Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 21 de julho de 2013

Prefeitura executa projeto de reconstruções e reformas de casas na zona rural de Patos




O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos, Everaldo Lima, visitou neste sábado (20), o Sítio Injeitado, para dar andamento ao projeto de reformas e reconstruções de casas de taipa por alvenaria que irá beneficiar agricultores da região de Patos. O projeto é uma parceria da FUNASA, Ministério da Saúde e Prefeitura de Patos. Só na zona rural serão 122 casas reconstruídas e 162 reformadas.



Na oportunidade, agricultores e presidentes de Associações dos sítios Injeitado, Boi do Brito, Pitombas e Carnaúbas debateram sobre a importância e a execução do projeto.

O objetivo do trabalho na Zona Rural para a reconstrução e reforma das casas é erradicar a doença de chagas transmitida pelo barbeiro, inseto presente em casas de taipa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos, Everaldo Lima, explicou que o projeto da FUNASA em Patos, começou a ser executado em julho de 2012 com a parte de engenharia.

As obras já começaram no Sítio Trincheira, Pátio Velho, Mucambo de Baixo e Mucambo de Cima e Mucambo do Meio; e neste sábado as comunidades rurais Boi do Brito, Injeitado, Pitombas e Carnaúbas foram visitadas para avançar o projeto. “Queremos otimizar nestas comunidades para que essas casas de taipa sejam substituídas antes de começar o inverno, tendo em vista que muitas já estão caindo”, explicou.

A presidente da Associação Comunitária do Boi do Brito, Maria Adriana Dias, ressaltou que o projeto é importante e propício para os moradores, sendo que as condições financeiras na zona rural são difíceis. “Quem mora no sítio muitas vezes não tem condições de reconstruir ou reformar sua casa; então o projeto é bom porque vem contemplar essas pessoas que precisam e que já passaram muito tempo de suas vidas trabalhando na roça para ter uma  vida mais digna”, disse.

Já a presidente da Associação das Mulheres Agricultoras do Sertão da Comunidade Boi do Brito, Claudecy Ferreira disse que essas reconstruções e reformas representam uma vitória para os agricultores, sendo que no sítio aparecem muitos insetos e as obras irão beneficiar a todos. “A vida vai melhorar bastante com essas casas. Eu, enquanto presidente da associação das mulheres fico muito feliz por isso está acontecendo”, revelou.

O encontro foi realizado na E.M.E.F. Francisco de Assis, e muitos agricultores saíram satisfeitos com a novidade de ver suas casas reconstruídas, a exemplo da moradora Maria José Perônico, 59 anos, que afirmou que ficou muito feliz com a oportunidade de ter a casa toda nova na Zona Rural.

A reconstrução é feita a partir da casa de taipa onde esta será demolida e construída uma moradia nova dependendo do tamanho dos componentes da família, com 1, 2, ou 3 quartos, com sala, copa e banheiro. A reforma é feita na casa dependendo de suas necessidades, pintura, reboco, telhado e banheiro.

Nayane Rodrigues

Nenhum comentário:

Arquivo do blog