Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 1 de julho de 2013

INSEGURANÇA: Cidadãos de Mãe d’Água são vítimas de baderneiros e mais um vereador é agredido fisicamente

 
Vereador Fan
A população de Mãe d’Água, localizada no Sertão da Paraíba, distante cerca de 340 km da capital João Pessoa, está preocupada com uma onda de violência provocada por baderneiros ligados, segundo as vítimas, a um grupo político do PMDB local, insatisfeito com o resultado das últimas eleições para prefeito, que elegeram Margarida Tota, 67, (PPS) chefe do poder executivo.

A mais recente vítima foi o vereador Francisco Gomes, 32, conhecido por Fan. No final da tarde do último domingo, 30 de julho, por volta das 19:30h um grupo formado por pelo 15 homens atacaram a socos e pontapés outros 03 cidadãos que estavam nas proximidades da Praça que fica defronte a igreja de Nossa Srª das Dores, no Centro. De acordo com informações repassadas pelo edil, o grupo participava de uma bebedeira em uma quadrilha junina promovida por pessoas ligadas ao partido que faz oposição à prefeita Margarida, e em seguida saiu em arrastão agredindo quem encontrava pela frente. A primeira pessoa espancada foi George Oliveira, 19, (irmão do vereador Deo de Rivaldo que é aliado da prefeita); em seguida o vigilante da Praça Carlos Canuto, 45, (que teve hemorragia interna) e Arnóbio da silva, 50, (conhecido Por Punaré).

O vereador Fan foi agredido pelo CB PM Evandro, conhecido por Vandinho, lotado no 3º BPM de Patos-PB, que estava à paisana e seria ligado ao grupo. Além de lhe ferir com socos e pontapés, o PM, que estava armado com um revolver, lhe ameaçou de morte. O parlamentar não soube dizer se no momento o policial Militar integrava o grupo de agressores liderado, segundo ele, por quatro filhos do Vereador Delma (PMDB) identificados pelos nomes de Sergio, Bruno, Thiago e Dedé. “Também integravam o grupo, dois sobrinhos de Delma: Vinicius de domingos e Renato de Inácio; Normando, (presidente do PMDB de Mãe d’Água), Zé Bodanhia, Ramon (de Ailton Barrros) Wellington (filho de Vilmar) e Itapuã (ex-candidato a prefeito do município).

Durante as agressões populares acionaram o policiamento do destacamento da cidade, mas quando eles chegaram ao local, os agressores já haviam saído, e ninguém foi preso. Por suspeitar da isenção dos policiais (pelo fato do caso envolver um Cabo PM) as vítimas estiveram na manhã desta segunda feira, 1º, na 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patos-PB, distante 37 km do município, onde o caso foi registrado. As vítimas também foram à Unidade do GEMOL - Gerência Executiva de Medicina Odonto Legal - de Patos, onde fizeram exame de corpo de delito, e em seguida procuram atendimento médico no Hospital Regional Jandhuy Carneiro. O caso mais grave é do vigilante Carlos Canuto que deu entrada na emergência vomitando sangue. A suspeita é a de que ele tenha quebrado uma costela por conta dos chutes que sofreu. “Foi um ato covarde.” Lamentou um popular que pediu para não ser identificado, por medo de também ser agredido. “Ele (o vigilante) estava sentado na praça com a neta no colo, quando o bando se aproximou já espancado o coitado. E mesmo caído no chão, eles chutavam a barriga e as costas dele.” Completou.

Ainda na manhã desta segunda feira, 1º, o vereador Fan esteve na sede do 3º BPM, em Patos-PB, onde procurou o comandante Cel. Cunha Rolim, para formalizar a denuncia contra o CB PM Evandro. Segundo o parlamentar, uma sindicância será aberta com o objetivo de apurar a participação do policial nas agressões, e se ele integrava o grupo de baderneiros. “Eu deixei claro ainda que fui ameaçado de morte e se qualquer coisa acontecer comigo, saibam que foi ele, ou mando dele. Espero que ele seja punido com todo o rigor da lei.” Cobrou Fan. Para o verador, “A cidade de Mãe d’água foi sempre pacata e ordeira e as autoridades precisam tomar providências urgentes com relação a esse grupo violento que vem agredindo pessoas de bem da nossa sociedade.” Finalizou.

OUTRO CASO DE AGRESSÃO

No ano de 2010, logo após o resultado das eleições do segundo turno para o governo do estado, quando disputaram o cargo, entre outros candidatos, o ex governador José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho, o vereador Nelson Pereira (PSDB) também foi agredido fisicamente pelos filhos do vereador Delma. Nelson, que faz parte do grupo da atual prefeita Margarida Tota (PPS), votou em Ricardo Coutinho que perdeu o primeiro turno no município com uma diferença de aproximadamente 351 votos. Esse resultado levou o grupo do PMDB local a fazer uma grande festa na cidade.

Ocorre que no segundo turno, o então prefeito Junior Tota, (PPS) estabeleceu uma estratégia de trabalho que acabou resultando numa virada em favor de Ricardo Coutinho que acabou vencendo o segundo turno com uma diferença de 82 votos em relação a José Maranhão, sendo eleito governador do estado com 53,70% dos paraibanos. Dessa vez a festa foi feita pelo grupo Tota e durante as comemorações, inconformados com a derrota, eles agrediram o vereador Nelson a socos e pontapés.

Nelson Pereira entrou com uma ação na justiça e os acusados foram condenados a pagar uma indenização no valor de R$ 1.000,00. Ele reverteu o dinheiro na compra de equipamentos para os velhinhos do Centro do Idoso da cidade.

OUTRO LADO

Nossa reportagem tentou entrar em contato com as pessoas citadas na matéria, acusadas de agressão, mas elas não foram localizadas.
Célio Martinez

Nenhum comentário:

Arquivo do blog