Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 18 de maio de 2013

Vacinação contra a febre aftosa segue até o fim deste mês na Região de Patos



Criadores de bovinos e bubalinos têm até o dia 31 deste mês para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. A campanha da primeira etapa de vacinação começou no dia 1 de maio. De acordo com o médico veterinário da Defesa Agropecuária em Patos, Carpejane Ferreira, as farmácias veterinárias da cidade de Patos estão aptas a vender a vacina. A expectativa é que o estado da Paraíba alcance o índice mínimo de 80% dos rebanhos vacinados, já que trata-se de uma exigência do Ministério da Agricultura.

Além de vacinar os animais, os criadores devem comprovar a vacinação para ter acesso às políticas públicas e contribuir no sentido de colocar o Estado na condição de zona livre de aftosa.

“A gente orienta os produtores a procurarem a Defesa Agropecuária, no escritório local em seu município para que declare a vacinação do rebanho contra aftosa, brucelose e outras doenças”, ressalta o médico veterinário Carpejane Ferreira.

Os criadores que não vacinarem ou não apresentarem a notificação no tempo previsto estão sujeitos a punições como multas e impossibilitados de transportar e comercializar os animais, uma vez que não terão direito ao GTA (Guia de Trânsito Animal), além da exclusão dos programas do governo. As farmácias veterinárias que estiverem inaptas para a venda de vacinas devem procurar a Defesa Agropecuária para regularizarem a comercialização do produto.

Segundo o secretário de Agricultura de Patos, que vem dando apoio ao processo de vacinação na região de Patos, a parceria com a Defesa Agropecuária de Patos vem dando muito certo. “Estamos trabalhando em conjunto para avançarmos ainda mais na vacinação dos rebanhos da região. Estamos sempre a disposição para apoiar no que for preciso”, garante o secretário.

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog