Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 16 de julho de 2013

Alunos da 6ª Regional se destacam na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas


Quatro alunos de três escolas pertencentes à 6ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede na cidade de Patos, conquistaram posições de destaque na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Os alunos realizaram as provas em 2012 e só este ano o resultado foi divulgado. Vanessa Karla Medeiros da Silva, que em 2012 cursava a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega, em São Mamede, conquistou medalha de ouro na etapa estadual e medalha de prata na etapa nacional. Também da mesma escola, a aluna Bianca Porfírio da Silva conquistou medalha de bronze.
A aluna Andréia Soares de Araújo, que em 2012 cursava o 9º ano na Escola Estadual Antônia Araújo, de Patos, conquistou medalha de ouro na etapa estadual e de prata na etapa nacional. Já o aluno Reydson Flávio Custódio Vieira, que em 2012 cursava a 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Fernandes, em Malta, conquistou medalha de prata.
Satisfeito com o desempenho dos seus alunos, o professor de Física da Escola Estadual Napoleão Ábdon da Nóbrega, Jerônimo Barros, explicou como acontece a preparação dos alunos. “Nós realizamos a preparação em duas etapas: primeiro em sala de aula, onde reforçamos a teoria com as questões inseridas nas atividades da olimpíada e depois com aulas práticas, que também farão parte da resolução das questões”, contou Jerônimo, informando que 2012 foi o primeiro ano de participação da escola na OBFEP.
Foto: www.fundacaoedp.pt
A aluna Vanessa Karla Medeiros da Silva, que hoje cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Napoleão Ábdon da Nóbrega, conta como se sentiu com o resultado alcançado: “Estou muito feliz e orgulhosa de mim mesma, pois sempre gostei muito de física, mas sei que só alcancei esse resultado por causa do meu esforço e dedicação”.
O professor Jerônimo Barros disse ainda que os professores da disciplina mantêm uma página nas redes sociais onde interagem com os alunos deixando atividades e divulgando dicas de sites especializados na disciplina. “Para os alunos que não têm acesso à internet ou à impressão dos exercícios nós contamos com a ajuda da escola, que disponibiliza esse acesso e a impressão dos exercícios para que eles possam estudar não só na escola, mas também em casa”, comentou.
Os alunos receberão as medalhas no próximo dia 24 de julho, no auditório do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Paraíba (UEPB), em Campina Grande, a partir das 14h.
OBFEP – A Olimpíada é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do CNPq e conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Trata-se de um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.
Esse programa, que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT, aconteceu em 2012 e acontecerá em 2013 em todo o Brasil, sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.
Poderão participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável. Mais informações sobre a OBFEP podem ser obtidas no site:http://www.sbfisica.org.

Secom-Pb

Nenhum comentário:

Arquivo do blog