Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 3 de julho de 2013

IV Festival de Música de Campina Grande tem início em Patos



Por Hélio Barbosa
Teve início na noite desta terça-feira, dia 02 de julho, na Catedral de Nossa Senhora da Guia na cidade de Patos, as apresentações do IV Festival Internacional de Música de Campina Grande, que este ano faz de Patos, seu primeiro pólo de extensão do evento no Sertão do estado. A iniciativa é das universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Prefeitura de Patos. Para abrilhantar a abertura do festival, a banda prata da casa, Filarmônica 26, deu as boas vindas ao público.
Para a prefeita Francisca Motta, “Me sinto gratificada por estar fazendo parte dessa parceria, ainda mais quando a cidade escolhida para sediar a extensão desse festival foi Patos. Aceitei a ideia de imediato e já temos alguns frutos a comemorar, tendo em vista a formação do Coral Municipal e a vinda do Curso de Extensão de Música, ambos também desenvolvidos por meio de parceria com a UFCG. Tenho certeza que esse evento é o primeiro de muitos que virão para engrandecer ainda mais a nossa cultura”, relata a prefeita.
José Romildo de Sousa, secretário executivo de Cultura, disse que foi um momento importante para a cidade, ainda mais pelo lançamento do Coral Municipal e do Curso de Extensão de Música.
“Tanto o Coral Municipal como o Curso de Extensão de Música foram as grandes lutas das Secretarias de Cultura e Educação, e hoje tivemos a oportunidade de iniciar essa jornada. Além disso, presenciamos a Igreja Catedral Lotada para prestigiar a apresentação do grupo Quaternaglia”, relata o secretário.
O diretor artístico do IV Festival Internacional de Música de Campina Grande, maestro Vladimir Silva, disse que o evento busca apresentar o patrimônio cultural de qualidade para lugares mais distantes no estado, e diante da boa receptividade da prefeitura, foi viável trazê-lo para Patos. Ele também revelou que existe a intenção de tornar o festival itinerante a partir de próximo ano.
Já o músico Sidney Molina, do Quaternaglia Guitar Quartet (foto), grupo paulistano indicado ao Prêmio da Música Brasileira de 2013, relatou que foi uma satisfação se apresentar em Patos, sobretudo por intermédio de um festival já consagrado. O músico também ressaltou que quando se tem a oportunidade de oferecer música instrumental de qualidade, com certeza o povo se torna receptível.
A abertura oficial aconteceu na última segunda-feira em Campina Grande, no Teatro Municipal Severino Cabral, e reuniu professores do Brasil, Estados Unidos, Itália, Inglaterra e Israel, além de estudantes e comunidade civil. O festival  tem como objetivo divulgar a música clássica e instrumental, ressaltando o centenário do poeta e compositor Vinicius de Moraes e os 150 anos do pianista e também compositor Ernesto Nazareth.
Confira a programação para os dias 03 e 04 em Patos:
Quarta, dia 03 de julho:
Local: Igreja de Nossa Senhora de Fátima, a partir das 19h.
- Concerto do duo de Trombone e Piano, com Jean Márcio S. da Silva e Paulo César Vitor
Quinta, dia 04 de julho:
Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19h.
- Apresentação do Quarteto Nó na Madeira (4 clarinetistas)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog