Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 20 de julho de 2013

Em Patos Ricardo entrega distintivos de soldados que vão reforçar segurança no Sertão

A Paraíba está ganhando mais 272 soldados militares para reforçar o policiamento nas ruas de todas as regiões do Estado. Nesta sexta-feira (19), em Patos, o governador Ricardo Coutinho participou da cerimônia de formação de 42 soldados concluintes do curso de capacitação que vem sendo realizado desde o mês de agosto.


Em apenas dois anos e meio de governo, já são mais de 800 policiais convocados após aprovação em concurso público realizado em 2008. Em cerimônia na praça Getúlio Vargas, os 42 alunos concluintes, entre eles o 1º colocado, o soldado Wedson Silva, receberam o distintivo do Curso de Formação de Soldados (CFSd) do governador Ricardo Coutinho, patrono da turma. Em seguida, os novos soldados receberam os distintivos da Polícia Militar das mãos dos seus padrinhos e madrinhas, num momento de grande emoção.
Ricardo Coutinho afirmou que o ingresso dos novos homens da Polícia Militar é uma estratégia para fortalecer a política de segurança implantada no Estado e de, junto com novas viaturas e armamentos, dar aos policiais mais autoestima, melhores condições de trabalho e  buscar os resultados de redução dos crimes contra a vida e contra o patrimônio. “Quando colocamos 800 homens na Polícia Militar em apenas dois anos e meio é porque tratamos a segurança como prioridade absoluta”, afirmou.
O governador destacou que a região de Patos registrou uma redução de 50% no número de homicídios no primeiro semestre do ano comparado com o mesmo período do ano passado e considerada a maior do Estado. Ele lembrou que em 2012, após 10 anos de crescimento ininterruptos dos homicídios, a Paraíba registrou uma redução de 8,2% e que este mês de julho a sinalização é de redução em relação ao ano passado.  “Isso não quer dizer que vamos deitar numa rede e relaxar porque a luta contra o crime é diária e os novos soldados vão reforçar ainda mais o combate ao crime”, completou.
Ricardo adiantou que nas próximas semanas o Governo do Estado colocará nas ruas mais 50 viaturas novas que se juntarão a outras 320 já entregues. Ele destacou a implantação de uma metodologia na qual as Polícias Civil e Militar e demais poderes que formam o Comitê de Segurança trabalhem de forma integrada nas 20 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP).

O comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que o governo dá um crédito de confiança de que o futuro da corporação está nestes novos policiais que passaram por um rigoroso processo de formação que os tornam preparados para garantir a segurança da população. Ele ressaltou que os 272 policiais que estão ingressando na corporação já estão sendo deslocados para os batalhões em todas as regiões.
Após receber o  distintivo de soldado, o 1º colocado do curso Wedson Silva destacou que estava muito feliz por realizar um sonho que vinha sendo nutrido desde criança. Ele frisou que desde agosto vem passando por um curso bastante rigoroso para o enfrentamento de todos os desafios inerentes à profissão. “Sei do desafio que terei pela frente, mas com muito esforço e a ajuda dos companheiros me sinto pronto para defender a ordem e combater a criminalidade”, afirmou.
Também participaram da cerimônia de formação a prefeita de Salgadinho, Débora Cristina, o comandante do Batalhão da PM de Patos, tenente coronel Cunha Rolim, o secretário executivo de governo, Lúcio Flávio Vasconcelos e o superintendente de Trânsito de Patos, Maurício Alves.
O Curso – A formação de soldados da Polícia Militar da Paraíba tem duração média de dez meses, com aulas no período de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, perfazendo uma carga horária de 1.300 h/aula. No total, são 32 disciplinas ministradas, com conteúdos relacionados aos direitos humanos, legislações, abordagem policial, tiro defensivo – entre outras matérias. Eles também já saem da formação com o Curso de Polícia Comunitária, que busca promover a filosofia do trabalho integrado com a comunidade.
Benefícios – Ao ingressar no Curso de Formação, o aluno soldado já recebe uma série de benefícios, entre eles, uma bolsa de estudo inicial no valor de um salário mínimo, fardamentos, alojamento e alimentação. Eles também são contemplados com assistência médica e odontológica e um programa de atividades esportivas.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog