Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PB tem um dos piores IDH do Brasil, ocupando a 23ª posição


Patos detém o 5º melhor IDHM do Estado - Foto:Marcos Eugênio
O Estado da Paraíba possui um dos piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País, ocupando a 23ª posição, à frente apenas do Piauí, Pará, Maranhão e Alagoas (http://www.atlasbrasil.org.br/2013/ranking). Isso é o que afirma o Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil 2013, lançado nesta segunda-feira 29 pelo PNUD, que aponta um crescimento de 47,8% do IDH de 1991 a 2010.

A pesquisa usou os parâmetros da longevidade, educação e renda do povo brasileiro. Dos 223 municípios paraibanos, João Pessoa, seguido de Cabedelo, Campina Grande, Várzea e Patos, esses cinco possuem alto desenvolvimento humano. O município de nosso Estado com o pior IDH é Gado Bravo, localizado no Agreste, com população de pouco mais de 8 mil habitantes.

Na região de Patos o município com pior IDH é Mãe D’Água, que ocupa na Paraíba o 205º lugar. Nos últimos vinte anos os maiores avanços aconteceram na educação, que cresceu 128,3%. Uma das constatações da pesquisa mostra que persiste de forma acentuada as desigualdades de renda entre os municípios mais e os menos desenvolvidos. Em cima dessa informação a pesquisa mostra um comparativo entre a renda per capta mensal de São Caetano do Sul-SP, que possui o melhor IDH do País, que é de R$ 2.043,74 e o município de Marajá do Sena-MA, que é de apenas R$ 96,25.


Estados do Sul e Sudeste apresentam os melhores IDH do Brasil, uma realidade distante do Nordeste, por exemplo, que possui os maiores nichos de pobreza e onde a saúde, educação e economia ainda carecem de muitos investimentos.  

Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog