Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 30 de julho de 2013

Começam cirurgias de catarata em Patos




Estão agendadas para a próxima segunda e terça-feira, respectivamente, 5 e 6 de agosto, as primeiras 40 cirurgias de cataratas de um total de mais de 400 que serão realizadas no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro.

Os primeiros municípios que terão demandas atendidas são: Salgadinho (01); São José de Espinharas (12), Junco (01), Quixaba (06), Mãe D’Água (10), Areia de Baraúnas (04), Catingueira (03) e São José do Bonfim (03).

Os pacientes de Salgadinho, São José de Espinharas, Junco e Quixaba, com agenda para segunda-feira, devem se apresentar no Hospital Regional às 8h da manhã, com acompanhante. A Gerência Regional orienta que um responsável da secretaria de saúde de cada uma dessas localidades também acompanhe os pacientes. O mesmo protocolo deve ser seguido por todos os demais municípios.

Três oftalmologistas se revezarão na realização das cirurgias em Patos: Fabiano Brandão, Valério Câmara e Daniel Stropp. O cadastramento das pessoas que necessitavam se livrar da catarata foi realizado de junho do ano passado a março deste ano, com busca ativa em todos os municípios.

Para a regional Patos foram designadas 547 cirurgias. Com a triagem, que encontra-se em processo final de conclusão de laudos por cardiologistas, os números caíram para pouco mais de 400. Os pacientes não têm qualquer tipo de despesa, com o Estado garantido todos os exames, inclusive o risco cirúrgico.

A Paraíba possui mais de R$ 12 milhões para serem investidos em cirurgias eletivas, sendo o primeiro componente, como prevê a Portaria Nº 1.340 de julho de 2012, destinado às de catarata. Segundo o gerente da 6ª Regional de Saúde, José Leudo Farias, logo que forem concluídas as cirurgias de catarata na Paraíba, novo cadastramento será realizado para as dos componentes II e III, que incluem uma série de procedimentos, como as de urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftálmicos, dentre outros.

“Os médicos oftalmologistas já estão disponibilizando suas agendas para a realização das cirurgias de catarata e se Deus quiser a partir dessa segunda-feira teremos sucesso na meta de fazer as pessoas voltarem a enxergar”, enfatizou Leudo.  


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog