Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dado preocupante: 9 municípios da regional Patos não atingem meta de vacinação contra gripe

José Leudo pediu empenho dos municípios
 

Socorro Guedes
Marivalda Xavier
 

A imunização contra influenza, cuja campanha já foi prorrogada várias vezes pelo Ministério da Saúde, na regional Patos apresenta dados preocupantes. Dos 24 municípios dessa área nove não conseguiram atingir a meta mínima preconizada, que é de 80% dos públicos alvos: Condado, Desterro, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, esta há 11 anos não atinge a meta contra influenza), São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede e Vista Serrana. Essa foi uma das informações discutidas com o pessoal de sala de vacina dos municípios que compreendem a 6ª Regional de Saúde, na manhã desta quarta-feira em Patos.

O gerente de saúde, José Leudo, reforçou a importância de todos se engajarem no trabalho de imunização. Socorro Guedes, coordenadora de imunização da regional, lamentou os resultados, que contribuíram para que a região de patos fosse responsável pelos piores índices da campanha em nosso Estado. Os municípios que não conseguiram atingir suas metas podem solicitar vacinas na Gerência de Saúde, que ainda disponibiliza doses. Pessoas que vão viajar para Sul e Sudeste, regiões em que há registros de H1N1, estão sendo orientadas a buscar a imunização contra gripe, bastando comprovar essa sua ida. Na próxima semana a SES deve publicar nota técnica fazendo esse alerta.

Sarampo

Outro assunto tratado com os vacinadores nesta quarta foi relacionado ao sarampo, onde na Paraíba já houve 21 casos suspeitos, com dois confirmados em João Pessoa. O Estado vizinho Pernambuco até ontem possuía 58 casos suspeitos, cinco confirmados entre março e abril deste ano.

A coordenadora de epidemiologia da 6ª GRS, Marivalda Xavier, diz que os sintomas da dengue, rubéola e sarampo são muito parecidos e que as pessoas que venha a tê-los é importante se consultar, fazer exames de sorologia. A ordem do Governo do Estado é que todas as gerências estejam vigilantes, atuantes e assim evitar a disseminação do sarampo, doença infecciosa aguda, transmitida por vírus, extremamente contagiosa, sendo mais comum na infância.

Um dos 21 casos suspeitos de sarampo provavelmente tenha circulado por Patos. O setor de epidemiologia da 6ª GRS está tentando localizar a família do paciente. Há informações que ela reside no Bairro Belo Horizonte. É preciso rastrear e fazer a barreira contra o vírus, imunizando os que tiveram contato com o doente. A SES recomenda que, diante de uma pessoa com sinais e sintomas do sarampo, deve ser realizado o bloqueio vacinal limitado aos contatos do caso suspeito. A vacina deve ser administrada, de preferência, dentro de 72 horas após a exposição, devendo ser administrada às pessoas do mesmo domicílio do caso suspeito, vizinhos próximos, creches, ou, quando for o caso, as pessoas da mesma sala de aula, do mesmo quarto de alojamento ou da sala de trabalho.

Poliomielite

A coordenadora de imunização da 6ª GRS, Socorro Guedes, apresentou relatório e abriu discussão sobre a vacinação contra BCG. Em seguida falou da campanha nacional contra poliomielite, que acontece deste dia 8 a 21 próximo, destinada a crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos. A meta é imunizar 12.909.095 crianças na Paraíba. O desejável é que o índice mínimo de 95% seja atingido.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 em Sousa-PB. Essa será a 34ª campanha contra pólio realizada pelo País. O Brasil possui o certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, onde desde 1990 está livre do poliovírus. De 2011 a 2012 foram notificados caso da doença em 16 países.


Marcos Eugênio (6ª GRS)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog