Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Assistência ao recém-nascido é tema de curso na Maternidade Peregrino Filho


Gislene Bastos

No seu processo de educação permanente, o Governo do Estado, através da SES – Secretaria de Estado da Saúde, Instituto Social Fibra e Ceag, estão oferecendo mais uma capacitação para os profissionais de saúde da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos. O curso, do qual participam 60 funcionários da enfermagem, divididos em duas turmas, última nesta terça-feira 04, tem ênfase na reanimação e adaptação extrauterina, imunização, exames de triagem neonatal e exame físico.

Assegurar melhor vida ao recém-nascido é a principal proposta compartilhada através da capacitação com os profissionais de saúde, concedendo aos bebês todas as vacinas necessárias, prevenção a uma série de doenças, inclusive graves, como câncer, retardo mental, a surdez, dentre outras, através de exames que fazem parte da rotina da maternidade, tipo teste da orelhinha, do pezinho, do olhinho.

Sobre a reanimação do bebê dentro da Maternidade, a facilitadora Gislene Bastos, Mestra em Enfermagem Obstétrica Neonatal, de Guarulhos São Paulo, diz que trata-se de um ato muito importante, já que o primeiro minuto do recém-nascido é crucial, no caso dele precisar, que o hospital possa dispor de medicação, equipamentos apropriados e pessoal qualificado para controlar essa situação.

Este ano a Maternidade Peregrino Filho, dentre as capacitações oferecidas ao seu corpo de funcionários, na busca incessante pela humanização no atendimento, permitiu aos participantes conhecer e aprender a manusear um importante e necessário equipamento, o cardiotocógrafo, que oferece parâmetros úteis para se conhecer, por exemplo, os riscos existentes no perinatal, podendo a equipe médica fazer procedimentos oportunos para evitar inclusive a morte perinatal. Outro mecanismo importante posto em prática este ano na Peregrino Filho na atenção à mulher prestes a dar a luz foi o partograma, um gráfico que exibe a evolução do trabalho de parto, com registro dos batimentos cardio-fetais.

Marcos Eugênio


Nenhum comentário:

Arquivo do blog