Polícia, adesivagem de carros e motos.

Na reunião de hoje a promotora Edivani Saraiva, bastante emocionada, falou da importância de todos abraçarem essa luta contra as drogas e fez uma reflexão sobre o conflito familiar quando um dos membros passa a ser usuária. “Quando um jovem entra nas drogas ele não vai só, arrasta toda a família consigo”, comentou.

O gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, disse que todos os carros da Gerência serão adesivados e que o Movimento é de suma importância para se tratar de uma grande doença que vem atingindo o mundo, mas que é preciso a participação de todos, seja governos, seja a sociedade em geral.

O delegado da Regional Patos, Danilo Orengo, disse que o combate ao tráfico tem sido intenso e lembrou as últimas prisões ocorridas semana passada. Mas também falou das dificuldades de arrancar o mal pela raiz. Explicou que quando a polícia fecha um ponto de tráfico outros são abertos. Sobre a facilidade de traficantes controlarem suas bocas de fumo de dentro dos presídios enfatiza que essa prática vem sendo combatida constantemente, mas mesmo assim não se consegue impedir a entrada de chips, de celulares. 

O comandante do III BPM, Tenente Coronel Cunha Rolim diz que durante 15 dias a campanha busca trabalhar com a sociedade para que o único assunto seja a prevenção às drogas. “Como as pessoas podem participar, ajudando a Polícia, denunciando, cuidando de sua casa, de seus filhos para que mais jovens não entrem no mundo das drogas, um caminho sem volta, na maioria das vezes. A prevenção é a melhor, menos dolorosa e a mais barata arma contra esse mal”, desabafou.

Ele explicou que além da prevenção existe a preocupação do Movimento com o tratamento dos dependentes químicos e anunciou para os próximos dias um grande evento em Patos com a participação do Governo do Estado, municípios, todas as entidades parceiras.

Dentre as reivindicações previstas estão uma casa para acolhimento e recuperação de menores, casa de passagem para apoio aos conselhos tutelares, instalação de CAPS AD para tratamento de dependentes químicos, instalação de fazendas Esperança por parte das igrejas, dentre outras. O evento pode ocorrer no próximo dia 14, dependendo apenas da confirmação da agenda das entidades convidadas. No final da programação acontecerá uma grande caminhada ecumênica pelo centro da cidade, envolvendo todas as igrejas. 

O Movimento Patos Contra as Drogas recebeu o apoio da dupla Os Nonatos, que trabalhou por vários anos em Patos, com programa de poesia na Rádio Espinharas. A dupla compôs um jingle para a campanha, que está sendo disponibilizado para quem quiser colocar como toque de seu celular, às emissoras de rádio. 


Nenhum comentário:

Arquivo do blog