Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Hemocentro expande atendimento de fisioterapia para hemofílicos


O Hemocentro de João Pessoa vai expandir o atendimento na área de fisioterapia para os hemofílicos, a partir do mês de julho. O atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, também será feito aos sábados, no horário das 7h às 13h. A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, explicou que a mudança tem como principal objetivo ampliar o atendimento e oferecer mais comodidade ao paciente.

A Paraíba possui cerca de 270 hemofílicos que recebem atendimento em toda a rede formada pelos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande e pelos Hemonúcleos. “Para garantir o atendimento, o Governo do Estado tem procurado a cada dia melhorar os serviços em toda a sua rede de saúde e no Hemocentro não poderia ser diferente”, destacou Sandra Sobreira.

Nos Hemocentros e Hemonúcleos, os pacientes de hemofilia recebem um atendimento especial da equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas.

Hemofilia – A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue, classificada nos tipos A e B. É uma doença genética, ou seja, transmitida dos pais para os filhos. Quando alguma parte do nosso corpo é cortada e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.

Na fase adulta, as hemorragias são menos frequentes, já que as atividades físicas tendem a diminuir de acordo com a idade e, portanto, os pequenos traumas (pancadas) também diminuem. Geralmente, os sangramentos são internos, mas também podem ser externos, na pele, provocados por algum machucado com aparecimento de manchas roxas ou sangramento. As mucosas (como nariz, gengiva) também podem sangrar. Os sangramentos tanto podem surgir após um trauma ou sem nenhuma razão aparente. Os cortes na pele levam um tempo maior para que o sangramento pare.

O paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos.

Paulo Cosme

Nenhum comentário:

Arquivo do blog