Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Caravana do Coração chega a Patos e realiza 54 atendimentos








José Leudo e Paulo Coelho

Um atendimento diferenciado


Crianças passam por bateria de exames


O Banco de Leite Humano Vilani Kehrle da Maternidade Peregrino Filho, de Patos, foi o local escolhido para a Caravana do Coração se instalar na cidade e assim cumprir seu objetivo, de consultar e realizar exames em crianças de zero a 12 anos carentes e que apresentam cardiopatias, febre reumática, sopro, taquicardia, desmaio, cianose (coloração azulada da pele ou das mucosas). Nessa visita a equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiras, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, arte terapeutas, técnicos de informática atendeu 54 crianças cadastradas pelos municípios da região, além de uma gestante de alto risco.

O projeto é desenvolvido pela ONG pernambucana Círculo do Coração, em parceria com o Governo da Paraíba. A clientela, enquanto aguarda ser atendida, participa de atividades recreativas, de música, pintura, brincadeiras, ganham presentinhos e muitos mimos da equipe, alterando o cenário comum de um hospital, tirando o estresse das crianças e dos pais. Trata-se de uma experiência trazida da Alemanha pela cardiologista pediátrica para o Real Hospital Português, de Recife, tornando o atendimento mais humanizado e com muita descontração para as crianças.

Peso, medida, avaliação do quadro clínico, diagnóstico, através de exames e tratamento, quando necessário. Com essa metodologia empregada pelo Círculo do Coração cerca de 30 mil crianças, desde a vida uterina, são acompanhadas na Paraíba, segundo Paulo Coelho Vieira, responsável por projetos da ONG pernambucana.

É uma grande contribuição para a saúde pública, tendo em vista os eixos trabalhados pela Caravana do Coração, a exemplo do tecnológico (vídeo-conferência e telemedicina), que permite que de qualquer parte do mundo, através da internet, o paciente possa ser avaliado, inclusive por vários médicos ao mesmo tempo. “Temos a democratização, o acesso dos pacientes ao médico, que mesmo distante se torna presente virtual através da telemedicina, resolvendo problemas que poderiam demandar remoção de pacientes. Isso é uma realidade no mundo inteiro”, enfatizou Coelho.

Outro eixo trabalhado é o de capacitação, com excelentes resultados já alcançados na Paraíba e cuja meta do Círculo é transferir essas qualificações dos centros João Pessoa e Campina Grande para o interior, mais necessitada. Por onde a caravana passa procura saber das demandas de cada localidade para definir que capacitações podem ser oferecidas.

O gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo Farias, falou da previsão feita pela equipe, cerca de trinta pessoas, do Círculo do Coração, do futuro da mãe que vai ter seu bebê daqui a sete, oito meses, também, precocemente, traçando metas de tratamento mais avançados para as crianças de até doze anos de idade que estão sendo atendidas nesse momento. “Dessa demanda atendida hoje, em Patos, muitas mães já estão saindo com agenda para início de tratamento”, comentou. Esse agendamento será feito na sede da 6ª Gerência de Saúde.

Leudo explicou que a parceria do Governo do Estado com o Círculo do Coração, que completa dois anos em outubro próximo, com investimentos de mais de R$ 3 milhões, se deu pela percepção que a Paraíba teve da precariedade que existe na área de cardiologia para detectar precocemente problemas nas crianças, mesmo antes do nascimento, e assim prever o tratamento necessário no futuro.

A Caravana está percorrendo oito municípios do interior até o próximo dia 28. Começou por Cajazeiras, Sousa, Itaporanga, Patos e estará ainda em Monteiro, Esperança, Picuí e Guarabira. Além das crianças que apresentam doenças do coração, outro público alvo da equipe são as mulheres grávidas a partir da 28 semanas e que apresentam sintomas de diabetes clínica, cardiopatias, ultrassonografia com suspeita, ou que já tenha tido outro filho com cardiopatia ou má formação fetal.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho é uma das três referências de uma rede de cardiologia pediátrica que possui doze maternidades, além do HU de João Pessoa.




Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog