Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 21 de julho de 2013

IV Conferência Municipal do Meio Ambiente é realizada em Patos


Foi aberta na noite de sexta-feira, dia 19, a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente, tendo como principal tema a discussão sobre as políticas nacionais de resíduos sólidos, com ênfase também nos problemas locais referentes a questão ambiental. A palestra de abertura foi proferida pelo secretário estadual, Beranger Araújo, responsável pela pasta dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia. Houve também uma apresentação cultural feitas por  alunos do município, destacando o tema da sustentabilidade.
Participaram da solenidade a prefeita Francisca Motta, o secretário municipal de Meio Ambiente Wandecy Medeiros, o secretário de Articulação Social Taunaí Dantas, a vereadora Lucinha Peixoto, entre outras autoridades presentes.
Para a prefeita Francisca Motta a conferência foi oportuna, sobretudo em virtude da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), a qual diz que, até 2014, todos os municípios brasileiros terão que transformar os seus depósitos inadequados de lixo, os chamados “lixões”, em aterros sanitários. 
“Estamos trabalhando nesse projeto, inclusive já ouve licitação para a empresa que será responsável pela implantação do Aterro Sanitário. Além disso, estamos planejando também a construção de uma estrutura para que seja feita a coleta seletiva do lixo. Temos uma associação de catadores muito bem organizada e tenho certeza que iremos ter um resultado positivo em Patos”, garantiu a prefeita.
O secretário de Meio Ambiente Wandecy Medeiros, disse que foram elencadas cinco prioridades para que sejam trabalhadas dentro do município, dentre essas, a revitalização do Rio Espinharas, projeto de arborização da cidade, aterro sanitário, entre outras prioridades que serão levadas até a conferência estadual.
Já a presidente da Associação dos Catadores de Patos, Maria Nilma Gomes, considerou que melhorias a exemplo do aterro sanitário e da coleta seletiva, vão melhorar consideravelmente a vida das pessoas que necessitam do trabalho para gerar renda.
Durante todo este sábado, dia 20, foram realizadas oficinas temáticas focadas em 4 eixos de discussão:
- Produção e consumo sustentáveis (Silvio Alves – Eng. Químico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente)
- Redução de impactos ambientais (Dr. Rodolfo Araújo - advogado)
- Geração de trabalho, emprego e renda (Francisco Velasques)
- Educação Ambiental (Joédila Rodrigues, Alana Candeia)

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog