Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeitura inicia aulas do Coral Municipal e do Curso de Extensão de Música


A Prefeitura de Patos através da Secretaria de Cultura, em parceria com a UFCG e a FURNIS, iniciou neste sábado, dia 27 de julho, a aula inaugural do Coral Municipal e a abertura do Curso de Extensão de Música. Os dois momentos marcam também o encerramento das festividades em comemoração aos 82 anos da Filarmônica 26 de Julho. O curso de Extensão de Música surgiu do esforço da prefeita Francisca Motta, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, oferecendo assim a oportunidade dos músicos de Patos se profissionalizarem.


José Romildo, secretário de Cultura, explicou que o Curso de Extensão credencia os músicos a ingressarem na licenciatura que faz parte dos quadros da UFCG. Quanto ao Coral Municipal, Romildo informou que foram selecionados 68 participantes avaliados pelo maestro Vladimir Lima (UFCG). Ambas as atividades terão a duração de 8 meses com aulas práticas e teóricas.


Para o professor do Coral Municipal, Alexandre Lima, que é aluno do curso de música da UFCG em Campina Grande, as aulas ajudarão os alunos a entender e trabalhar melhor a técnica vocal, bem como, aprender a ler as partituras. “Vamos fazer com que esses cantores, alguns amadores, outros profissionais, e até cantores de coral, entendam o som. Faremos com que o som de um grupo de pessoas seja um som coral”, explicou.


A cantora e participante do Coral Municipal, Isabela Fernandes, afirmou que as aulas contribuem para o conhecimento e este representa uma vitória, tanto no individual quanto no coletivo. “É nos dada a opção de como cantar melhor, como ouvir melhor, como se relacionar bem com o coral e aprender todas as técnicas”, comemorou.


A cada 4 meses haverá uma apresentação do Coral, como por exemplo, em outubro, quando será feita uma homenagem às crianças pela passagem do seu dia.


CURSO DE EXTENSÃO DE MÚSICA


O Curso de Extensão de Música acontece na Escola de Música Francisco Noberto, com aulas de clarinete, sax-tenor, sax-alto, tromba e trompete. O professor, Jean Márcio Sousa, disse que a primeira coisa a destacar é sobre o interesse da Prefeitura de Patos em realizar este curso com a finalidade de potencializar os músicos da cidade.


Jean Márcio esclareceu que, trata-se de trabalho de percepção de ritmo para o desenvolvimento dos músicos. “Para os integrantes da banda que já têm leitura, é um trabalho técnico, específico para melhorar a afinação, qualidade do som e desenvolver a postura musical e artística”, explicou.


Anielly Sayonara, participante do curso de clarinete, afirmou que além da contribuição técnica, a música interfere na personalidade do ser. “A música, antes de tudo, tem o poder de realinhar seus pensamentos de fazer de você uma pessoa com caráter bom e de contribuição social para todos. Esse curso traz muitos benefícios, tanto na questão do reconhecimento aos músicos da cidade, como também de preparação pessoal e musica deles”, comentou.


José Elton dos Santos, que faz parte da Filarmônica 26 de Julho e da Banda da Polícia Militar, fez questão de participar do Curso de Extensão de Música, e garantiu que as aulas contribuem em suas experiências neste segmento. “O curso trás professores com larga experiência para interagir com a gente, e ao mesmo tempo trocar experiências. Essa interação será muito importante para o nosso trabalho na banda de música”, elencou o músico.


A primeira etapa que encerra em outubro, terá a realização de um concerto que vai unir atividades desenvolvidas com a banda, tanto da parte individual como do conjunto dos instrumentos, aliados ao Coral Municipal.


As aulas permanecerão aos sábados, das 14h às 17h, sendo que o Curso de Extensão de Música ocorre no prédio da Filarmônica, localizado à Rua Antônio Urquiza, e a aula do Coral Municipal na sede da STTRANS, onde funcionava o Centro de Treinamento Maria Maniçoba, na Rua Horácio Nóbrega, ambos no Bairro Belo Horizonte.


Ascom PMP

Nenhum comentário:

Arquivo do blog