Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 4 de junho de 2013

Encontro de coordenadores da atenção básica


Aconteceu nesta terça-feira 04 no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro Belo Horizonte, o I Encontro com os Coordenadores da Atenção Básica, evento que reuniu gestores de saúde da regional Patos. O evento teve como finalidade ampla discussão em torno do papel do ACS – Agente Comunitário de Saúde no cenário proposto pelo SUS, bem como fomentar discussões acerca do processo de trabalho dessa categoria, profissional essencial para a política pública de saúde.

Na abertura do evento, que contou com a presença de coordenadores da atenção básica de 22 dos 24 municípios da jurisdição Patos, a apoiadora Keylla Brandão discorreu sobre a política de apoio matricial no Estado da Paraíba, com a figura do apoiador dando sua contribuição nas ações de saúde desenvolvidas pelo Estado e municípios.

Outro apoiador da 6ª Gerências Regional de Saúde, Paulo Sérgio, falou sobre os objetivos do movimento de acolhimento e escuta do ACS implantado pela Gerência. Abriu amplo debate sobre o papel do ACS e falta de compromisso da sua maioria no cuidar da população, deixando de cumprir o que está previsto no estatuto, nas normas ministeriais.

No encontro houve apresentação de slides destacando as divisões dos municípios por microrregiões de saúde, um vídeo expondo o Decreto 7508, que dispões sobre o sistema público de saúde. Na regionalização da saúde, como está previsto nesse decreto, diz que cada região deve oferecer serviços de atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial especializada e hospitalar e, por fim, vigilância em saúde.

Por fim, redes de atenção e saúde e a contribuição e funcionamento da CIR – Comissão Intergestores Regional, também foram assuntos que fizeram parte das discussões entre os coordenadores da atenção básica da regional Patos. 

Marcos Eugênio (Ascom)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog